logo RCN

Maldaner comemora a prorrogação da taxa antidumping sobre o alho chinês

O deputado federal Celso Maldaner comemorou a publicação da portaria 4.593 de 02 de outubro de 2019,  que renova por até 05 anos o direito de cobrança da taxa antidumping sobre o alho chinês, com alíquota específica de U$ 0,78 por Kg.

Maldaner explica que, através de audiências, debates e encontros com o Ministério da Agricultura, sensibilizaram o governo para tomar a medida. Junto a Comissão de Agricultura em conjunto com a Comissão de Finanças e Tributação, o parlamentar foi proponente de audiência pública, realizada em abril deste ano, que debateu os desafios da cultura do produto no país, causados especialmente pelas liminares judiciais que permitem a importação de alho originário da República Popular da China.

Em junho, acompanhado do vice-prefeito de Lontras - Rubens Kaluke - representante da Associação Catarinense de Produtores de Alho - ACAPA e do advogado André Flach,  Maldaner levou ao conhecimento da Ministra Tereza Cristina, a preocupação dos produtores em relação a renovação da tarifa antidumping a fim de assegurar a justiça comercial aos produtores brasileiros.

"O produtor rural é o que mais preserva o meio ambiente, gera riqueza e empregos em todos os sentidos e infelizmente é o que mais paga a conta com as dificuldades diárias que enfrenta. Precisamos fazer valer a lei, as tarifas antidumping e os impostos de importação são instrumentos da política fiscal e que ajudam a evitar a entrada descontrolada de produtos de outros países e a portaria nos dá segurança para isso", destacou o deputado.

Vale ressaltar que a cultura de alho é fortalecedora da agricultura familiar, visto que a sua produção é quase 100% manual. Um hectare de alho gera quatro empregos diretos. Em toda a cadeia, são mais de 150 mil empregos diretos e indiretos e com a portaria se espera chegar a 250 mil.

Mais informações

Raquely Benedet Cella / Adriano Casagrande  
Ascom
Gabinete Dep. Federal Celso Maldaner
 

Projeto que cria programa de atenção às vítimas de estupro é aprovado na CCJ Anterior

Projeto que cria programa de atenção às vítimas de estupro é aprovado na CCJ

Outubro Rosa: Carmen alerta para a redução de exames de mamografia no país Próximo

Outubro Rosa: Carmen alerta para a redução de exames de mamografia no país

Deixe seu comentário