logo RCN

O desafio do gestor público na pandemia

  • Nathan Neumann / Assessor de imprensa Santa Catarina, do senador Jorginho Mello. - Senador Jorginho Mello.

Ser gestor público é uma das funções mais complexas que existem. Exige dedicação total, quase altruística, e um firme compromisso com a correta utilização dos recursos. Requer também a coragem de colocar o bem-estar e os anseios da população acima de tudo. Infelizmente, a mídia vem mostrando que muitos não agem assim, seja por falta de interesse, vocação, entendimento ou má-fé - e, em alguns casos, isso tudo junto.

Se a tarefa já não era simples, imagine no cenário pandêmico desenhado pela COVID19. A polarização entre a defesa da vida e a defesa da economia passou a permear nosso dia a dia. Neste capítulo inesperado de nossa história, foram muitos os pontos de interrogação rondando os gestores públicos. E muitos se viram despreparados para dar respostas rápidas para manter saudáveis não só nossos cidadãos, mas também a nossa economia. Demoraram a entender que são dois lados da mesma moeda.

Precisamos ter um plano claro de retomada que facilite a volta do crescimento do setor econômico. O Governo do Presidente Jair Bolsonaro atuou muito bem nesta seara de proteção da vida dos brasileiros sem esquecer da economia. Podemos citar, por exemplo, os bilhões enviados aos estados e municípios para ajudar no enfrentamento ao COVID19, a criação do auxílio financeiro emergencial e o apoio irrestrito ao projeto de minha autoria que originou o PRONAMPE (Programa Nacional de Amparo à Micro e Pequena Empresa), o maior crédito da história dos pequenos negócios.

Teremos ainda um período difícil pela frente. A retomada do setor econômico caminha a passos lentos, mas fica evidente que muitos dos programas criados pelo Congresso Nacional e pela União foram fundamentais para que possamos voltar a trilhar a normalidade sem maiores sobressaltos.

Precisamos enxergar esse período pandêmico, mesmo com toda dor que trouxe a milhares de brasileiros, como um grande aprendizado. Momentos extremos exigem pulso firme, medidas assertivas e agilidade nas tomadas de decisão por parte dos gestores. A pandemia certamente ajudou o cidadão a separar o joio do trigo.


Santur lança Programa Orla Segura para execução de ordenamento náutico para Santa Catarina Anterior

Santur lança Programa Orla Segura para execução de ordenamento náutico para Santa Catarina

JULGADA IMPROCEDENTE IMPUGNAÇÃO À CANDIDATURA DE ALCIDES MANTOVANI EM ZORTÉA/SC Próximo

JULGADA IMPROCEDENTE IMPUGNAÇÃO À CANDIDATURA DE ALCIDES MANTOVANI EM ZORTÉA/SC

Deixe seu comentário