logo RCN

Ipira lança Documentário e Livro sobre os 100 anos do KERB

Documentário que conta a história de uma das festas mais tradicionais de Santa Catarina.

Os festejos dos 100 anos do KERB de Ipira tiveram seu ápice na sexta-feira, dia 31, com o lançamento do Livro e do Documentário que conta a história de uma das festas mais tradicionais de Santa Catarina. O lançamento aconteceu na sede festiva da Igreja Luterana com a presença de aproximadamente 250 convidados.
Tanto o Livro quanto o Documentário foram desenvolvidos através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio de Ipira, sob a responsabilidade do secretário Oladimir Odi Rese e com o aval e apoio incondicional do prefeito Emerson Ari Reichert. O livro tem como principal autora a ipirense Mirian Elisabeth Bender Ritter de Gregório, que há alguns anos mora em Brasília DF, mas que mantém suas raízes no município e está sempre presente nas festas culturais. Mirian destacou durante a solenidade e também no livro a importância do Kerb, a evolução desde o seu surgimento e a grandeza do mesmo. "Agradeço de coração a todos os imigrantes do Hunsrück e de outras regiões da Alemanha, que trouxeram a tradição de comemorar, com uma festa, a inauguração de uma igreja, tanto evengélica como católica. Rogo às futuras gerações que não deixem de realizar tão importante festejo. Ein Prosit", ressalta na página 37 do livro "Tradição que se Perpetua". Além dela, foram colaboradores do Documento Histórico; "Melita Koch, Claudiana Koch, América Arnalda Bender Ritter, Eliane Rodrigues Alves Koch, Rosane Terezinha Gruhlke Rese, Geni Nitz, Noemia Jung Duarte, Noemia Hach Wolfart, Orlando Rex, Neocir Rogério de Cesaro, Edgar Steckling, Emerson Ari Reichert, Cláudio Victor Rogge, Adilson Alfredo Schwingel, Francelino de Cesaro, Edite Fünckler, Ilse Röesler Luersen, Isolde Bender Morche, Arno Wolfart, Auri Schmidt, Oladimir Odi Rese, Aline Andres e Alex Morais".
Todos em sua maioria também participaram do audiovisual - de 1 hora de duração - que conta toda a trajetória, desde a chegada dos primeiros imigrantes, o início das festividades, o Kerb nas casas e nos salões de baile, a religiosidade, a história da decoração, da culinária, da música, da boneca e das soberanas.  Na oportunidade da exibição e entrega dos livros muita emoção. O prefeito Emerson ressaltou seu apoio à festa e disse que é uma obrigação do poder público trabalhar a cultura local e manter ela viva. "Durante toda nossa gestão sempre apoiamos o Kerb, somos conscientes da sua importância para cada um de nós aqui hoje e para as futuras gerações". O secretário Oladimir falou sobre a emoção do dia e de estar materializando a história do evento centenário; "agradeço o apoio do prefeito, de todos aqui presentes e daqueles que contribuíram com seus conhecimentos para esse belo trabalho".
Ao final, todos dançaram a Polonese e uma valsa ao som de música típica alemã. O trabalho contou com o apoio da consultoria do Sebrae e do projeto Integrar.

Aline Nativa

'Conquistamos mais R$ 295 mil para o nosso município, mesmo em recesso parlamentar Anterior

'Conquistamos mais R$ 295 mil para o nosso município, mesmo em recesso parlamentar

Deputado Berlanda comemora reinício dos trabalhos legislativos  com a sanção de quatro leis Próximo

Deputado Berlanda comemora reinício dos trabalhos legislativos com a sanção de quatro leis

Deixe seu comentário