logo RCN

Inauguração da nova Aduana Integrada de Cargas Brasil/Argentina

Deputado defende mudança na liberação de importações durante inauguração da Aduana de Cargas Brasil/Argentina

 O deputado estadual Dirceu Dresch (PT) participou, na última quinta-feira, 14, da inauguração da  nova Aduana Integrada de Cargas Brasil/Argentina, em Dionísio Cerqueira, representando a Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O ato teve a participação de prefeitos municipais, lideranças política e empresariais. Dresch defendeu mudança no decreto estadual que dá incentivo tributário na liberação de  importações.

 
Na obra da nova Aduana, foram investidos  R$ 13 milhões do governo federal. "O único posto de controle alfandegário entre os dois países em Santa Catarina é agora um dos mais modernos do Brasil. É uma construção imponente, que dará mais qualidade, tanto para quem trabalha na aduana como para os caminhoneiros e empresas de transporte que usam o serviço. Vai garantir o aumento da capacidade operacional e despacho de cargas", destacou Dresch.
 
 O deputado também afirmou que o investimento feito pelo governo federal é um reflexo da política externa que aprofundou as relações comerciais entre os países do Mercosul e  também com países da Ásia. A ampliação e modernização da aduana  vai possibiliar dobrar a capacidade de movimentação de cargas - poderá receber até 4 mil caminhões por mês.  A aduana deve movimentar cerca de R$ 1,7 bilhão este ano.
 
Mudança na legislação
Durante a inauguração, Dresch cobrou do governo do estado a  urgente necessidade de mudança no  decreto que dá tratamento tributário diferenciado nas importações. Hoje o beneficio fiscal do governo catarinense acaba beneficiando portos secos de outros estados. Conforme Dresch, a legislação atual, que rege o  benefício, obriga que o desembaraço aduaneiro de mercadoria importada por meio marítimo  só pode dar entrada em  portos catarinenses. Porém, não determina o mesmo para mercadorias importadas que entram no estado por transporte terrestre. Nesse caso fica o beneficio garantido mesmo que a liberação das mercadorias importadas seja feita em qualquer aduana brasileira. "Quem perde com isso é a aduana de Dionísio Cerqueira, é a economia local da região", apontou.
 
Na última semana, o deputado, junto com o prefeito de Dionísio Cerqueira, Altair Rittes, o presidente da Associação Comercial e Empresarial do município, Tarcísio Sartori e membros do Núcleo de Comércio Exterior da entidade,  reuniu-se com técnicos da Secretaria de Estado da Fazenda para pedir a alteração.
 
Assessoria de Imprensa
Deputado Estadual Dirceu Dresch - PT/SC
(48) 9944 0190
 
Deputado visita projeto de produção de peixes no lago da Usina de Itá Anterior

Deputado visita projeto de produção de peixes no lago da Usina de Itá

PSDB faz encontro regional em Arroio Trinta Próximo

PSDB faz encontro regional em Arroio Trinta

Deixe seu comentário