logo RCN

BRF ASSINA COMUNICADO DO SETOR EMPRESARIAL EM APOIO À PRESERVAÇÃO DOS BIOMAS BRASILEIROS

  • - Adesão reforça o pedido de uma agenda de desenvolvimento sustentável e combate ao desmatamento ilegal

Adesão reforça o pedido de uma agenda de desenvolvimento sustentável e combate ao desmatamento ilegal

São Paulo, 17 de julho de 2020 - A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, aderiu ao comunicado setorial liderado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e destinado ao presidente do Conselho Nacional Amazônia Legal, Hamilton Mourão. Ao assinar o documento, a Companhia se une a cerca de 50 empresas brasileiras, grupos empresariais dos setores industrial, agrícola e de serviços, além de cinco organizações, que pedem uma agenda de desenvolvimento sustentável e combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. A carta será protocolada no Supremo Tribunal Federal, Senado Federal, Câmara dos Deputados e na Procuradoria Geral da República (PGR).  

Reafirmando o seu compromisso com a Sustentabilidade, a BRF, representada por seu CEO Lorival Luz, entende que é necessário acompanhar com maior atenção e preocupação os possíveis impactos que o desmatamento pode gerar, incluindo uma percepção negativa da imagem do Brasil no exterior em relação às questões socioambientais na Amazônia.

 "Para a BRF, a gestão sustentável é um processo inegociável e faz parte da nossa essência. Esta agenda depende do envolvimento de todo setor brasileiro, focada em iniciativas que reforcem o compromisso socioambiental com o nosso País", salienta Lorival Luz.

Com a adesão ao documento, as empresas se colocam à disposição do Conselho da Amazônia para contribuir com as seguintes soluções:

 ü Combate inflexível e abrangente ao desmatamento ilegal na Amazônia e demais biomas brasileiros;

ü Inclusão social e econômica de comunidades locais para garantir a preservação das florestas;

ü Minimização do impacto ambiental no uso dos recursos naturais, buscando eficiência e produtividade nas atividades econômicas daí derivadas;

ü Valorização e preservação da biodiversidade como parte integral das estratégias empresariais;

ü Adoção de mecanismos de negociação de créditos de carbono;

ü Direcionamento de financiamentos e investimentos para uma economia circular e de baixo carbono;

ü Pacotes de incentivos para a recuperação econômica dos efeitos da pandemia da COVID-19 condicionada à uma economia circular e de baixo carbono.

Ainda em 2019, a BRF se tornou parceira da Colaboração para Florestas e Agricultura (CFA), que tem como parceiros TNC, NWF, WWF e Fundação Moore, e outras empresas, com o objetivo de orientar as melhores práticas na gestão sustentável na cadeia de soja.

Além disso, a Companhia é membro do Programa Brasileiro GHG Protocol, no qual segue sua metodologia para cálculo de inventário de gases de efeito estufa. As emissões atmosféricas e de GEE são submetidas a um modelo de gestão que obedece à legislação ambiental e às boas práticas do mercado.

Atualmente, a empresa possui uma norma interna de grãos e cláusulas contratuais que garantem a proibição de aquisição de matérias primas originárias de áreas de desmatamento do bioma amazônico alinhado à Moratória da Soja, bem como a possibilidade de uma vez identificado quaisquer desvios, imediata ruptura do fornecimento por parte da BRF. A Companhia também realiza consultas quinzenais às listas públicas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) como forma de controle sobre irregularidades de seus fornecedores.

"Ao longo de 2019 investimos R$ 108,6 milhões em projetos de redução de impacto ambiental, de acordo com as categorias elegíveis ao Green Bond, que dá acesso à Companhia para linhas financeiras verdes. Com esta iniciativa e tantas outras, temos a oportunidade única, os recursos e o conhecimento para dar escala às boas práticas e, mais do que isso, planejar estrategicamente o futuro sustentável do Brasil", finaliza o CEO Lorival Luz.

Sobre a BRF

Maior exportadora global de frango do mundo, a BRF possui marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Pautada pelos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade, a Companhia baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para as comunidades em que atua, seus colaboradores e integrados, acionistas e para a sociedade.

Cla?udio Thomas

Altair Nobre

Mariana Azevedo

Lucia Ritzel


Serra do Rio do Rastro recebe obras de melhoria e manutenção no mirante Anterior

Serra do Rio do Rastro recebe obras de melhoria e manutenção no mirante

PROFESSORES FAZEM ATO SIMBÓLICO PARA MOTIVAR ESTUDANTES DA PRINCIPAL INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICO DE PIRATUBA Próximo

PROFESSORES FAZEM ATO SIMBÓLICO PARA MOTIVAR ESTUDANTES DA PRINCIPAL INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICO DE PIRATUBA

Deixe seu comentário