logo RCN

Deputado propõe revogação do decreto de calamidade em SC

  • FOTOS: Paulo Brinhosa/Alesc - Deputado Sargento Lima

O bom desempenho da arrecadação de impostos em Santa Catarina levou o deputado Sargento Lima, líder da bancada do PSL na Assembleia Legislativa, a propor a revogação do decreto legislativo 18.332/2020, que considerou o Estado em calamidade pública. Esse decreto flexibiliza as metas fiscais e permite que o governo faça determinadas compras sem licitação até 31 de dezembro desde ano devido à pandemia do coronavírus.

Dados da Secretaria da Fazenda mostram que houve uma queda de arrecadação nos meses de abril e maio em relação aos mesmos meses de 2019. Porém, a arrecadação bruta foi superior nos demais meses do ano, especialmente em julho (20,31%) e agosto (12,82%). "O decreto da calamidade começa a se mostrar totalmente dispensável nesse momento, para que SC retome o crescimento da economia".

O relatório da Secretaria da Fazenda que sustenta a proposta de Sargento Lima foi apresentado nesta quarta-feira na comissão especial da Alesc que acompanha os gastos públicos durante a pandemia.

O projeto que pede a revogação do decreto da calamidade foi protocolado e deverá ser lido na sessão plenária da próxima terça-feira. "Com o decreto, vimos escândalos de mau uso do dinheiro público acontecendo no Estado, com o ápice sendo a compra dos 200 respiradores por R$ 33 milhões e até hoje não entregues", enfatiza.

Com base no que apurou a CPI dos Respiradores, Sargento Lima teme que o governo aproveite a proteção do decreto da calamidade para gastar sem o controle rígido. Para reforçar sua proposta, o parlamentar cita que o quadro agudo da pandemia passou e há um decréscimo nos casos de Covid-19. Além disso, diz, com a revogação, "o Estado poderá fazer a retomada gradual da economia, a população poderá voltar a consumir normalmente, o empresário voltará a vender e, consequentemente, a contratar funcionários".

Tarcísio Poglia

Assessor de imprensa  


Falta de acordo cancela instalação da Comissão Mista de Orçamento Anterior

Falta de acordo cancela instalação da Comissão Mista de Orçamento

Relatório final da Comissão do Impeachment 2 tem data de entrega anunciada Próximo

Relatório final da Comissão do Impeachment 2 tem data de entrega anunciada

Deixe seu comentário