logo RCN

Saretta faz apelo para ampliação de leitos de UTIs neonatais

  • FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL - Deputado Neodi Saretta


“Estamos na iminência de um colapso na saúde infantil”

O deputado Neodi Saretta (PT), que também é presidente da Comissão de Saúde, encaminhou um novo pedido à Secretaria de Estado da Saúde para a ampliação urgente urgentíssima dos leitos de UTIs neonatais em todas as regiões do Estado. Durante pronunciamento no Plenário, Saretta relatou a preocupação com a falta desses leitos que, segundo ele, é histórica e precisa de uma solução. “É importante que o governo do Estado fique em alerta e reforce o número de médicos nos hospitais e que implante de forma urgentíssima mais leitos de UTIs neonatais para não sofrermos um novo colapso na saúde infantil”.

Saretta relata que ao menos quatro regiões estão com ocupação de 100% dos leitos para recém-nascidos e outras já passam dos 90% de ocupação. Na UTI pediátrica, de acordo com panorama do Estado, a ocupação também está na iminência da superlotação em diversas regiões, onde o Oeste e Grande Florianópolis estão com 100% das vagas ocupadas. 

Desde 2011 Saretta vem pedindo o aumento no número de leitos de UTI neonatal no Hospital universitário Santa Terezinha, localizado em Joaçaba, já que os recém-nascidos que necessitam do atendimento pelo SUS precisam ser transferidos para Concórdia ou Curitibanos. “Há defasagem em todas as regiões do Estado, inclusive locais que não têm nenhum leito, como no Meio Oeste, em cidades como Joaçaba, Videira e Caçador, que usam os leitos de Concórdia e Curitibanos”, alerta o deputado.

 

Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta


CHEFE DO EXECUTIVO DIVULGA DETALHES DE VIAGEM AO DISTRITO FEDERAL E PARTICIPAÇÃO EM CONFERÊNCIA NACIONAL DA AMUSUH Anterior

CHEFE DO EXECUTIVO DIVULGA DETALHES DE VIAGEM AO DISTRITO FEDERAL E PARTICIPAÇÃO EM CONFERÊNCIA NACIONAL DA AMUSUH

Deputado pede ação enérgica do MP para coibir constrangimento em escola Próximo

Deputado pede ação enérgica do MP para coibir constrangimento em escola

Deixe seu comentário