logo RCN

Movimento LHS

Movimento suprapartidário se integra à campanha de LHS

 Florianópolis - A sede do Diretório Estadual do PDT na Capital ficou pequena na tarde desta quarta-feira (25) para abrigar as lideranças do Movimento Suprapartidário em apoio à candidatura à reeleição de Luiz Henrique da Silveira (PMDB) no segundo turno da eleição. Participaram dirigentes do PDT, PT, PSB, PL, PTB e PPS e quem não foi mandou mensagem por escrito, como o ex-candidato ao Governo João Fachini, do PSol e o deputado eleito do PDT, sargento Soares.

O coordenador político do movimento é o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, da principal cidade administrada pelo PT em Santa Catarina. Após os discursos, as lideranças partiram em caminhada com os militantes pelas principais ruas da Capital. O presidente estadual do PSB, Antônio Sontag, que disputou o primeiro turno como candidato a governador, também prestigiou o lançamento do comitê.

Morastoni foi incisivo em seu pronunciamento, falando como o coordenador político do movimento suprapartidário. ?Vivemos um momento histórico no País e em Santa Catarina. Tomamos esta decisão com a consciência tranqüila de que estamos nos alinhando com representantes dos segmentos democráticos e populares?, disse, ao observar que não houve uma deliberação de seu partido para apoiar este ou aquele candidato e que as manifestações são de algumas lideranças. Na reunião, ele relacionou todos os prefeitos e vice-prefeitos do PT que estão ao lado de Luiz Henrique no segundo turno.

O líder do PT na Câmara Municipal de Florianópolis, vereador Márcio de Souza, fez um dos discursos mais inflamados da reunião. ?Não podemos permitir o retrocesso que seria a eleição do adversário de Luiz Henrique, eu não tenho vergonha de colocar o 15 no peito?, discursou o vereador petista, sendo aplaudido pelos presentes. O vereador lembrou das lutas pela redemocratização do País e a atuação do velho MDB e depois do PMDB. Discursou também o prefeito de Erval Velho, Fernando da Silva Coelho, do PT.

As lideranças saíram da reunião de lançamento do movimento suprapartidário com um calendário de atividades até sábado, véspera da eleição. O pessoal do interior ficou encarregado de seguir na mobilização em suas regiões. O vice-presidente estadual do PRB (Partido Republicano Brasileiro), Milton Barcelos Junior esteve na reunião dizendo que em Santa Catarina o partido está com o LHS. Barcelos destacou que a legenda, apesar de abrigar o vice-presidente José Alencar, que esteve no Estado em apoio ao adversário de Luiz Henrique, mantém sua decisão de apoiar o peemedebista.

Estavam no encontro o prefeito de Jaraguá do Sul, Moacir Bertoldi, do PL e sua vice Rose Vasel. Bertoldi afirmou que sua presença era uma homenagem ao prefeito de Itajaí. Disse que estava em São Paulo cumprindo compromissos para a prefeitura, mas antecipou sua volta para homenagear Morastoni, que, assim como ele, é médico pediatra. A tônica dos discursos foi em torno na necessidade e dever cívico de, em nome da história das forças democráticas, impedir o retrocesso que significaria a eleição do adversário de Luiz Henrique.

O prefeito peemedebista de Iraceminha, Valci Dal Maso, que está em seu terceiro mandato, lembrou em seu discurso o tratamento dispensado por Luiz Henrique aos prefeitos de todos os partidos. Em companhia de seu vice, Carlos Luis Bernardi, do PT, minimizou a força da aliança de parte do PT com o partido do adversário de Luiz Henrique. ?Nossa aliança tem muito mais potência do que a deles?.

 

Anterior

PT

Próximo

Comício PP,PT

Deixe seu comentário