logo RCN

Senado aprova projeto de Carmen Zanotto que cria o Dia Nacional da Mulher Empresária

O Senado Federal aprovou o projeto de lei da deputada federal Carmen Zanotto, atual secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina, que cria o Dia Nacional da Mulher Empresária, a ser celebrado anualmente no dia 17 de agosto. 

A data foi escolhida para coincidir com o Dia Estadual da Mulher Empresária em Santa Catarina.

As mulheres empreendedoras já somam mais de 30 milhões no Brasil, de acordo com a Global Entrepreneurship Monitor, o que representa 48,7% do mercado empreendedor. Esses números mostram o papel importante que a mulher tem na economia. 

“No entanto, os avanços e oportunidades para as mulheres se incorporarem à força de trabalho se opõe a persistência de fatores socioculturais, os quais continuam atribuindo quase que exclusivamente às mulheres as responsabilidades pelas tarefas domésticas e familiares. Essas questões que levam a mulher a condições de trabalho precário aparecem também na vida da mulher empreendedora”, lembra a secretária Carmen Zanotto.

O projeto (PL 5.680/16) define mulher empresária como aquela que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.

Segundo o Sebrae, hoje o Brasil é o sétimo país com maior número de mulheres empreendedoras, de acordo   com pesquisa publicada em 2019, e realizada com 49 nações.

A matéria agora segue para sanção presidencial.

A lei resultante da aprovação do projeto entrará em vigor na data de sua publicação.

Deputada apoia pleito municipalista para evitar perdas no FPM Anterior

Deputada apoia pleito municipalista para evitar perdas no FPM

Deputado Jair Miotto é eleito presidente da Comissão de Economia e vice-presidente da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas Próximo

Deputado Jair Miotto é eleito presidente da Comissão de Economia e vice-presidente da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas

Deixe seu comentário