logo RCN

Prefeitura de Ouro investe na saúde dos ourenses

  • - Foto legenda: Prefeito do município de Ouro, Claudir Duarte (Dire), informa sobre os avanços no cuidado e investimentos na saúde dos ourenses.


A terça-feira, 16, foi pautada pela Reportagem de O TEMPO jornal de fato, quando esteve na Prefeitura de Ouro (SC), para que através de perguntas obter as respostas quanto ações e serviços prestados pelo poder público. O prefeito Claudir Duarte (Dire), só ficou sabendo sobre o assunto no momento da entrevista, porém, como tem conhecimento de causa, respondeu ao questionamento.

Segundo Dire o setor de saúde preocupa bastante, para tanto se dá atenção total, pois estão lidando com a vida das pessoas. Para tanto juntamente com a secretária da Saúde Gabriela, com toda a equipe, técnicos, enfermeiras, colaboradores, ainda diretora da Saúde (Daniela), todos estão imbuídos para fazer o melhor.  

Em 2021 iniciaram com 100 testes de Covid por dia, foram uns seis a oito meses de muita luta, consequentemente, conseguiram vencer essa etapa, para tanto ampliaram a sala de atendimento, aumentando número de médicos, enfermeiras, técnicos, pois a Saúde estava debilitada e tinham de agir.

Foi trazido para a Unidade de Saúde o convênio com o Consórcio CISAMARP, sediado em Videira (SC), dando muitas condições de atender consultas, exames, pequenos procedimentos, inclusive Dire é presidente, sendo 27 municípios envolvidos, para tanto buscam implantar uma maior estrutura para poder melhor atender. Dire deu um exemplo, tem exames que jamais conseguiriam fazer com recursos do município direto com as clinicas, chegando a R$ 4.5 mil, sendo que pagam através do consórcio R$ 1,5 mil, o que gera a possibilidade de atender mais pacientes. “A nossa marca da Administração é atender a todos, sem escolher ninguém”, complementou Dire.

A partir de 2022 investiram mais em Saúde, melhorando a unidade central com toldos, acolhimento, feita uma reestruturação, ainda embelezaram para dar mais condições motivacionais aos que procuram os serviços. Dire lembrou do crime contra o patrimônio público, sendo o posto de saúde, devido ao incêndio, então foram em busca de recursos e menos de dois meses fizeram a recuperação e reinauguraram. Neste período foi implanta a farmácia básica e perderam todos os medicamentos e hoje além de entregar de volta ao uso dos munícipes, fizeram o cercamento, vídeo monitoramento. Tem um processo seletivo que ainda não esta homologado, portanto, tiveram de deixar um farmacêutico atendendo a tarde no Parque e Jardim Ouro, pois o outro tem fazer as compras de reposição do estoque. Depois da homologação estarão contratando para o período integral farmacêutico no Parque, região e Distrito.

Conforme Dire, conseguiram mais uma Equipe da Saúde da Família (ESF), o que vai proporcionar mais médicos, o qual ajuda a melhorar o atendimento à população.

Para se ter uma ideia, a Saúde de Ouro tem o direito a uma ressonância mensal do Estado, num mês conseguiram fazer 30 ressonâncias que estavam paradas há tempo. E como presidente do CISAMARP estão incluindo mais serviços para atender o povo da melhor forma.

Uma grata surpresa a Prefeitura de Ouro esta trazendo ortopedia para dentro do posto de saúde uma, duas ou quantas vezes por mês, conforme a demanda. Contam com os serviços de cardiologista, de uma a duas vezes mensal. O que evita o deslocamento das pessoas para outros centros, para comodidade dos munícipes e redução de custos aos cofres públicos. Enfim, será aumentado atendimento médico e ampliaram a medicação em 60 itens a mais nas unidades de saúde.

“Estamos seguindo uma legislação, não dá para fazer errado, porque o SUS é um sistema perfeito, pois o mundo carece deste tipo de serviço, no entanto, tem algumas regras a serem seguidas, o qual preconiza a atender a todos”, informa Dire. Prossegue ele, que os munícipes usem do CISAMARP, pois poderão constatar que os médicos são renomados. Destacou que tem disponível programa com cirurgias, sendo que o Governo do Estado de SC vem avançando muito, sendo mais de 30 mil cirurgias feitas, consequentemente, Ouro vem fazendo credenciamento no Hospital Nossa Senhora das Dores (de Capinzal), para que possam paralelo as cirurgias do Estado conseguir em Joaçaba (Hust) e abriram parceria maior com a Unidade de Pronto Atendimento - UPA de Herval d’Oeste quando no hospital de Capinzal estiver muito tomado, fazer o atendimento em Herval.

Aldo Azevedo / jornalista

Foto legenda: Prefeito do município de Ouro, Claudir Duarte (Dire), informa sobre os avanços no cuidado e investimentos na saúde dos ourenses. 

 

Vereador Valmor apresenta indicação à Prefeitura de Capinzal Anterior

Vereador Valmor apresenta indicação à Prefeitura de Capinzal

Poder Legislativo de Capinzal apresenta Moções de Aplauso e de Apelo Próximo

Poder Legislativo de Capinzal apresenta Moções de Aplauso e de Apelo

Deixe seu comentário