logo RCN

Esperidião Amin.

'O Próximo Passo' do ex-Governador Esperidião Amin.

"O Próximo Passo" do ex-Governador Esperidião Amin.

 

Os números alcançados pelo programas sociais do governo federal são expressivos. O Bolsa-Família já beneficia cerca de oito milhões de famílias.

Os organismos de aferição de desempenho são unânimes ao reconhecer que fraudes têm sido reduzidas e vários indicadores contribuem para revelar evolução na condição de vida dos contemplados.

O maior atestado de que o programa está indo bem é dado pelas declarações de partidos antagônicos. O do governo anterior alega ter sido o criador do projeto e afirma que o preservará caso seja vitorioso na eleição vindoura; o atual assegura que foi o responsável por sua implementação em níveis nacionais, com sua atual dimensão e alcance.

Contudo, esta forma estatal de assistencialismo abrangente não pode ser considerada um fim em si mesma. É preciso que a Sociedade perceba que é preciso ir além.

Qual o próximo passo?

Numa sociedade desigual como a nossa, vencer este estágio elementar - a superação da fome - não significa suprir as pessoas mais carentes de seus direitos de cidadania. Qual é o nível de auto-estima do beneficiário de um tal programa social? Quais suas perspectivas e dos integrantes de sua família?

Estas e outras tantas perguntas nos remetem a várias buscas.

Todas passam por qualificação e empreendedorismo.

Só um sistema de educação dinâmico e conectado com a economia pode reduzir a falta de perspectivas do jovem. É preciso acrescentar aos indicadores que avaliam os resultados da escola de ensino médio a conexão com seus ex-alunos de sorte a compromete-la com o êxito do seu egresso, permitindo educação continuada.

O empreendedorismo, enriquecido por todas as formas de associação, especialmente o cooperativismo, é o fundamento da geração de oportunidades. Cabe ao governo, às escolas e a entidades civis promover o desenvolvimento de técnicas e métodos de gestão  que favoreçam a queda de taxas de mortalidade das micro-empresas.

Sucessos e insucessos são degraus da escada da vida. Todos servem de exemplo - a seguir ou a evitar.
Qualificar para empreender deve ser considerado o próximo passo para reduzir desigualdade e promover a inclusão social.


Esperidião Amin
Anterior

Câmara Municipal de Vereadores de Capinzal

Próximo

Vereador Carlos Adriano

Deixe seu comentário