logo RCN
O TEMPO jornal de fato

A PRÁTICA DO BEM X PORTA DE IGREJA! Professor Me. Ciro José Toaldo

Quando estudamos com maior profundidade teológica o contexto do Novo Testamento, sobretudo as belas Cartas de Paulo e as duas Cartas de Pedro, percebe-se a grande luta destes apóstolos para manter as comunidades nos preceitos de Jesus Cristo. Em nossos dias, parece que semelhante situação também nos afeta!

A essência do ensinamento cristão fundamenta-se no amor ao próximo, contudo estas primeiras comunidades, influenciadas por falsos profetas, distanciavam-se dos ensinamentos e do amor ao Cristo. Quando lemos Atos 2,42-47, vemos como atualmente as igrejas, no modo geral, acabaram se afastando da autêntica doutrina cristã!

Consequentemetne não será a porta de qualquer igreja ou templo que irá levar alguém para algum lugar e, na dimensão da espiritualidade esse fato é mais grave, pois, de que vale adentrar pela porta e ao sair por ela julgar, maldizer e ser juiz, afirmando que somente quem é adepto daquela denominação é o correto e terá salvação?

O mundo terreno ainda vive sob a dimensão das provas e expiações, ainda há tentação e outros desvios para obter a regeneração vinda do esforço pessoal, reforma intima diária e convencimento que Deus, Cristo e Caridade podem nos levar a evoluir e obter a dimensão espiritual, pois após o desencarne, dependendo do progresso individual haverá possiblidade em ajudar outras criaturas a evoluir.

Discussão infundamentada é aquela que se referente qual é a principal religião! Lamento dizer, como também escrevi para alguém na página de meu Facebook: porta de Igreja não irá salvar ninguém! Enquanto houver a digladiação por causa de ‘porta de igreja’ ou denominação religiosa afirmando que somente ‘sua’ igreja salvará todos, os ensinamentos de Cristo são jogados no lixo!

Nosso grande Mestre com sua sábia pedagogia fez a demonstração que a fé em Deus, o amor ao próximo e a mudança de conta da existência são alicerces para começar a ser ‘homem novo’. Sendo assim, nossa maior preocupação, no campo espiritual deveria ser com a nossa própria evolução pessoal e, quantos ainda precisam evoluir? Quanta proliferação de egoísmo, maledicência, inveja, rancor, ódio, ganância, preocupação com o alheio e individualismo que são gerados por falta de amor ao próximo! A propósito, em vez de discussões infundamentadas no campo religioso, aonde muitas igrejas e templos pensam apenas em seus fartos dízimos e riquezas materiais, com construções espetaculares e mirabolantes, seria necessário construir orfanatos, asilos, albergues, casas de recuperação para drogados e alcoólatras.

Essa dimensão acaba sendo um ‘sonho’ e, na real, foi para isso que Jesus Cristo esteve em nosso meio, mas foi pregado em uma cruz! Enquanto ficarmos imaginando que ‘porta de igreja’ irá nos salvar e ouvindo pregadores que invertem os ensinamentos do Cristo, não levando seus adeptos a ter uma fé racionada, refletida e praticada na sincera caridade (prática do bem), haverá fariseus e hipócrita iludindo-se com a ‘falsa salvação’. Posto isto, as pobres criaturas, além de não acreditar na reencarnação, pois esse foi um termo retirado da própria bíblia, estes falsos profetas pregam que a plena verdade e salvação estão apenas em sua igreja!

Nosso progresso espiritual não está no mundo exterior, mas dentro de nós mesmos, diga-se outra verdade: quando nosso interior começa a brilhar, não faltarão os ‘atiradores pedras’, assim como aconteceu aos grandes seres de luz que estiveram neste mundo terreno, dentre eles cito: o próprio Cristo, Francisco de Assis, Tereza de Calcutá e Chico Xavier.

Pense nestas dimensões escritas! Medite o Salmo 90.  

É BOM SABER... Celebração da vida Anterior

É BOM SABER... Celebração da vida

Invasões e roubo de terra em 1815 Prof. Evandro Ricardo Guindani Próximo

Invasões e roubo de terra em 1815 Prof. Evandro Ricardo Guindani

Deixe seu comentário