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Ferrovia em SC é tema de debates em Brasília

Via férrea



Ao defender mais investimentos para o setor ferroviário brasileiro, nesta quarta-feira (18), o deputado federal Rogério Peninha Mendonça (PMDB) anunciou adesão à Frente Parlamentar das Ferrovias, encabeçada pelo também catarinense Pedro Uczai (PT). De acordo com Peninha, não existe meio de transporte mais seguro, econômico e ambientalmente sustentável do que aquele feito sobre os trilhos.
O artigo de autoria do deputado Peninha, publicado pelo Diário Catarinense também nesta quarta, serviu de embasamento para as discussões no plenário da Câmara. O texto expõe o caso específico da Ferrovia Leste-Oeste, que ligará a fronteira Brasil/Argentina ao litoral catarinense num trecho de 700 quilômetros. Países do tamanho do Brasil já utilizam este modelo há muito tempo: a Rússia tem 60% de seu transporte de cargas executado por ferrovias, os Estados Unidos 44% e a China 37%.
Com a expansão do agronegócio em Santa Catarina, articulada na visita da presidenta Dilma Roussef à China, no mês passado, o volume de exportações de carne para o Oriente deve crescer. Avicultores e suinocultores catarinenses, principalmente, aguardam a construção da Ferrovia Leste-Oeste para escoar a produção.
Leia, abaixo, o artigo na íntegra.

Ferrovia Leste–Oeste, por Rogério Peninha Mendonça*
A expectativa para o início da construção da Ferrovia LesteOeste faz nascer novos ângulos de visão sobre a agricultura catarinense. Chamada também de Ferrovia do Frango, ela terá 700 quilômetros de extensão, ligando a fronteira do Brasil com a Argentina e o litoral catarinense. E, no embalo, o governo argentino já se comprometeu a prolongar a ferrovia por mais 120 quilômetros, criando, assim, um corredor bioceânico, unindo o Atlântico ao Pacífico: um novo e seco Canal do Panamá. Os trilhos são a melhor solução para o transporte de cargas em longas distâncias, tanto é que outros países de tamanho continental já utilizam largamente este modal. A Rússia tem 60% de seu transporte de cargas executado por ferrovias, os Estados Unidos, 44%, e a China, 37%.
Neste contexto, a construção da Ferrovia Leste–Oeste tem enorme significação econômica. Santa Catarina é o maior exportador de frango do país. No primeiro trimestre de 2011, as exportações da carne de frango cresceram 26,7% no Estado, o que representou um aumento de US$ 482,4 milhões em receita. E este é um negócio que só tende a crescer. Na recente visita da presidente Dilma Rousseff à China, o governo chinês anunciou que vai autorizar a importação de carne de frango de 25 indústrias brasileiras. A China ainda não oficializou a autorização e os nomes das indústrias liberadas, mas sabemos que um bom número de frigoríficos desta lista será de Santa Catarina. E não são só os avicultores que se beneficiarão com a construção da ferrovia. Suinocultores e produtores rurais que tiram da terra o seu sustento estão entusiasmados – os custos para escoar a produção diminuirão drasticamente.

Espero que tenhamos, num futuro próximo, uma malha ferroviária compatível com o tamanho de nossa economia e com o lugar de destaque que conquistamos no cenário internacional.
*DEPUTADO FEDERAL

Rafael Pezenti
Assessor de Imprensa - Deputado Federal Peninha (PMDB/SC)

 

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