logo RCN

Vereadores da região de Capinzal participam de congresso sobre gestão pública

  • - Alcedir Afonso Coronetti (vereador PMDB de Capinzal).

Paraná, Rio Grande do Sul e, principalmente, de Santa Catarina, participaram do 3º Congresso Sul-Brasileiro de Vereadores

Os novos desafios da administração pública exigem cada vez mais preparo do gestor público. Foi pensando na qualificação que cerca de 80 parlamentares e servidores do Paraná, Rio Grande do Sul e, principalmente, de Santa Catarina, participaram do 3º Congresso Sul-Brasileiro de Vereadores, que ocorreu entre os dias 5 e 7 de abril, em Florianópolis. O evento foi promovido pela Gestão Pública Online.

Especialistas de diversas áreas trataram de assuntos importantes para a atuação do vereador. O advogado Manolo Del Olmo, especialista em Direito Administrativo, por exemplo, explicou os direitos, deveres e responsabilidades dos parlamentares.

Manolo destacou as dificuldades enfrentadas pelos vereadores para fiscalizar. "Ou o vereador é da base do governo ou é da minoria. E não é fácil fazer leis se a competência é quase sempre da União ou do Estado", observou ele. 

Já o vereador mais votado da história de Santa Catarina, Pedro de Assis Silvestre, o Pedrão (PP), em palestra, defendeu que o papel do vereador não é só fazer novas leis, mas atuar como agente de educação política. "Já tem lei pra tudo na cidade", disse ele, ressaltando que o vereador não é o "prefeito do bairro". Pedrão falou da importância de mandatos participativos e transparentes.

"Como evitar a produção de leis municipais inconstitucionais?" foi outro tema discutido no congresso, em palestra de Luiz Henrique Urquhart.

Os desafios da gestão pública também foram levantados em palestra do advogado Noel Baratieri e o professor Leonardo Secchi ensinou "Como fazer análise de políticas públicas municipais, visando melhorar o desempenho da gestão pública".

Na palestra sobre redes sociais, o jornalista Marcelo Tolentino ressaltou a importância do posicionamento. Segundo ele, acabou o tempo de ficar em cima do muro diante de temas polêmicos.


Vereadores ressaltam importância da qualificação

 

Vereadores da região de Capinzal participaram do 3º Congresso Brasileiro de Vereadores, em Florianópolis. O vereador Alcedir Afonso Coronetti (PMDB) frisou que participar de congressos como este é essencial para melhorar a qualidade da atuação. "Só quem ganha é a população. Melhoramos o desempenho de nosso mandato para melhor atender os anseios da sociedade", destacou ele, que é vice-presidente da Câmara de Capinzal.

O vereador José Adelar Carpes (Crespo), presidente da Câmara de Campos Novos também falou da importância de participar do evento, ressaltando a necessidade de qualificação dos parlamentares. "Conhecimento nunca é demais. Este congresso tratou de temas essenciais para o dia a dia do vereador. Os novos desafios da gestão exigem este preparo".

Poder Legislativo de Capinzal Anterior

Poder Legislativo de Capinzal

Vereador Zagonel vai sugerir à Prefeitura de Concórdia que seja colocada em prática Próximo

Vereador Zagonel vai sugerir à Prefeitura de Concórdia que seja colocada em prática

Deixe seu comentário