logo RCN

Em saúde não se considera gasto, e sim, investimento:

É assim que pensa o prefeito de Capinzal, Andevir e o secretário Kelvis

 

A Reportagem de O Tempo – um jornal de fato estava passando pela Rua Ernesto Hachmann, sexta-feira, 18 de outubro, nas primeiras horas da manhã, quando enxergamos o prefeito de Capinzal, Andevir Isganzella se dirigindo à Unidade de Saúde Central “Dr. Rui Antonio Assunção Maliska”. Desembarcamos do carro e fomos conferir o que o Prefeito estava indo fazer no posto de saúde, pois foi conferir as melhorias e benfeitorias que passaram a proporcionar mais comodidade aos usuários da Unidade de Saúde e também aos servidores públicos.

Segundo o Prefeito, fez um planejamento de visitar mais o posto de saúde, escolas, pessoas, o povo em si, apesar de receber muita gente no gabinete da Prefeitura. Andevir tem uma expectativa muita grande de melhorias, sendo que a ex-secretária da Saúde e Desenvolvimento Social, Jane Serena instituiu e idealizou vários programas, os quais foram encaminhados e trarão benefícios em 2014. “O novo secretário, Kelvis Borges fez mudanças simples, mas interessantes, pois pudemos hoje sentir a satisfação da população, sendo no atendimento na farmácia, dos idosos e gestantes, ainda nos guichês de recepção e setores de fichas. Usuários do posto passaram a ter acesso ao banheiro, sendo uma antiga reivindicação. Foram colocados televisores com vídeos informativos, enfim, são várias mudanças com pouquíssimos gastos”, assim Andevir comentou o que viu e percebeu em termos de satisfação dos usuários, também do quadro funcional.

Com as mudanças os funcionários atendem mais felizes e com mais vontade, até porque, existia uma pressão sobre o quadro funcional devido à revolta por parte de uma minoria, quem sabe talvez motivadas pela própria mídia falada para que se manifestassem, mas, hoje se percebe um clima de tranquilidade. “É claro que a pessoa procura por encaminhamento para uma cirurgia, porém, devido à demora existe certo desconforto, mas, não é culpa nossa, pois é muita gente na fila de espera há mês ou meses em nível estadual e federal, pois não é responsabilidade do Município critérios adotados pelo Sistema Único de Saúde - SUS”, assim o Prefeito percebeu e viu a real situação.

A demanda é muito grande no Posto de Saúde Central, sendo uma enorme procura, mas, dentro do possível é prestado o atendimento conforme a necessidade. Quanto ao secretário Kelvis, vem tentando buscar soluções onde seja possível de conseguir benefícios para a coletividade, sendo que o mesmo articula, liga para os hospitais, clínicas, então tenta fazer o tolerável e aceitável, já que milagres não têm como alcançar.

“Ás grandes mudanças e os novos programas implantados, sendo que na quinta-feira, 17 de outubro apresentaram na Audiência Pública da Vila 7 de Julho, inclusive, o pessoal do Ministério da Saúde, lá em Brasília, se admirou e espantou-se como Capinzal não buscava esses benefícios (saúde na escola, saúde da mulher etc.), sendo os mesmos requisitados pela ex-secretária Jane”, assim Andevir informou sobre os resultados que estão para chegar. Prossegue ele dizendo foram em busca e conseguiram mais um pediatra, sendo que os acertos estão sendo feitos pelo atual secretário Kelvis, inclusive, foi viabilizado um fisioterapeuta que atende nas casas, pois não tinha essa prestação de serviços. “Não falta médico em nenhum posto de saúde, pois antes muitos estagiários faziam o atendimento, agora é diferente. O que pudemos trazer em termos de médicos, o fizemos, sendo o custo muito alto, mas, se tratando de saúde não é considerado gasto e sim investimento. “Mesmo em tempo de crise que estamos vivendo e que os cortes no orçamento vem acontecendo em inúmeros municípios, eu sempre disse, na saúde não vamos diminuir sequer um centavo. Pelo contrário, se precisa de pediatra, então vamos contratar, mesmo que tenhamos de sofrer para pagar as contas, mas, a saúde sempre será a prioridade maior, basta às pessoas terem paciência para que as melhorias sejam feitas conforme a necessidade e condições para tanto. Deve-se ter um tempo para implantar as mudanças, pois as ações estão caminhando bem e creio que daqui para frente vamos ter maior satisfação da população em relação à saúde”, leva fé e acredita Andevir.

