logo RCN

Projeto do Deputado Peninha estende o Garantia-Safra para o Sul do Brasil

  • Eduarda Molossi - Assessoria Deputado Peninha - Deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC).

Parlamentar aponta que a crise foi agravada pela estiagem em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná

É de autoria do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC) o Projeto de Lei 8228/14 que estende o Garantia-Safra para a região Sul do País. Atualmente, o benefício contempla apenas produtores dos estados do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo.   

"Além de sofrer com a crise do coronavírus, os estados do Sul foram castigados com uma estiagem muito severa desde junho de 2019. É prejuízo em dobro para os nossos agricultores", argumenta Peninha. Só em Santa Catarina, as perdas com a seca acumulam R$ 436 milhões, conforme estimativa do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa).

O Governo Federal anunciou que 82 mil produtores destas regiões receberão a ajuda no mês de junho. "Poderíamos ter esse benefício auxiliando produtores do Sul também se a minha proposta tivesse avançado mais rapidamente. Tive apoio e progredir até onde foi possível antes da pandemia, agora ela está em análise da Comissão de Tributação de Finanças", explica o deputado.

Acesso ao benefício

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e tem o objetivo dar aos pequenos produtores condições para que consigam comprar alimentos ou insumos para as propriedades.

Para ter direito, é necessário que a renda média bruta mensal seja inferior a 1,5 salário mínimo, excluindo os benefícios previdenciários rurais. A área total plantada deve ter, no máximo, 6 hectares e o agricultor precisa ter perdido, pelo menos, 50% da produção.

O agronegócio foi o único setor da economia que teve resultado positivo no PIB do primeiro trimestre, cresceu 1,9% na comparação com os três meses anteriores. "É um bom resultado, sem dúvida. Mas não podemos deixar de olhar por aqueles produtores que não têm a mesma sorte com a colheita e estão perdendo tudo, sem ter para onde recorrer", aponta o deputado. Peninha tem trabalhado, junto ao Congresso, em propostas que auxiliem o setor primário, como as linhas de crédito para os pequenos e médios agricultores e o refinanciamento de dívidas.


'Governo prometeu ações contra coronavírus, agora diz que não tem dinheiro' Anterior

'Governo prometeu ações contra coronavírus, agora diz que não tem dinheiro'

Produtores de leite saberão com antecedência preço a ser pago pelo produto Próximo

Produtores de leite saberão com antecedência preço a ser pago pelo produto

Deixe seu comentário