logo RCN

Encontros regionais debatem Reforma Tributária e alertam prefeituras catarinenses

  • - Flavio Alves do CONFAZ e Ponticelli da FECAM- Credito Alvaro Dalmagro.jpeg

Federação Catarinense de Municípios (FECAM)

22/7/2019 - A Federação Catarinense de Municípios (FECAM) promoveu encontros regionais com o tema "Impactos da nova Reforma Tributária nos municípios catarinenses" com objetivo de levar informação sobre os projetos em trâmite no Congresso Nacional e ouvir considerações de prefeitos, secretários de fazenda e técnicos.

Cinco encontros foram realizados no mês de julho - Chapecó, São Miguel do Oeste, Joinville, Lages e Tubarão - organizados pela FECAM em parceria com o Conselho de Órgãos Fazendários Municipais de Santa Catarina (CONFAZ-M/SC) e Associações de Municípios.

O presidente do CONFAZ-M/SC, Flavio Martins Alves conduziu as palestras, levando elementos base das propostas de lei que tramitam em situação avançada. Dentre elas, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019, aprovada em 22 de maio deste ano na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a PEC 293/2004 que sinalizou voltar ao debate nas últimas semanas, ambos na Câmara dos Deputados.

Para Ponticelli, a celeridade com que as propostas estão sendo aprovadas sem debate amplo é o que tem preocupado os gestores públicos municipais. Na primeira quinzena de agosto, um encontro final na grande Florianópolis, com data a ser agendada, servirá para apresentar carta com posicionamento da FECAM e do CONFAZ, representando os 295 municípios catarinenses, com os principais questionamentos.

Nos encontros, Ponticelli e Alves apresentaram alguns pontos que exigem maior atenção para que os municípios não sejam prejudicados. "Todos queremos a Reforma Tributária, mas que se mantenha mais dinheiro na região onde ele é produzido" destaca Ponticelli. Para o presidente, é preciso que o governo federal apresente a sua proposta sobre o tema tributário e amplie este debate. "Estamos aguardando a proposta dita pelo Paulo Guedes em encontros anteriores, de 'Menos Brasília, Mais Brasil'. Uma proposta de reforma em que os municípios recebam os recursos federais para manter programas e projetos municipais", acrescenta.  Historicamente, há cerca de 30 anos, avalia Ponticelli, tem se aumentado a concentração da receita tributária em Brasília e os problemas aumentando cada dia mais nos municípios. 'É desconexa uma tramitação de Reforma Tributária sem avançarmos num novo Pacto Federativo", reforça. 

O documento com o posicionamento das entidades será endereçado a todos os prefeitos e prefeitas catarinenses e entregue à bancada do Fórum Parlamentar Catarinense; ao deputado federal de SC que compõe a Comissão Especial da Reforma Tributária, Darci de Matos e à Confederação Nacional de Municípios (CNM).

FOTOS: (anexo)

- Encontros regionais (com nome dos arquivos identificam as cidades que receberam as palestras e créditos das fotos)

ÁUDIO: (anexo)

- Presidente da FECAM, Joares Ponticelli, fala sobre os cinco encontros regionais sobre Reforma Tributária e próximo encontro com apresentação de carta manifesto sobre o tema

La Via Comunicação - Assessoria de Imprensa

Jornalista Veruska Tasca

No primeiro semestre um estudo do TCE apontou os municípios inviáveis do estado Anterior

No primeiro semestre um estudo do TCE apontou os municípios inviáveis do estado

Carmen Zanotto destaca 60 anos da Uniplac e a importância das universidades comunitárias Próximo

Carmen Zanotto destaca 60 anos da Uniplac e a importância das universidades comunitárias

Deixe seu comentário