logo RCN

Senador Luiz Henrique da Silveira morre em Joinville37

Do UOL, em São Paulo 10/05/201516h53 > Atualizada 10/05/201520h35

 

 
 
Moreira Mariz/Agência Senado 
 
O senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) morreu na tarde deste domingo (10) em Joinville (SC).
De acordo com assessores, o parlamentar, de 75 anos, teve um enfarte fulminante depois do almoço, quando sentiu falta de ar. Foi levado a Joinville e no hospital teve duas paradas cardíacas e morreu.
O velório acontecerá no Centro Cau Hansen, em Joinville, a partir das 23h. O sepultamento será nesta segunda-feira (11), às 17h, no Cemitério Municipal de Joinville.
TRAJETÓRIA
Silveira nasceu em 25 de fevereiro de 1940 em Blumenau. Formou-se em Direito pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e iniciou sua vida pública em 1971, quando foi eleito presidente do Diretório Municipal do MDB de Joinville.
De 1987 e 1988, ele assumiu o Ministério de Estado da Ciência e Tecnologia. Entre 1993 e 1996, foi presidente do Diretório Nacional do PMDB.
O senador foi deputado estadual em Santa Catarina entre 1973 e 1975 e deputado federal, pelo mesmo Estado, durante cinco mandatos, de 1973 a 1975, de 1983 a 1987, de 1987 a 1991, de 1991 a 1995, e de 1995 a 1997. O político também participou da Constituinte de 1988.
Silveira também foi prefeito de Joinville por três mandatos. O primeiro, entre 1977 e 1982. A segunda eleição como chefe do Executivo municipal ocorreu em 1997. A terceira, em 2001.
Silveira foi eleito duas vezes governador de Santa Catarina: entre 2003 e 2006 e de 2007 a 2010. Depois disso, em 2011, ele assumiu o cargo de senador, no qual ficaria até 2019.
No início do ano, Silveira disputou a presidência do Senado, mas perdeu para o também peemedebista Renan Calheiros (AL).
O primeiro-suplente de Luiz Henrique é Dalírio José Beber, presidente de honra do do PSDB de Santa Catarina.
LUTO
O Senado Federal ficará em luto de três dias pela morte de Silveira. Em nota, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), lamentou a morte do colega. Veja a íntegra:
"O precoce falecimento do senador Luiz Henrique da Silveira entristece não apenas o Senado Federal, Santa Catarina ou o PMDB. É Uma perda que enluta profundamente todo País. Trata-se de uma extraordinário homem público, cuja biografia fala por si só. O fato de nunca ter perdido uma eleição explica a admiração conquistada por Luiz Henrique durante toda sua trajetória de homem público. O Senado Federal decretará um luto de 3 dias como uma modesta forma de homenagear um dos maiores políticos que o Brasil formou. Sua retidão, coerência, visão pública e inteligência haverão de ser reverenciadas por muitos e muitos anos. Eu, particularmente, perco um amigo e um companheiro partidário que aprendi a admirar ao longo dos anos".
O PMDB de Santa Catarina também demonstrou pesar com o falecimento de Silveira, "um companheiro leal, um líder nato e um político exemplar, que dignificou a política catarinense e brasileira, tornando Santa Catarina referência nacional e internacional".
"Luiz Henrique deixa seu legado e suas realizações, presentes em cada região de Santa Catarina, através da descentralização administrativa; e sua luta extraordinária no Congresso Nacional, pelas importantes reformas que o Brasil precisa, como heranças para o futuro político de todos nós", diz a nota do partido. (Com agências) Senador Luiz Henrique da Silveira morre em Joinville37.
 

Dilma lamenta morte do senador Luiz Henrique

Estadão Conteúdo Em São Paulo 10/05/201519h01 

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2015/05/10/dilma-lamenta-morte-do-senador-luiz-henrique.htm

 

A presidente Dilma Rousseff lamentou a morte do senador Luiz Henrique (PMDB/SC), ocorrida na tarde deste domingo (10). Em nota publicada no blog oficial do Planalto, a presidente afirmou que "o Brasil e Santa Catarina perdem um dos seus grandes filhos". Na nota, a presidente afirma que o senador "foi um homem de princípios democráticos, disposição para o diálogo e imenso amor pelo seu povo e sua terra."

O senador Luiz Henrique morreu nesta tarde, aos 75 anos. Ele estava em casa, em Joinville, ao norte de Florianópolis, quando teve um mal súbito ao subir as escadas. Chegou ao hospital com falta de ar, teve duas paradas cardíacas e faleceu. A morte foi confirmada às 16h. O velório irá ocorrer no Centro de Eventos Cau Hansen, em Joinville.

 

Perdemos um grande líder, um grande homem, um homem diferente! Anterior

Perdemos um grande líder, um grande homem, um homem diferente!

Senador Luiz Henrique da Silveira morre aos 75 anos em Joinville, SC Próximo

Senador Luiz Henrique da Silveira morre aos 75 anos em Joinville, SC

Deixe seu comentário