logo RCN

Poder Legislativo de Capinzal

Requerimento à Caixa Econômica Federal visa estudo para reduzir filas e tempo de espera para o atendimento e indicações: Preservar e repovoar o Rio do Peixe com a colocação de Alevinos, espécies típicas da nossa região e projeto visando melhorias e adequações das estradas

A sessão plenária ordinária da Câmara de Vereadores de Capinzal (SC), terça-feira, 24 de novembro, presidida por Renato Marcelo Markus (PDT), ocorreu com a discussão, aprovação e assinatura da Ata nº3.075, de 2020, referente à Sessão Plenária do dia 17/11/2020.

Leitura dos ofícios expedidos e recebidos. Deu entrada na Casa e seguiu para leitura:

- Projeto de Decreto Legislativo nº 3, de 2020, de autoria dos vereadores Alcidir Afonso Coronetti e Lucas Antonio Dorini, que concede o Título de Cidadão Honorário de Capinzal ao Deputado Federal Celso Maldaner.

Discussão, votação e aprovação: -

Requerimento nº 9, de 2020, de autoria do Vereador Gilmar Junior da Silveira, solicitando a Gerência da Caixa Econômica Federal de Capinzal, que realize juntamente com sua equipe estudo que visem reduzir as filas e tempo de espera para o atendimento.

Expediente dos Vereadores, sendo indicações e Requerimento:

- Alcidir Afonso Coroneti (MDB): Ao Poder Executivo Municipal, solicitando para que seja realizado um projeto para preservar e repovoar o Rio do Peixe com a colocação de Alevinos, espécies típicas da nossa região, soltando esses alevinos nas nascentes, cabeceiras, represas e demais pontos estratégicos do Rio. Contemplar nesse projeto a formação de uma associação dos pescadores do nosso Município e Municípios adjacentes, que possuam o registro e carteirinha de pescador. Controle e fiscalização da pesca, levando em consideração o tipo de material permitido a usar, proibindo uso de redes (exemplo a rede feiticeira), período de recesso, ou seja, piracema, controle de quantidade por pessoa, e o tamanho do peixe que pode ser retirado do Rio, pois nosso Rio não tem estrutura para abastecer um comércio de peixes, como vem acontecendo. Que essa associação seja amparada legalmente podendo assim receber recursos municipal e até mesmo federal através de emendas parlamentares, que tenha a disponibilidade de um barco motorizado e equipamentos para monitoramento e fiscalização, inclusive com auxílio de Drone.

Justificativa: Visa a preservação e repovoamento do Rio do Peixe, haja visto que tal ação é benéfica para melhorar a qualidade da água, e também com um olhar futuro, mantendo a história do Rio, fazendo jus a seu nome Rio do Peixe.

- Alcidir Afonso Coroneti: Ao Poder Executivo Municipal, solicitando para que seja realizado um projeto visando melhorias e adequações das estradas internas e vias de acesso às propriedades rurais e dá outras providências. (Sendo que esse já teve iniciativa do Vereador Rafael, com Projeto Legislativo "Porteira à Dentro"), portanto o mesmo requer Projeto de Lei do Executivo. Que o projeto contemple o uso de veículos, máquinas e prestação de serviço de infraestrutura nas propriedades solicitante, considerando nesses serviços terraplanagens, iluminação pública, abertura de valas e colocação de tubos para escoamento das águas pluviais, cascalhamento das estradas internas de acesso às propriedades rurais, construção e reforma de pontes, tanques e bebedouros. Construção de Bueiros e sumidouros para o tratamento dos dejetos orgânicos e serviços de emergência ou calamidade pública.

Os referidos serviços deverão ser executados com recursos próprios da administração pública, destinando ao proprietário solicitante custear o valor de uma taxa de acordo com o serviço solicitado, material envolvido e tempo desprendido a execução do trabalho. (Criar uma tabela pela administração com os valores de taxa). Definir roteiro de atividades e execução de obras por localidade otimizando o tempo e uso dos recursos.

Justificativa: Visa incentivar o desenvolvimento da atividade rural e o aumento da produtividade, bem como oferecer melhores condições para o escoamento da produção do Município. A ação prioriza auxílio aos produtores rurais na execução de obras de infraestrutura nas propriedades rurais com objetivo de reduzir custos e facilitar o escoamento dos produtos, fomentando o crescimento na agricultura familiar.