O Prefeito informa que apesar de conseguirem três Unidades de Saúde para Capinzal, sendo o único município que alcançou o feito, porém, é preciso construir uma para suprir a demanda da área central que está em imóvel cedido pela Previdência Social. A Prefeitura tem um terreno próximo da Câmara de Vereadores, sendo um imóvel pequeno, mas, com projeção de construir de três a quatro andares, dotada de elevador para servir como sede própria da Unidade de Saúde Central. Até o momento não foi possível conseguir os recursos com o Governo Federal, para a implantação de um centro com especialistas. “Temos grandes mudanças que estão para acontecer, mas, de momento prefiro não informar quais são, porém, com certeza vai melhorar ainda mais o espaço na atual Unidade de Saúde Central “Dr. Rui Antonio Assunção Maliska.            

A nossa Reportagem e também o Prefeito presenciou o grande número de pessoas que procuram por consultas e são consultadas. “Eu conversei com uma consultara que veio de uma cidade com 100 mil habitantes, sendo que a mesma falou várias vezes, de que Capinzal a procura por médicos é como se fosse equivalente à de um grande centro. Estamos trabalhando na saúde preventiva, no sentido de diminuir essa procura, pois é muita gente doente numa cidade pequena de 22 mil habitantes, sendo Capinzal. Algo está errado, então precisamos detectar esse erro, fazendo uma saúde preventiva”, assim finalizou a entrevista o prefeito Andevir.

 

O TEMPO – um jornal de fato também entrevistou o vereador licenciado e atual secretário da Saúde e Desenvolvimento Social, Kelvis Borges, sendo que o mesmo assumiu a função com a condição de fazer um trabalho diferenciado, principalmente, quando se trata das pessoas carentes, idosos, crianças, isto, levando conta todos os cidadãos tem direito à saúde pública. Os trabalhos que Kelvis e sua equipe funcional vêm fazendo são de pequenos ajustes, a exemplo da ampliação da farmácia, de um passou para quatro guichês de atendimento, melhorias no acesso ao setor de consultas, sendo que por mais de 20 anos era solicitado pelas pessoas que chegavam de madruga e permaneciam no aguardo da abertura do posto, portanto, foram construídos dois banheiros, sendo um ao uso feminino e outro masculino. É intenção abrir as portas do posto de saúde no loteamento João Evangelista Parizzotto, assim que chegar a primeira pessoa tenha acesso à área coberta, sem ter de ficar exposta à chuva, ao frio, enfim, às más intempéries do tempo. Também citou o posto do Sistema de Saúde Familiar - SSF das localidades de Barro Preto e Lindemberg não tinham, mas, passaram a dispor de um telefone. “Em pleno ano de 2013, não tem como um posto de saúde não ter um telefone, acho que muita coisa evoluiu e temos que acompanhar”, informa Kelvis.

Segundo Kelvis, além da ampliação da farmácia, passaram a trabalhar de uma forma efetiva para poder amenizar a falta de medicamentos, pois acredita que a população tenha percebido certas mudanças. Foi implantado um sistema de televisão para as pessoas que aguardam atendimento de pediatra, clínico geral, exames ou para tirar fichas, sendo apresentados vídeos educativos trabalhando a prevenção na área da saúde. Tem algumas questões para serem definidas e ajustadas nos próximos dias, na parte funcional da unidade de saúde, porém, sabe que é difícil sua missão devido à complexidade em se trabalhar com saúde em todo o Brasil. “Nós estamos fazendo o máximo para poder atender a todos, falando com os usuários dos serviços e com os profissionais da área médica, os quais são entendidos em saúde do ser humano. O Prefeito me deu carta branca, portanto, estamos em acerto com mais um pediatra, pois o Município cresceu e a demanda aumentou, por isto, a intenção é amenizar a procura, pois chega ser maior do que a oferta dos serviços.

Kelvis desde a primeira entrevista que concedeu como Secretário, disse ser mais simples para o gestor de saúde organizar, dar remédio, consultar e liberar o paciente, mas, uma ação inteligente é trabalhar com a prevenção. “Não sou formado na área de saúde, no entanto, no exercício da política, no dia a dia, em função do trabalho que venho prestado como um dos amigos do Hospital Nossa Senhora das Dores, então ouvindo os profissionais da área médica, entendemos que a prioridade é trabalhar com a prevenção.

