logo RCN

NOITE DAS LANTERNAS ABRE PROGRAMAÇÃO NATALINA DE IPIRA

3º Festival de Etnias e a 18ª Edição da Noite das Lanternas.

 

 
 
Um evento que agradou a todas as idades e deixou maravilhado quem por Ipira passou no sábado, dia 26 de novembro.
A Administração Municipal de Ipira através da Secretaria de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio realizou o 3º Festival de Etnias e a 18ª Edição da Noite das Lanternas. O festival de Etnias teve inicio com a recepção aos Grupos no Ginásio de Esportes que no decorrer da tarde contou com uma diversidade de apresentações, dentre elas o “Ballet Simone Minks”, os Grupos de Danças Italianas, Stelle Danzanti (de Celso Ramos) e Salt D’Itália (de Salto Veloso), apresentações dos Grupos de etnia alemã: Hunsrücker Volkstanzgrupe (de Ipira), o Immer Grün (de Filadélfia), o Wasserland Volkstanzgruppe (de Piratuba), o Alt Mühl Volkstanzgrupe (de Lageado Mariano), o Sünnros Volkstanzgruppe (de Peritiba) e o Hoche Schone Aussicht (de Alto Bela Vista).
Contaram ainda com a participação do Grupo de Danças Gauchescas Maria Fumaça (de Piratuba), o Grupo Sakura Taiko (de Frei Rogério) com apresentação de tambores e encerrando com a Escola de Samba (de Joaçaba), com bateria e passistas. A partir das 19h acorreu um jantar, organizado pela diretoria do Hunsrücher Volkstanzgrupe e integrantes, onde o prato principal foi Porco Pizza, que ficou ao encargo dos Srs. Osmar Lovison e Moacir Bareta.
     Após o jantar iniciou a concentração para o desfile, as iluminações de Natal da cidade foram acessas e o espírito natalino tomou conta dos participantes que caminharam até a frente da Prefeitura com suas lanternas conduzidas ao som das Bandas Municipais de Peritiba e de Alto Bela Vista. 
Para quem já estava deslumbrado com as belíssimas decorações da cidade, não imaginava a grande atração que estava por vir, foram aproximadamente 13 minutos de show pirotécnico que deixou o céu iluminado e as pessoas extasiadas com tamanha beleza.
Em seguida o destino foi o Ginásio de Esportes ao qual foram recepcionados pela Corporação Gralha Azul (de General Carneiro – Paraná). Dando continuidade fizeram suas apresentações a Corporação Gralha Azul e a Banda Municipal de Alto Bela Vista. Encerrando o Show com o Grupo Jupen de Erechin (RS).
Paralelo a este evento acorreu a 1ª Feira de Doce e Salgados, na Casa Colonial resgatando assim a gastronomia ipirense. Os preparativos do curso aconteceram no dia 24, 25 e 26 de novembro.
De acordo com o secretário de Cultura Turismo, Indústria e Comercio, Oladimir Odi Rese, o objetivo foi alcançado, onde uma programação cultural diversificada contemplou nosso evento que já é tradicional na região e que vem fortalecendo a cada ano o legado de Ipira.
 
Breve Relato - O evento foi realizado pela primeira vez no ano de 1993, por iniciativa do Hunsrücker Volkstanzgruppe – Ipira. Uma tradição germânica que veio de uma lenda, onde contava a história de uma família muito religiosa tinha um filho único e queria torná-lo padre. O garoto era contrário à ideia. Por isso ele fugiu de casa e acabou se perdendo na mata. Preocupados, familiares e vizinhos se reuniram e foram com suas lanternas à procura do rapaz, sendo encontrado horas depois. Com o passar dos anos a prática se repetiu no mesmo período, o que acabou por se tornar tradição.
 
 
Fotos do site Tanalente (Cristiano Mortari)
 
NÚCLEO TRANÇAS DA TERRA DE LACERDÓPOLIS RECEBE VISITA DE COMITIVA ITALIANA Anterior

NÚCLEO TRANÇAS DA TERRA DE LACERDÓPOLIS RECEBE VISITA DE COMITIVA ITALIANA

NATAL ILUMINADO EM OURO Próximo

NATAL ILUMINADO EM OURO

Deixe seu comentário