- Gilmar Junior da Silveira (PL): Ao Poder Executivo, para que se estude a possibilidade da construção de um parquinho infantil e academia ao ar livre junto à comunidade de Vidal Ramos interior de Capinzal. Justificativa:

Tem como objetivo de proporcionar qualidade de vida para as famílias da comunidade de Vidal Ramos, visando na disponibilidade de um ambiente para lazer e entretenimento para toda população do local e seus familiares.

REQUERIMENTO Nº 09/2020, de autoria Gilmar Junior da Silveira, à Gerência da Caixa Econômica Federal de Capinzal, citada na Rua Carmelo Zocolli, 150 - centro, Capinzal - SC, CEP 89665-000, requerendo o seguinte:

1 - Que o Gestor da Caixa Econômica Federal, sede de Capinzal realize juntamente com sua equipe estudo que visem reduzir as filas e tempo de espera para o atendimento.

2 - Que as ações desenvolvidas para resolver a situação sejam colocadas em prática, considerando também que ainda estamos vivendo um período crítico de pandemia, com riscos no aumento dos casos, e para evitar que as pessoas fiquem aglomeradas e expostas as intempéries do tempo possibilitando o contágio.

Justificação: O presente requerimento se justifica visando a oferecer condições, mediante uma atenção especial para as pessoas que precisam do atendimento presencial, a insatisfação da população devido ao desleixamento relacionado ao caso está gerando serias preocupações. Nos últimos dias as reclamações aumentaram e as reivindicações de ação para resolver a situação são constantes por parte da população.

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 3 DE 20 DE NOVEMBRO DE 2020 - Concede o Título de Cidadão Honorário de Capinzal ao Deputado Federal Sr. Celso Maldaner.

Art. 1º Fica concedido o Título de "CIDADÃO HONORÁRIO DE CAPINZAL" ao Excelentíssimo Deputado Federal, Senhor CELSO MALDANER, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Município.

Art. 2º Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

Câmara de Vereadores, 20 de novembro de 2020.

Vereadores Autores: Alcidir Afonso Coroneti e Lucas Antonio Dorini, ambos do MDB.

JUSTIFICATIVA - O presente Título de Cidadão capinzalense vem fazer justiça e reconhecimento aos relevantes serviços a apoio prestados ao Município de Capinzal pelo Excelentíssimo Deputado Federal Sr. Celso Maldaner.

Celso Maldaner nasceu no dia 30 de agosto de 1953 na comunidade de Engenho Braun, cidade de Chapecó. É o sexto filho do casal de agricultores Êrica Braun (in memorian) e Andréas Maldaner (in memorian). Em 1955 a família Maldaner mudou-se de Chapecó para Modelo. Antes de trazer a família, o pai Andréas, saía a cavalo de Chapecó até Modelo para derrubar a mata e viabilizar a plantação de milho e feijão. Celso Maldaner tinha dois anos e em Modelo cursou a cartilha e o primário tendo como o primeiro professor o Sr. Ivo José Werlang, que hoje reside em Maravilha.

Celso recebia a visita do irmão Geraldo que procurava missionários e em 1966, aos 13 anos, a exemplo dos irmãos Casildo e Ernani, Celso ingressou no Seminário da Sagrada Família, em Maravilha, tendo lá cursado o quinto ano, chamado na época de admissão.

Nos quatro anos subseqüentes 67,68,69 e 70 cursou o ginásio na cidade de Santo Ângelo também no Seminário da Sagrada Família. A pedido da mãe retornou a casa dos pais e trabalhava recolhendo suínos e produtos agrícolas com um veículo F 350. No período noturno estudava em Maravilha na Escola Técnica de Comércio Rui Barbosa aonde ia com uma Kombi. A lotação saía todas as tardinhas de Modelo passando por Linha Salete para vir até Maravilha trazer estudantes. Formou-se técnico em contabilidade em 1973.

Sempre trabalhou na empresa da família. O pai Andréas, e os irmãos, o ensinaram a dirigir o Chevrolet ano 1951 e a noite, quando o irmão Carmelito (in memorian) se sentia cansado e com sono, dirigia o Mercedes da família carregado de suínos com destino a Ponta Grossa, Videira, Marau, Santa Rosa e outras localidades.

Em 1974 mudou-se para Maravilha e passou a residir na estação rodoviária. Na época com 21 anos administrava a construção do segundo pavimento do prédio que abriga o terminal rodoviário de Maravilha. Cuidava também de toda a administração da lanchonete e hotel além de continuar a comprar produtos e suínos para a empresa matriz em Modelo.

Formou-se na faculdade de Ciências Políticas e Econômicas na cidade de Cruz Alta, para onde ia uma vez ao mês prestar exames e apresentar os trabalhos tendo recebido seu diploma em 1977.

