logo RCN

Deputados aprovam projeto que extingue prisão disciplinar para militares

  • Rafael Wiethorn Assessoria de Comunicação - Deputado Federal Jorginho Mello

Aprovado na Câmara dos Deputados o projeto do deputado Jorginho Mello que extingue a prisão disciplinar para policiais e bombeiros militares.

A Câmara dos Deputados aprovou, na tarde desta quinta-feira (1), o projeto de lei dos deputados Jorginho Mello (PR-SC) e Subtenente Gonzaga (PDT-MG) que extingue a pena de prisão para punir faltas disciplinares cometidas por policiais e bombeiros militares. O texto agora vai para análise do Senado Federal e, em caso de aprovação sem alterações, segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.

A proposta proíbe medidas restritivas ou proibitivas de liberdade, como a prisão preventiva ou temporária. No entendimento do deputado federal Jorginho Mello, o projeto corrige injustiças cometidas a mais de 700 mil profissionais da Segurança Pública. "Não tem mais espaço nos dias atuais tirar a liberdade de militares por conta de faltas disciplinares simples, como, por exemplo, a chegada tardia ao trabalho", analisa o parlamentar.

O projeto também estabelece a criação, por lei específica, do Conselho de Ética e Disciplina Militar para bombeiros e PMs e prevê que os citados em processos disciplinares tenham direito ao contraditório e à ampla defesa. De acordo com o texto, a medida não restringe a aplicação do Código Penal Militar, no caso específico de crimes militares. A regra atual prevê que as PMs serão regidas por documento semelhante ao regulamento disciplinar do Exército.

Associação comemora aprovação

A Associação de Praças de Santa Catarina (Aprasc) comemorou a aprovação do projeto na Câmara dos Deputados e elogiou a atuação do deputado Jorginho Mello frente a tramitação. O presidente Elisandro Lotin afirma que o texto retira um resquício da ditadura. "Não se pode admitir policial preso por estar com bota suja ou sem chapéu", afirma Lotin, que já foi preso disciplinarmente em 2008. 

Maldaner se reúne com a secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães Anterior

Maldaner se reúne com a secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães

Deputada estadual Luciane Carminatti Próximo

Deputada estadual Luciane Carminatti

Deixe seu comentário