logo RCN

Câmara Municipal de Vereadores de Zortéa

Sessão ordinária

Sessão ordinária do dia 02 de agosto de 2005.

 

Leitura, discussão e aprovação da ata da sessão anterior; Leitura dos expedientes recebidos e expedidos;

Leitura da mensagem do Projeto De Lei do Executivo 013/2005 e 014/2005. Leitura da moção 006/2005 aprovada por unanimidade.

Indicação:

- 054/2005 Vereador Paulo Franceschi: Solicita  a Coordenadoria de Agricultura e ao Chefe do Executivo que viabilize o mais breve possível, um veículo adequado para que os técnicos da referida coordenadoria desempenhem normalmente as suas funções e prestem um serviço adequado aos nossos agricultores.

Projetos de Lei do Executivo:

-  013/2005  o qual ?Dispõe sobre o Plano Plurianual do Município para o quadriênio 2006/2009 e dá outras providências.? ficou de posse das comissões para analise.

Projeto de Lei Complementar:

- 014/2005 o qual ?Dispõe sobre os cargos de provimento em comissão e confiança   na organização administrativa do Município de Zortéa e dá outras providências? ficou de posse das comissões.

Palavra livre:

Vereador Ademir Schimitt: Cobrou providências para a  ampliação do Cemitério Municipal, ou a aquisição de um terreno para fazer outro Cemitério. Pediu apoio aos vereadores para que essa  situação fosse resolvida o quanto antes. Sugeriu aos vereadores para que fizessem uma comissão para que os serviços do Cemitério fiquem na responsabilidade dessa comissão.

Vereador Delcio Biavati: Sugeriu para que as sessões fossem feitas nas comunidades do interior. Solicitou reparos nos acessos das propriedades de Renato Soccol e Ademir Romani, também no acesso a propriedade do Sr. Sérgio Pieri. Parabenizou a APP e as escolas do Município pelo sucesso da festa junina. 

Vereador Paulo Franceschi: Comentou sobre sua indicação 054/2005. Teceu comentários sobre a moção 006/2005 a qual solicitou que encaminhasse ao Sr. Lírio Schimidt parabenizando esse pelo excelente trabalho que vem prestando junto a Associação de Produtores Rurais do Município. Elogiou o trabalho que foi feito com a colocação de placas nas comunidades do interior, porém criticou a maneira pela qual foi redigidas as placas, citando assim os erros contidos. Falou das irregularidades que vem acontecendo referente ao trânsito do Município, solicitando que os vereadores reúnam?se em sessões extras para discutir esses e outros problemas por ele citado. Comentou da situação que vem ocorrendo em Brasília sobre o mensalão, acredita que o mensalão existe em toda parte do Brasil, inclusive no nosso  Município, pois o dinheiro arrecadado não vai ao destino certo, falou das deficiências da agricultura, da saúde e gostaria de saber onde vai o dinheiro destinado a saúde,  pois deparou se com situações de pesoas procurando auxilio médico ou  de medicamentos que não foram atendidos, por isso acha que  o dinheiro publico está sendo utilizado não talvez para um mensalão, mas para um possível  mensalinho no Município de Zortéa.

Vereadora Valda Pieri: Reforçou o pedido do vereador Delcio para a recuperação da estrada que dá acesso a residência do Sr. Sérgio Pieri, falou das dificuldades para a recuperação dessa estrada. Teceu comentários sobre as placas do interior que estão redigidas incorretamente.  Convidou os vereadores e toda a comunidade para participarem de um matinê na comunidade de Pontão no próximo domingo com inicio as 15:00 horas. Comentou sobre a viagem em que fez durante o recesso disse que as dificuldades estão em toda à parte e que as falhas no nosso Município existem, mas existem outras cidades com mais deficiências que a nossa cidade .

Vereador Aldivo Surdi: Comentou sobre as placas que estão redigidas com o nome incorreto das comunidades, porém acha que a colocação das placas é útil. Novamente fez pedido para a divulgação dos trabalhos da câmara na rádio local para que fosse analisada essa possibilidade. Solicitou reparos na estrada da Comunidade de Volta Grande e nos bueiros por ele citado. Reforçou o pedido do vereador Paulo para a aquisição de um veículo para o Departamento de Agricultura e cobrou providências para a diferenciação do salário das classes mais inferiores e dos técnicos agrícolas. Criticou o trabalho dos secretários de obras da maneira em que fizeram para escoar a água na estrada da Volta Grande.