Sempre participou ativamente da comunidade maravilhense tendo assumido diversos cargos em organizações, clubes de serviço e entidades do município. Foi tesoureiro do Harmonia Campestre Clube de 81 a 82, Secretário do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Presidente da Escola de Pais gestão 99/2000, secretário do Clube Recreativo Maravilha, presidente da Amosc na gestão 94/ 95. Jogou futebol por dois clubes maravilhenses: o Esporte Clube 4S e o Esporte Clube Maravilha além de ter exercido inúmeros outros cargos em segmentos da sociedade maravilhense. Em Maravilha foi presidente da Câmara Júnior de 79 a 80.

Casou-se com Rosimar Magnanti no dia 06 de março de 1982. A esposa Rosimar é filha de Benito e Amélia Magnanti e embora tendo sempre priorizado a família atuou por diversos anos como responsável pelo departamento financeiro da empresa da família, hoje Rosimar é prefeita reeleita de Maravilha. Celso e Rosimar têm dois filhos que ele considera as duas maiores alegrias de sua vida: Eduardo, administrador e diretor da empresa da família, casado com Greissi Fischer Maldaner, pais do Arthur e da Melissa e Caroline, jornalista, diretora financeira da empresa e casada com Jeferson Soares.

A política foi desde cedo ligada à vida de Celso Maldaner. Secretário do PMDB de Maravilha organizou todos os subdiretórios municipais. No mês de agosto de 1982 assumiu a primeira candidatura a prefeito de Maravilha numa sublegenda tendo como companheiro de chapa Miguel Nemirski. Venceu as eleições com 3114 votos e assumiu o executivo com 28 anos.

Voltou ao executivo municipal em 1993 quando foi eleito com 8151 votos tendo como vice-prefeito Deolindo Valentim Biazzussi. O mandato ficou marcado pela viabilização e criação da Amerios (Associação dos Municípios do Entre-Rios). Em 2001 Maldaner assume pela terceira vez o executivo maravilhense ao lado do vice-prefeito Juarez Domingos Vicari (in memorian). Tendo vencido a eleição com 5599 votos. A aquisição de mais de 20 hectares de terra próximos a Aurora, a construção de mais de 10 mil metros quadrados em pavilhões industriais e o asfaltamento do acesso a Unoesc foram às marcas do terceiro mandato.

Em 30 de março de 2003 renunciou ao cargo de prefeito atendendo a um chamado do governador do estado de Santa Catarina Luiz Henrique da Silveira para assumir a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Maravilha.

A decisão de se candidatar a uma vaga na Câmara dos Deputados partiu de um chamado de lideranças da região que - sem representatividade regional em Brasília - entenderam a necessidade de um representante na esfera federal. Na metade de julho de 2006, restando pouco mais de 60 dias para as eleições, Celso Maldaner atendeu novo chamado do governador Luiz Henrique da Silveira, prefeitos e vereadores da região Oeste de Santa Catarina e lançou sua candidatura a Deputado Federal. Percorreu mais de 180 municípios em 67 dias e com 65.770 votos foi eleito pelo PMDB. Maldaner foi reeleito em 2010 com 93.455 votos e em 2014 com mais de 110 mil votos. Como municipalista, encerrou 2018 sendo o parlamentar que mais trouxe verbas de emendas para o estado segundo o Portal da Transparência do Ministério do Planejamento, ultrapassando R$ 350 milhões em diversas áreas para mais de 220 cidades.

Também ocupou nesta legislatura a segunda posição entre parlamentares de SC no Ranking dos Políticos divulgado pelo site políticos.org.br que leva em consideração o combate à corrupção, privilégios e desperdício da máquina pública. Em dezembro, recebeu das mãos do diretor executivo do Ranking dos Políticos - Renato Dias, o prêmio excelência parlamentar, entregue aos 30 melhores parlamentares entre deputados e senadores.

Nas eleições de 2018, com uma taxa de renovação na Câmara dos Deputados de 51%, a mais alta desde 1998, foi reeleito para o quarto mandato com 80.086 votos. Alcançou a segunda colocação do MDB do estado e a 10ª no geral. É membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania e suplente das Comissões de Agricultura e Finanças e Tributação. Integra uma das frentes mais frequentadas por parlamentares, a da Agropecuária - FPA sendo coordenador da Comissão de Agricultura Familiar. A principal finalidade deste novo mandato é "Legislar pelo exemplo", reinventando a forma de fazer política e surpreendendo o eleitor, rompendo com modelos que não se mostram mais eficientes e que não deram certo. É defensor da democracia, da inclusão social e da responsabilidade fiscal.

