Prof. Evandro Ricardo Guindani
Universidade Federal do Pampa - Unipampa
O que é uma pessoa e uma sociedade saudável? Com relação à pessoa, é quando todas as partes do corpo estão em harmonia e perfeito funcionamento. Uma sociedade saudável é uma comunidade que vive em harmonia, em compreensão, respeito, solidariedade, justiça social, equidade e equilíbrio.
Nesta semana que passou recebi um vídeo de um sacerdote católico que trabalha no Mato Grosso, afirmando que a catástrofe que assolou o Rio Grande do Sul é consequência da falta de fé cristã do povo. Segundo este sujeito, Porto Alegre tem muitos “centros de macumba”. E que o mesmo, sendo gaúcho, quando visita sua família, ajuda os padres celebrarem missa, e percebe que as igrejas estão vazias.
Para resumir a conversa, um Deputado do Rio Grande do Sul já acionou o Ministério Público denunciando o sacerdote por apologia ao preconceito contra as religiões de matriz africana. Parabéns a este Deputado pois é isso que essa liderança religiosa merece. Inclusive deveria sofrer alguma penalização dentro da própria Igreja Católica, a qual possui grandes e importantes lideranças que defendem o respeito às outras religiões, como o próprio Papa Francisco.
É nesse sentido que a religião faz mal às pessoas e à sociedade em geral. Este sacerdote promoveu o negacionismo climático pois está mais do que provado que o aquecimento global tem provocado essas fortes chuvas. Este sujeito também promove a violência religiosa, fato este muito presente no período medieval, liderado inclusive pela igreja católica contra mulheres e não cristãos. Em pleno século XXI nos deparamos com esses discursos violentos, agressivos e ignorantes.
Este sujeito faz mal às pessoas porque as torna mais ignorantes e fundamentalistas ao invés de ajuda-las a evoluírem intelectualmente, com uma fé mais coerente, ética e humana. Olhando o vídeo e percebendo aquelas centenas de pessoas o ouvindo, sentados na missa, fico muito preocupado com o papel das religiões no mundo. Quando recebo na minha sala de aula, alunos que contrariam a ciência por meio de argumentos morais fundamentalistas com base na Bíblia, fico muito preocupado com o mal que essas religiões causam para o desenvolvimento humano das pessoas.
Com certeza a religião pode promover experiências maravilhosas de autoconhecimento, amor, fraternidade. São milhares de padres e pastores que fazem muito bem à sociedade e aos seus fiéis, disseminam amor, justiça social, mas por outro lado, centenas ou milhares de igrejas pelo mundo afora espalham o ódio e a ignorância.
Este sacerdote católico precisa saber que a umbanda, candomblé e outras religiões africanas possuem valores humanos muito importantes ao mundo atual como o respeito ao diferente, homossexuais, transexuais. Lideranças dessas religiões tem dado muita contribuição na luta contra o racismo e homofobia, inclusive ao lado de sensatos padres e pastores cristãos.
Cuidado! Procure alimentar sua espiritualidade, sua humanidade e não simplesmente se preocupar em levar carga horária de missa e culto para seu túmulo!
Prof. Evandro R Guindani
Deixe seu comentário