Vereadora Rosane Infeld: Solicitou maiores informações da possibilidade da implantação de mão única na Rua Antonio Zortéa Primo por ela já solicitado. Cobrou providências para a iluminação de parte das ruas do Bairro Andorinhas, para a construção de um abrigo no Posto de Saúde, para a ampliação do Cemitério  Municipal. Pediu para que fosse colocada uma iluminaria na ultima guarita do Bairro Conceição e que fosse construído uma área coberta na creche. Teceu comentários sobre a falta de medicamentos no Posto de Saúde, pois de nada adianta ter médicos no Posto e não ter medicamentos. Manifestou-se favorável para que as sessões do legislativo fossem feitos nas comunidades do interior. Convidou a todos para o jantar promovido pela Associação de Moradores do Bairro Andorinhas para os dias dos pais no dia 13/08/2005 no salão paroquial. Comentou sobre a colocação das placas nas comunidades do interior, sugerindo para que fosse um pouco maior e com um visual melhor.

Vereador João Reginaldo Cesa: Comentou sobre os trabalhos da Secretaria de Obras que estão melhorando. Em relação às placas colocadas nas propriedades do interior lamentou que em várias propriedades  foi tirado o logo-tipo da Prefeitura Municipal, talvez por insatisfação do trabalho feito pela municipalidade. Falou do atendimento da Saúde que somente não vê quem não quer pois as provas do destino do dinheiro que vem para a saúde constam nos balancetes e nas notas de empenhos encaminhados para a câmara mensalmente, informou que o processo licitatório para a aquisição de medicamentos foi feito mas como foi ultrapassado o limite um novo processo está sendo feito com adequações. Sobre a questão levantada pelo vereador Paulo sobre o mensalão no Município acredita de que esse procedimento envolveria os parlamentares dessa casa legislativa, por isso, desafia o vereador Paulo de que se ele suspeita que se faça investigações e que se apure isso uma vez que o vereador João Reginaldo entende que a desinformações por parte do vereador Paulo referente a essa questão.

Vereador Jarmino Freitas: Cobrou providências para que seja efetuada limpeza no   Cemitério Municipal, que seja recuperado os muros caídos e recolhido o lixo lá existente, solicitou ainda para que sejam limpadas as valas da cidade e que se fosse coberto uma fossa no Bairro Imigrantes. Falou da possibilidade de se adquirir um terreno para se ampliar o Cemitério o fazer outro. Comentou que existem coisas a serem feitas no Município, mas ainda existem Municípios em situações menos favorecidas que o nosso Município . Teceu comentários sobre a colocação das placas nas comunidades do interior e sobre os erros nelas  existentes.

Em aparte cedido ao Vereador Ademir: Parabenizou a nova Diretoria do Bairro Imigrantes. Ao vereador João Reginaldo disse saber que os gastos de saúde estão nos balancetes, mas se a Secretaria de Saúde atende várias pessoas e deixa uma sem atender  o vereador tem a obrigação de ouvir a reclamação das pessoas que não foram atendidas e cobrar. Falou da necessidade da ampliação do Cemitério Municipal.

Em aparte cedido ao Vereador João Reginaldo: Esclareceu que ninguém tira o direito de se cobrar os trabalhos, porém algumas pessoas têm o direito de cobrar e outras a responsabilidade de fazer.

O Presidente Claudemir Fabiano falou da questão da aquisição do terreno para o    Cemitério Municipal a qual será definida na próxima segunda feira em uma audiência, e na próxima terça feira terá uma resposta definitiva referente a essa questão. Sobre a possibilidade de se fazer sessões nas comunidades do interior manifestou-se favorável e espera um parecer de todos os vereadores para realize-se as sessões no interior. Referente a questão de mão única abriu uma discussão com os vereadores para que sugerissem o sentido da mão única. Convocou os nobres pares para sessão do dia 09 de agosto de 2005 às 19:00h na    Câmara Municipal.

 

 

 

 

 

Anterior

Congresso de Jovens reunirá cerca de 1500

Próximo

Fórum sobre Cooperativa de Crédito e Alfafa

Deixe seu comentário