logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

ü     Na noite em que não pôde ser feita a abertura de Natal em Capinzal, sexta-feira, 07 de dezembro, devido a forte chuva que durou em torno de meia hora, porém, com o passar das horas, propriamente depois da meia noite e até umas horas da madrugada, de longe se ouvia as cantadas de pneus de carros e motos andando sobre uma roda só. Muitos motoristas aceleraram e ao chegar no calçadão davam freadas bruscas e depois saiam cantando pneus, querendo aparecer e contribuindo por perturbar o sossego público. Com certeza, se o PM Tom voltasse a servir Capinzal, pois se encontra na Capital do Estado prestando serviços, teríamos melhor solução para o livre trânsito e com certeza os imprudentes seriam punidos pelo ato impensado.

ü    Na quinta-feira, 13 de dezembro ficou de ser divulgado os cargos de confiança da Coligação Renova Capinzal, liderada pelo PT (prefeito) e PP (vice-prefeito), sendo esta a composição (PP / PDT / PT / DEM / PSDB). Muitos estão na expectativa de quem serão os futuros secretários, diretores e demais cargos de confiança, pois espera-se que todos sejam do Município e não de fora. Na semana passada e na atual semana, a política ficou voltada a um vereador, que havia sido preso por suposta compra de votos e outros mais, porém, ontem serviu para também ficar informado sobre a nominata dos cargos de confiança do futuro prefeito e de seu vice-prefeito. Uma boa pedida, que o quadro funcional da prefeitura atenda da melhor maneira possível aos capinzalenses e visitantes, pois ganham para trabalhar e devem ter respeito para com cada cidadão que procura por serviços da municipalidade, é claro que não podemos generalizar, pois nem todos são estúpidos e despreparados para lidar com o público. No atual governo quase tudo se fazia com base na data 15, agora pelo que se vê pode o futuro governo também pegar o exemplo, pois já começou anunciar o secretariado e diretores no dia 13.

ü    Capinzal em termos de infraestrutura pública deu um grande avanço no atual mandato do PMDB, pois a maioria ou quase todas as ruas do centro da cidade, dos loteamentos e do bairro foram pavimentadas com asfalto ou calçamento. Agora resta esperar o novo comando da Prefeitura assumir os destinos do município e de nossa gente para que coloquem em prática o Plano de Trabalho para que Capinzal volte a ser reconhecido por algum tipo de economia dentro do Estado ou na região. É preciso atrair novas empresas e indústrias, pois se formos levarmos em conta, muitos capinzalenses foram embora por este Brasil afora em busca de melhores perspectivas de vida.

ü    O pessoal se queixa e com razão dos shows ao vivo, pois neste caso deve ser som ambiente e não para a cidade toda escutar. Também os frequentadores devem falar e não gritar. Ninguém é contra a diversão, entretenimento e lazer, mas o sossego público é um direito dos cidadãos, portanto, os protomores de eventos, ainda os cantores e músicos devem rever tais realizações para não causar poluição sonora. Vamos respeitar para sermos respeitados.

ü    Parte da Rua Aparício Ribeiro vem sendo aproveitada para praticar a cantada de pneus de carros, motoqueiros empinando e veículos de cargas andando muito veloz. A imprudência está solta nos três períodos de cada dia, pois vem encontrando facilidade para aprontar na via pública. Quando algum cidadão chama a atenção de certos motoristas ou de motoqueiros, aí sim que abusam da sorte, fazendo manobras radicais e perigosas.

ü    Quanto ao avião que caiu na quinta-feira, 06 de dezembro, no limite dos municípios de Zortéa (SC) e Machadinho (RS), aconteceu o que há certo tempo este Semanário havia alertado. Sobre os municípios coirmãos, Capinzal e Ouro onde virou uma rota aérea, portanto, o risco de acidentes aumentaram. Em várias ocasiões nesta mesma coluna (Ligeirinho) descrevemos de que certo dia um avião ou destroços do mesmo poderia atingir a Ponte Irineu Bornhausen e talvez ficássemos sem a travessia de livre acesso, na tentativa de justificar a construção de mais uma ou duas pontes sobre as águas do Rio do Peixe. O pessoal disse que o piloto livrou todos os municípios do pior, mas para nós formadores de opinião, o mesmo estava em treinamento de combate, portanto, pode ter existido falha humana ou eletrônica.

ü    Não dá para entender por que o povo não pode usar a Tribuna Popular na Câmara Municipal de Vereadores, pois é um direito que consiste aos cidadãos de se manifestarem publicamente. Outra que foge do conhecimento de muitos, por que será que só pessoas com certa formação escolar podem fazer parte do Conselho Tutelar, levando em conta muitos pais tem noção do certo e do errado na criação e cuidados das crianças e adolescentes. Quanto a votação no mencionado conselho, tem direito ao voto entidades governamentais e não governamentais, porém, a imprensa e meios de comunicação que são consideradas a porta-voz do povo, não tem direito ao voto ou jamais foram convocadas para tanto, ou se tem, talvez seja priorizada uma ou outra.

ü    Infelizmente, como começou terminou as sessões ordinárias da Câmara Municipal, um vereador criticando o outro e muitos atacando a Administração Municipal. Já era o tempo em que o povo dava valor a intriga, fofocas, acusações infundadas, enfim, é uma pouca vergonha provocar tempestade num copo d’água querendo justificar trabalho. Esperamos que no próximo mandato os vereadores se preocupem mais em ser o verdadeiro representante do povo na Câmara Municipal, deixando de lado as cores partidárias e as diferenças políticas.  

ü    Uma mulher foi picada por um inseto semelhante ao Barbeiro, numa casa de uma amiga, então a dona da casa levou o inseto na Vigilância Sanitária para fizessem os procedimentos necessários. A Vigilância comunicou para que a pessoa picada procurasse um médico, então o profissional da área da saúde pediu vários exames laboratoriais, o que deu negativo. O que fica ruim é a Vigilância Sanitária não ter dado uma resposta do que se tratava, pois ficaram com o número do telefone da interessada em saber qual o tipo de inseto e o que poderia ou não causar.

 

Inauguração da Arena do GRÊMIO Anterior

Inauguração da Arena do GRÊMIO

Economia Próximo

Economia

Deixe seu comentário