O TEMPO SITE 10 09 2017 EXATO.jpg
Alfândega

Comércio exterior e vigilância aduaneira não param em Foz do Iguaçu

Atividades da Receita Federal são essenciais para manter o fluxo de comércio exterior e, com isso, o abastecimento de produtos no país.



A Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR atua primordialmente no controle aduaneiro de veículos e cargas que transitam entre os países da tríplice fronteira, uma das mais importantes ligações entre o Brasil, o Mercosul e os portos que nos ligam ao Oceano Pacífico.
Na área do comércio exterior a Receita Federal em Foz do Iguaçu é responsável pela operação do maior porto seco do Brasil, por onde circulam mais de 160 mil veículos por ano (750 caminhões por dia). Os principais produtos importados são peixes, frutas, alho, azeitonas, farinha de trigo, carne suína e feijão, dentre outros produtos, que são essenciais para a manutenção do abastecimento da população brasileira. Na exportação destacam-se os maquinários agrícolas, adubos, automóveis, peças, aço e madeira.
No que tange à vigilância aduaneira, a Alfândega cuida dos principais acessos aos países vizinhos: Paraguai e Argentina. A Ponte Internacional da Amizade liga o Brasil ao Paraguai enquanto a Ponte Internacional Presidente Tancredo Neves faz a ligação com a Argentina. Nesses pontos de fronteira a Receita Federal atua para controlar o acesso de veículos, mercadorias e bagagens em conformidade com a lei aduaneira.
Neste momento em que todos os esforços se voltam para reduzir a proliferação do Coronavírus, a Receita Federal também vem envidando esforços para manter o fluxo do comércio exterior e, assim, manter o abastecimento dos produtos importados e exportados, além de contribuir para a manutenção da saúde financeira das empresas que atuam no comércio exterior e de seus empregados.
Na vigilância aduaneira, além da responsabilidade do controle de veículos, cargas e bagagens, a Receita Federal tem atuado, em conjunto com profissionais de saúde e forças de segurança, para controlar a passagem de pessoas nos pontos de fronteira.

Seção de Comunicação Institucional
Superintendência Regional da Receita Federal na 9ª RF - Paraná e Santa Catarina


Imagens



Contatos