logo RCN

Deputado Valduga visita Capinzal e informa sobre seu trabalho na Alesc

Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

 

O deputado estadual Cesar Antonio Valduga (PCdoB) sob a companhia de seu coordenador político da microrregional Vitorino Lanhi, novamente visitou Capinzal, desta vez no sábado, 09 de Março.
Valduga foi eleito presidente da Comissão de Legislação Participativa da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), sendo que além desta, participa de mais cinco Comissões como membro: Aquicultura e Pesca; Transportes e Desenvolvimento Urbano; Saúde; Turismo e Meio Ambiente; e Direitos da Criança e do Adolescente.
Segundo Valduga, esta Comissão permite discutir com a população aspectos legislativos, realizando audiências públicas no Estado. Desta forma, o deputado, junto aos demais membros da Comissão, definirá uma agenda de reuniões com as diversas regiões de Santa Catarina para conhecer as demandas e dialogar encaminhamentos para serem levados à Casa Legislativa. Áreas de atuação - Os campos temáticos e áreas de atividades da Comissão de Legislação Participação são: sugestões de iniciativa legislativa apresentada por associações e órgãos de classe, sindicatos e entidades organizadas da sociedade civil, exceto partidos políticos, e pareceres técnicos, exposições e propostas oriundas de entidades científicas e culturais, entre outros. As sugestões que receberem parecer favorável da Comissão serão transformadas em proposição de autoria desta e encaminhadas à Mesa para tramitação.
Valduga cria o Fórum Parlamentar do Oeste - Foi instalado no dia 24 de Fevereiro, na Assembleia Legislativa, o Fórum Parlamentar do Oeste de Santa Catarina, proposto pelo deputado Cesar Valduga (PCdoB). O Fórum tem por objetivo tratar de assuntos de interesses comuns dos municípios do Oeste do Estado, e foi subscrito por onze deputados. O oeste catarinense possui uma população de mais de um milhão de habitantes, numa área de aproximadamente 25.215 quilômetros quadrados, o que corresponde a 26% do estado. Quase metade da população vive no meio rural. Além disso, é uma das regiões berço de algumas das maiores empresas do setor alimentício da América Latina.
     Por outro lado, uma série de problemas surge no Oeste, de ordem sócio-econômica e ambiental, gerando uma demanda de serviços públicos, o que causa instabilidade econômica e social. “Nosso objetivo, com a instalação do Fórum Parlamentar do Oeste do Santa Catarina, é somar esforços para a solução das demandas comuns dos municípios que o integram, trabalhar em conjunto em prol da população do nosso Oeste e aproximar as autoridades constituídas dos parlamentares que compõem o Fórum”, declarou o deputado Valduga.
Deputados: Onze deputados assinaram a criação do Fórum: Dirceu Dresch (PT), Luciane Carminatti (PT), Mauro de Nadal (PMDB), Natalino Lázare (PR), Padre Pedro Baldissera (PT), Gelson Merísio (PSD), Maurício Eskudlark (PSD), Narcizo Parisotto (DEM), Neodi Saretta (PT), Romildo Titon (PMDB) e Valdir Cobalchini (PMDB).
No dia 26 de Fevereiro, o deputado Valduga apresentou moção sobre a sua preocupação com a intenção externada no final do ano passado em relação a uma possível abertura do capital da Caixa Econômica Federal. Na moção, o deputado se manifesta contrário a abertura do capital do banco público. A moção foi aprovada pelos deputados e será encaminhada à presidenta da República, ao presidente da Câmara dos Deputados e ao presidente do Senado Federal.
Segundo Valduga, historicamente a Caixa cumpre um papel estratégico na implementação de políticas públicas de desenvolvimento social e econômico do país, sendo importante mantê-la 100% pública. A Caixa tem papel fundamental em questões como o incentivo ao mercado, a redução do spread bancário, crédito com juros baixos, financiamento às prefeituras para obras essenciais como saneamento e urbanização, nas políticas de distribuição de renda, combate à miséria e inclusão social, entre outros. “Podemos citar como exemplo o Programa Minha Casa, Minha Vida, que em 2009 beneficiou seis milhões de brasileiros”, disse o deputado. Para o deputado, abrir o capital da Caixa prejudica o país. “Trata-se de abrir mão de um instrumento poderoso em prol dos grandes interesses do país e subordiná-lo à lógica do mercado, em prejuízo dos municípios, do desenvolvimento, da população, das questões sociais e dos trabalhadores bancários, que por meio do seu esforço e dedicação têm assegurado o sucesso dessa instituição”, finalizou o deputado.
Segundo Valduga, está para ser criado um Fórum do Transporte nos Trilhos, sendo que a comissão da qual participa como membro, também irá discutir a questão da ferrovia. Valduga se refere ao abandono da ferrovia do Vale do Rio do Peixe e de outras que precisam de ações e investimentos de benfeitorias.   
 
 
 
 
 

 

Luiz Carlos Chiocca é eleito para o 3° mandato Anterior

Luiz Carlos Chiocca é eleito para o 3° mandato

Convênio renovado entre Secretaria da Saúde de Capinzal e HUST Próximo

Convênio renovado entre Secretaria da Saúde de Capinzal e HUST

Deixe seu comentário