logo RCN

IX Fórum Catarinense de Cultura

  • FECAM - Presidente da FECAM, Joares Ponticelli

Nova política nacional de Cultura será apresentada em Santa Catarina

Sem Ministério da Cultura, pasta vinculada ao Ministério da Cidadania no início deste ano, gestores de cultura dos municípios catarinenses aguardam informações sobre nova política de gestão e repasse de recursos federais aos municípios

 

5/5/2019 - No próximo dia 8 de maio (quarta-feira) o secretário especial adjunto da Cultura, José Paulo Soares Martins, estará em Santa Catarina, onde participa do IX Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura. Promovido pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) o evento será realizado em Garopaba e durante três dias (8 a 10/5), gestores municipais da área, irão debater ações para o fortalecimento de programas existentes e abrir caminhos para futuras parcerias.

 

Um dos focos, segundo o presidente do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (Congesc), Jaime Luís da Silveira Batista, é proporcionar a integração das regiões catarinenses, além de promover o debate das políticas públicas do setor cultural, ampliando o diálogo entre os governos Federal, Estadual e Municipal. "O Fórum é referência no Estado e traz a oportunidade de discutirmos as dificuldades que enfrentamos nessa área", afirma.

 

Segundo a vice-presidente do Congesc, Viviane Bueno, a vinda do secretário para Santa Catarina irá propiciar o esclarecimento da nova proposta federal para a Cultura. "Esperamos que o secretário possa nos apresentar o planejamento da área, as articulações possíveis, uma vez que não temos mais um Ministério exclusivo e precisamos desse alinhamento para entender como será trabalhada essa pasta a partir de agora", afirma Viviane.

 

Ela também destaca que uma das principais dificuldades enfrentadas é a pouca valorização da área cultural. "Outros pontos são a falta de orçamento específico para a cultura e a inexistência de órgão gestor em alguns municípios", explica. Segundo ela, as oficinas temáticas vão permitir a capacitação dos gestores e estimular o engajamento coletivo na resolução dos problemas relacionados ao setor.

 

Para o presidente da FECAM, prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, esse debate é primordial para a construção de bases sólidas para a área da cultura nos municípios. "A cultura é um elemento forte do povo catarinense e sua riqueza permite ao Estado promover negócios, geração de renda e especialmente lazer e qualidade de vida", destaca Ponticelli. Em razão disso, reforçou, a FECAM  compreende que o tema cuida da identidade e da memória  catarinense e seus potenciais de geração de qualidade de vida.

 

As inscrições estão abertas até 7 de maio podem ser feitas neste link https://bit.ly/2K00KFC. Podem participar do Fórum, gestores municipais de Cultura, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, servidores e técnicos da administração pública envolvidos com a gestão cultural e demais interessados. O evento será realizado na Escola Municipal Pinguirito, na Rua João Nicomedes Lentz 1351, no centro da cidade.

 

Programação

O Fórum inicia às 13h do dia 8 de maio (quarta-feira) com credenciamento. A abertura oficial será às 14h, seguida do painel "Novas diretrizes de políticas públicas para a cultura", com participação do secretário especial adjunto da Cultura, José Paulo Soares Martins, que falará sobre a "A política nacional para a cultura".

 

Às 16h15 inicia a Conferência de Abertura: "Cultura, economia criativa & cidades - bússolas para um mundo em transformação, apresentada pela administradora pública (FGV), Ana Carla Fonseca. Às 17h30 será realizada a dinâmica de integração e às 18 horas o secretário executivo do Conselho Estadual de Cultura (CEC), Rosivaldo Flausino, falará sobre "Indicadores culturais de Santa Catarina e mapa da cultura".

 

No dia 9 de maio (quinta-feira), às 9 horas ocorre o lançamento do Circuito Estadual de Cinema Infantil e a partir das 9h30 até às 18 horas serão realizadas as oficinas temáticas: Oficina 1 - Sistemas de Cultura e seus desafios; Oficina 2 - PMLL: a biblioteca como núcleo; Oficina 3 - Gestão Administrativa e Financeira da Cultura Municipal; Oficina 4 - Economia Criativa e a Cultura na Gestão Pública; Oficina 5 - Financiamento da Cultura: Elaboração de projetos e Captação de Recursos. Ainda no dia 9, às 19h30 será a apresentação do Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural.

 

No último dia do evento, 10 de maio (sexta-feira), às 9 horas inicia Mesa Redonda com a apresentação dos projetos contemplados no Edital de Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural. Às 10 horas orientações para o processo eletivo do Conselho Estadual de Cultura e às 10h20 Plenária do Fórum de Gestores Municipais de Cultura de SC e posse da nova diretoria do CONGESC. Às 11h30 ocorre o sorteio e apresentação da cidade sede para o X Fórum de 2020 e às 12 horas o encerramento. A programação completa com a ementa das oficinas pode ser acessada no site da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM) https://bit.ly/2K00KFC .

 

 

 

 

 

 

 La Via Comunicação/Assessoria de Imprensa

Renovação e integração Anterior

Renovação e integração

Em Convenção festiva, PSDB-SC elege a nova Executiva Estadual Próximo

Em Convenção festiva, PSDB-SC elege a nova Executiva Estadual

Deixe seu comentário