logo RCN

Fim do voto secreto para deputados: 'temos que prestar contas', afirma Saretta

Votação

  "Quando votamos em uma eleição, como cidadãos, votamos por nós mesmos, por isso o voto é secreto. Quando somos eleitos, não votamos mais por nós próprios, mas por representação - temos que prestar contas das nossas ações aos eleitores, por isso apoiamos o fim do voto secreto para os parlamentares", afirmou o deputado Neodi Saretta durante a votação que aboliu o voto secreto para deputados nesta quarta-feira, dia 30, na Assembleia Legislativa.

A votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 03/2013) foi aprovada pelos 34 deputados presentes na votação - seis não compareceram. A PEC 03/3013 altera o artigo 36 e dispositivos dos artigos 40, 44, 54 e 68 da Constituição do Estado de Santa Catarina para abolir o voto secreto das deliberações da Assembleia Legislativa.

Em sua manifestação durante a sessão que votou a PEC, Saretta lembrou que, já no seu primeiro mandato, em 1995, propôs uma Emenda Constitucional que determinava o voto aberto para vetos do governador aos projetos de lei aprovados pela Assembleia Legislativa. Em 1997, o projeto teve 18 votos a favor e 16 contra – ou seja, a maioria dos votos, porém, sem alcançar os 24 votos necessários para a sua aprovação.

Criação de carreira de fiscal agropecuário é discutida em audiência na Assembleia Anterior

Criação de carreira de fiscal agropecuário é discutida em audiência na Assembleia

Marcos Vieira auxilia para resolver abastecimento de água em Xanxerê Próximo

Marcos Vieira auxilia para resolver abastecimento de água em Xanxerê

Deixe seu comentário