logo RCN

Presidente da Câmara de Zortéa comenta viagem

Presidente da Câmara Municipal de Zortéa comenta viagem à Brasília

        A Reportagem de O Tempo, objetivando informar seus leitores deste Semanário optou por entrevistar o Sr. Roberto Menegaz/Presidente da Câmara Municipal de Zortéa, para que o mesmo relate a viagem realizada a  Brasília. É notório e público que eles foram em missão do Município e de sua gente, no sentido de somar forças perante o Governo Federal, conseqüentemente os resultados da viagem aparecem com o passar do tempo.

      A seguir perguntas e respostas: 

      Quem compôs a comitiva do município de Zortéa na participação da VII Marcha a Brasília em defesa dos Municípios, de 16 a 18 de março?

       R.: Democraticamente todos os vereadores independentes de sigla partidária foram convidados para participar da VII Marcha a Brasília. A comitiva foi composta pelo Sr. Prefeito Municipal Alcides Mantovani (Vice-Presidente da CNM-Confederação Nacional dos Municípios), representantes do Poder Legislativo Sr. Roberto Menegaz - Presidente da Câmara Municipal, e Sr. Nelson Vicente de Almeida -Vereador.

        O que representa para o município de Zortéa, conseqüentemente o Estado de Santa Catarina em que o prefeito Zorteense Alcides Mantovani ocupa a Vice-presidência da Confederação Nacional dos Municípios?

        R.: Particularmente acredito que um Município de pequeno porte como Zortéa tem um ganho muito grande. Pois consideremos o fato de que um Prefeito que não sai do seu Gabinete em busca de recursos não consegue nada, mas o Prefeito que está sempre em busca de investimentos, contratos, convênios, tem êxito em suas metas. Temos exemplos em nosso Município de obras que julgávamos ser impossíveis de serem executadas e hoje estarem em fase de conclusão, embora muitos  critiquem o entrosamento com autoridades maiores ajuda bastante na hora de buscar recursos para o Município.

        Na sua opinião, a representação de Zortéa em Brasília somou ou não forças conjuntamente aos demais municípios perante o Congresso Federal e na Câmara dos Deputados, locais em que tramitam os grandes projetos que auxiliam os municípios? Conjunto?

         R.: Certamente ajudou, pois estávamos reunidos com vários representantes dos Poderes Executivos, Legislativos e Associações de todas as regiões do Brasil e com certeza a representação de Zortéa através do Sr. Prefeito Municipal como Vice-Presidente da CNM vem repercutir de maneira positiva elevando o nome do  nosso Município a nível Federal.

        Quais os assuntos que destaca na realização da Marcha a Brasília?

        R.: Viagem a Brasília-DF para participar da VII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios com o objetivo de tratar das seguintes pautas: Pacto Federativo, Reformas, Finanças, Educação, Saúde, Saneamento, Turismo, Meio Ambiente, Agricultura, Municipalização do Trânsito, Assistência Social e Cultura, sendo um dos destaques a discussão sobre o tema educação envolvendo financiamento de programas importantes como merenda escolar, transporte escolar, alfabetização, educação de jovens e adultos e educação infantil.

       O que diria sobre a importância das viagens realizadas pelos Prefeitos e Vereadores à Capital do Estado e ao Distrito Federal?

       R.: Somos os representantes mais próximos do povo, fomos eleitos para conduzir as idéias, sugestões e reivindicações  às autoridades superiores. Temos acesso mais fácil para chegar aos órgãos do governo e reivindicar melhorias e verbas para nosso Município. Apoio totalmente os Legisladores, Prefeitos e Vice-Prefeitos quando da realização das viagens  em busca de algo para o nosso povo. 

       Suas considerações finais?

       R.:   Vivemos em um país democrático onde a tecnologia nos faz aceitar todas as novidades que vem de países desenvolvidos. Tenho a convicção de que movimentos como a VII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios faz as autoridades brasileiras reconhecerem a força que os Prefeitos e Vereadores têm, pois o nosso país possui riquezas em todas as regiões de norte a sul, o que queremos é que o governo federal administre com dignidade e competência e que dê aos estados e municípios o que lhes é  de direito, porque vindo recursos distribuídos dentro dos respectivos municípios Vereadores e Prefeitos poderão fazer a sua parte.

 

Anterior

Conselho Regional de Administração em Piratuba

Próximo

Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Zorté

Deixe seu comentário