logo RCN

'Quem assumir a pasta tem que estar pronto para trabalhar', diz Neodi Saretta

Para o deputado, novo secretário (a) precisa ter experiência na área e ser mais transparente nas ações de combate à pandemia

Na última quinta-feira (30), o então secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, pediu exoneração do cargo após a denúncia de irregularidade na compra de 200 respiradores. Para o presidente da Comissão de Saúde da Alesc, deputado Neodi Saretta (PT), a saída do secretário foi importante para não desviar o foco de trabalho da pasta.  

"É importante fazer as investigações e ter transparência nesse processo, mas existem órgãos competentes para isso e não podemos desviar o nosso foco. Caso ele [Helton] permanecesse no cargo, em toda entrevista do governo esse seria o principal ponto dos questionamentos. No momento a preocupação tem que ser com que está na ponta, onde as pessoas estão sendo mais afetadas", afirmou Saretta.

Segundo ele, um dos principais problemas da gestão de Zeferino era a falta de transparência nas ações do governo. De acordo com ele, o Executivo anunciava leitos que ainda não estavam sendo operacionalizados.

"Quando o novo secretário ou secretária chegar, queremos mais transparência nas ações. Precisamos de uma lista detalhada de onde e como estão os leitos de UTI para o combate à Covid-19. Só assim saberemos a real situação do Estado. Além disso estamos recebendo reclamações da ponta sobre falta de testes e de EPIs para profissionais de saúde, o que também nos preocupa", assim se manifestou.

Uma outra preocupação do deputado é que o novo nome da pasta possa retomar o trabalho de onde ex-secretário parou. Para ele, o Estado não pode perder tempo com alguém que fique muito tempo em um 'período de transição'.

"O perfil do novo secretário ou secretária que esperamos é de alguém que conheça a área de saúde e principalmente saúde pública, que tenha trânsito político, e na área. Esperamos alguém que possa chegar e trabalhar", destacou.


Municípios catarinenses pedem urgência na sanção do projeto de socorro emergencial Anterior

Municípios catarinenses pedem urgência na sanção do projeto de socorro emergencial

Saretta pede esclarecimentos ao estado sobre instalação de leitos de UTI para o Hospital São Francisco de Concórdia Próximo

Saretta pede esclarecimentos ao estado sobre instalação de leitos de UTI para o Hospital São Francisco de Concórdia

Deixe seu comentário