Conforme Kelvis o atendimento no laboratório do posto de saúde dobrou em relação ao ano passado, da mesma forma em outros setores acontece o mesmo. “A agente sabe e não podemos esconder, pois a expectativa da população é grande em relação à saúde, até porque na campanha o pessoal pedia mais saúde, sendo que o Prefeito e nós temos esse compromisso, portanto, pode ser esse fator que tenha aumentado o número de pessoas em busca de atendimento. A ex-Secretária vinha realizando um bom trabalho, inclusive, em conversa com os profissionais de outros municípios, para tanto, desde o começo do corrente ano deram início ao trabalho numa linha correta. O que iremos fazer daqui para frente, atender de forma efetiva caso a caso e dando uma atenção especial para poder entender melhor cada cidadão, prestando orientação para que de forma correta tome o medicamento, da mesma maneira ao fazer os exames, também no retorno ao médico, pois faltava um acompanhamento e gerava novo custo, o qual continua doente”, assim Kelvis esclareceu a maior procura no posto de saúde.

É um problema enfrentado na área da saúde, pois nem sempre o que é moral é legal. Kelvis está à disposição para fazer tudo pelo caminho certo, evitando que nada venha a sair dentro dos padrões da formalidade, pois pretende fazer a diferença e fazendo a diferença é conversar com as pessoas, pois no momento de dizer não, achar alternativa. “Não podemos fazer nada errado, mas, temos que a tender a nossa população. Aí cabe ao gestor e as pessoas que estão aqui nos ajudando a decidir e encontrar alternativa para cada caso. Se tratando de saúde, deve ser flexível, porém, acima de tudo tem de ser responsável, até porque respondemos por nossos atos, pois entendo que o cidadão não pode sair no prejuízo”, assim Kelvis respondeu a nossa pergunta, já que certos vereadores cobram atendimento, porém, deixam de sugerir sugestões cabíveis e aceitáveis.

O déficit de carros à disposição da saúde de Capinzal é muito grande, mas, em função da multa aplicada na agroindústria, quando Kelvis estava no exercício de Vereador, encaminhou um requerimento à Procuradoria, então conseguiram o SSF na cidade alta, sendo mais de dois milhões de reais, com a ajuda da promotora e juiz do Trabalho foi encaixado dois veículos para a saúde, os quais estão em processo licitatório. Segundo Kelvis, tem uma emenda do deputado federal João Alberto Pizzolatti para mais um veículo no início de 2014, ainda encaminhou ao mesmo parlamentar a solicitação de mais dois veículos para ser usado pela Vigilância Sanitária. É claro que a intenção é levar cada vez menos pessoas para outros centros, no entanto, enquanto não for possível é necessário melhorar a frota para poder transportar as pessoas com segurança e comodidade.    

Para Kelvis todo trabalho deve ser feito de maneira coletiva, para tanto, colocou algumas pessoas de sua inteira confiança na Secretaria, consequentemente, vem no mesmo ritmo de trabalho que prestava como Vereador, pelo menos nos primeiros dias. “Nem tudo que eu faço vai dar certo, mas, entendemos se trabalharmos com humildade, ouvindo as pessoas e os profissionais, com certeza será mais difícil da gente errar. É isto que estamos fazendo, tendo a confiança de muitos, porém, sabemos, que nem sempre iremos contentar a todos, mas, a população é prioridade”, assim Kelvis vem topando o grande desafio em atender a saúde pública. 

 

De momento as pequenas mudanças vêm fazendo a diferença, colocação de telefone nos postos de saúde de Barro Preto e Lindemberg, na unidade central construção banheiros e melhorias que se faziam necessário, iniciativas e ações que satisfazem usuários e quadro funcional.    

    

 

Primeiro Fórum de Prevenção ao Câncer Anterior

Primeiro Fórum de Prevenção ao Câncer

Secretaria de Saúde de Piratuba inicia campanha contra o câncer uterino e de mama Próximo

Secretaria de Saúde de Piratuba inicia campanha contra o câncer uterino e de mama

Deixe seu comentário