Dentre os diversos títulos que recebeu durante essa trajetória, destaque para o Título "Prefeitura Empreendedora", pelos serviços prestados ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas e à geração de renda e empregos, pelo SEBRAE (2001).

- Condecorado com a Distinção de Mérito da Câmara Júnior de Maravilha (2002).

- Homenageado com o Título de Cidadão Honorário de Maravilha, concedido pela Câmara de Vereadores, em 26 de julho de 2005.

- Recebeu a Medalha Comemorativa de 170 anos da Polícia Militar (2006), em São Miguel do Oeste/SC.

- Agraciado com o diploma de Amigo do Bombeiro pela portaria nº 79, de 14 de abril de 2009, assinada pelo Coronel Bombeiro Álvaro Maus, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

- Recebeu o título de amigo do Corpo de Bombeiros de Itapiranga em 2016;

- Recebeu o título inédito de Amigo dos Gaúchos, concedido pela 13ª região tradicionalista de Santa Catarina, pelo apoio e participação nos eventos da organização.

- e em Março de 2018 - recebeu o título de amigo do Hospital do Bem - Maicê/Caçador

Recebeu ainda os títulos de cidadão honorário das cidades de Modelo, Cunha Porã, Santiago do Sul, Cunhataí, São José do Cerrito, Abdon Batista, Otacílio Costa, Bom Jesus do Oeste, São Lourenço do Oeste, Itapiranga e Curitibanos, se tornando coirmão destes munícipes. E agora também com muita honra incluímos nessa lista a singela homenagem de Cidadão Honorário de Capinzal Santa Catarina.

Celso Maldaner sempre demonstrou atenção para o desenvolvimento do Município de Capinzal, incansável batalhador na busca de incentivos para nosso município se tornando um importante aliado da nossa terra, disponibilizando para Capinzal ao longo de seus mandatos relevantes recursos visando o desenvolvimento, sendo esses:

VALOR OBJETO

R$ 2.000.000,00 Pavimentação Rural- Extra;

R$ 250.000,00 Desenvolvimento Urbano;

R$ 271.000,00 Ônibus Escolar- Extra;

R$ 250.000,00 Manutenção de Unidades de Saúde e hospitais - Individual;

R$ 250.000,00 Desenvolvimento Urbano - Individual;

R$ 50.000,00 - 2 Gabinetes odontológicos - extra;

R$ 500.000,00 Manutenção de Unidades de Saúde - individual;

R$ 250.000,00 Implantação de equipamentos permanentes - individual;

R$ 250.000,00 Iluminação e arquivada - extra;

R$ 400.000,00 Estruturação de Unidades de saúde (investimento) - Individual;

R$ 100.000,00 Ações de Infraestrutura Urbana - individual;

R$ 100.000,00 Aquisição e distribuição de adubo - individual;

R$ 100.000,00 Colhedora de forragem, grade Niveladora - individual;

R$ 250.000,00 Pavimentação asfáltica - Neuto de Conto;

R$ 200.000,00 Construção de Praça e Sinalização Turística - individual;

R$ 50.000,00 Aquisição de Equipamento Agrícola - individual.

Total: R$ 5.271.500,00

Celso Maldaner foi eleito presidente estadual do MDB em convenção realizada em junho deste ano, e conduz o partido para perto das bases com trabalho, transparência e diálogo até 2021.

Parabéns ao Excelentíssimo Deputado Federal Senhor Celso Maldaner, por fazer parte da história de Capinzal.

Câmara de Vereadores, Capinzal 20 de novembro de 2020.

Vereador Autores: Alcidir Afonso Coroneti (MDB) e Lucas Antonio Dorini (MDB).

Palavra Livre no Facebook de Aldo Azevedo e sessão por inteira.

Convocação dos Vereadores para Sessão Plenária, no dia 1º de dezembro de 2020, às 18h30min. A Sessão será aberta ao público respeitando os critérios de distanciamento social, conforme medidas de contingência de proliferação do Coronavírus Covid-19.


Texto jornalístico

Aldo Azevedo/jornalista


Governadora alinha diretrizes para desenvolvimento econômico do Estado Anterior

Governadora alinha diretrizes para desenvolvimento econômico do Estado

Ada defende aumento da testagem contra coronavírus para isolamento inteligente Próximo

Ada defende aumento da testagem contra coronavírus para isolamento inteligente

Deixe seu comentário