logo RCN

Uczai quer publicidade nas delações de executivos da Odebrecht

Deputado federal Pedro Uczai (PT/SC).

O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) defendeu na terça-feira (31) a quebra do sigilo das 77 delações de executivos da Odebrecht que foram homologadas pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia. O parlamentar manifestou apoio à ação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que pede a publicidade nas investigações sobre essas delações no âmbito da Operação Lava Jato. É necessário que o povo brasileiro tenha conhecimento de quem está envolvido em corrução.

"Cumprimentamos a ministra Cármen Lúcia pela validação das delações. Mas tem uma coisa que nos preocupa: o sigilo do conteúdo. Temos que mostrar para o povo brasileiro o que os delatores estão dizendo sobre os corruptos do país. Essa falta de publicidade nos permite indagar: quem são os interessados neste sigilo? Será que o próprio ilegítimo Temer, que foi citado 43 vezes em apenas uma delação, é o maestro da articulação para manter sigilo no conteúdo dessas delações?", questiona Uczai.

O parlamentar ainda aponta que há "dois pesos e duas medidas" no tratamento dispensado pelo Judiciário quanto às delações e investigações da Operação Lava Jato. "A presidenta Dilma, no exercício do cargo, foi grampeada de forma ilegal e no mesmo dia o conteúdo do diálogo foi lançado na imprensa por integrantes do próprio Judiciário. Nesse diálogo não havia nada de corrupção. E agora porque querem esconder? Temer e sua equipe ministerial aparecem nas novas delações?", questiona o deputado petista.

O parlamentar ainda lembrou que em apenas uma das delações, a do executivo Claudio Melo Filho, que "vazou" para a imprensa, além do próprio Temer, o núcleo político de governo foi todo envolvido: Elizeu Padilha mencionado 45 vezes; Moreira Franco 35 vezes; e o ex-ministro e Líder do Governo no Senado, Romero Jucá, outras 105 menções, todos do PMDB. "As delações da Odebrecht talvez sejam as de maior impacto para desvelar a corrupção no país e por isso é preciso da publicidade para que toda a sociedade fique vigilante", destacou. 

Cleberson Marcon / Assessoria de Comunicação 

 

Nova gestão da FECAM define pautas prioritárias de atuação Anterior

Nova gestão da FECAM define pautas prioritárias de atuação

Ipira segue no ritmo de Kerb até dia 04 de Fevereiro Próximo

Ipira segue no ritmo de Kerb até dia 04 de Fevereiro

Deixe seu comentário