logo RCN

Deputado Jair Miotto é interlocutor do Pacto pela Inovação na Alesc

  • - Coordenador do Pacto, Marcos Lichtblau, presidente da Alesc, deputado Julio Garcia, presidente da Comissão de Economia, deputado Jair Miotto

Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) se une a entidades que estão em prol do setor da inovação catarinense

Com o objetivo de transformar Santa Catarina em um dos estados mais inovadores do mundo até 2030, o Pacto pela Inovação Catarinense une instituições em defesa do desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema de inovação catarinense. Iniciado em 2017, o movimento conta hoje com 40 entidades e 160 ações que visam construir estratégias de atuação coletiva e definir prioridades para o setor. 

A Alesc também aderiu ao Pacto pela Inovação, por meio da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, presidida pelo deputado estadual Jair Miotto (PSC). A parceria foi oficializada nesta quinta-feira, dia 24 de outubro, durante a apresentação do movimento feita pelo coordenador-geral do Pacto pela Inovação e vice-presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Marcos Lichtblau.

O deputado Jair Miotto será o interlocutor do Pacto na Assembleia. "A Alesc é a 40ª instituição a firmar o compromisso de posicionar Santa Catarina internacionalmente como o estado da inovação. Se não nos adaptarmos às inovações que estão ocorrendo em todos os setores, ficaremos para trás. Nosso estado é um estado de vanguarda e sempre foi inovador", ressalta Miotto.

Durante a apresentação Lichtblau trouxe números importantes. "Atualmente, o setor de tecnologia representa 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina. São mais de 12 mil empresas e 50 mil empregos gerados. O setor cresce exponencialmente e dobra de tamanho a cada quatro ou cinco anos e assim Santa Catarina está se posicionando internacionalmente como estado da inovação", afirma o coordenador.

Participam do Pacto entidades empresariais, autarquias de governo, instituições de ensino e empresas privadas. Segundo Lichtblau, no dia 03 de dezembro, ocorrerá uma assembleia geral do Pacto para apresentar os resultados do movimento nestes dois anos de atuação. "Precisamos alinhar o setor, pois existem várias empresas trabalhando em iniciativas de forma isolada. Os recursos são escassos, mas se todos os atores unirem estratégias, podemos potencializar os recursos, gerando resultados com eficiência", explica o coordenador.

 

INOVAÇÃO

Com o objetivo de ampliar o debate e ser mais uma ferramenta para o desenvolvimento do setor da inovação, o deputado Jair Miotto, enquanto presidente da comissão, solicitou à Mesa Diretora da Alesc, de forma regimental, que seja incluída a palavra "inovação", no nome da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia. O texto está em tramitação na Assembleia. "Cumprimento a Mesa Diretora da Alesc que com uma visão sistêmica optou por assinar o Pacto e está abrindo portas e trazendo a inovação para o debate na Casa", finaliza Miotto que também tem acompanhado os projetos de instalação dos Centros de Inovação de Santa Catarina localizados em Lages e Jaraguá do Sul, já em pleno funcionamento, além de Blumenau, Brusque, Chapecó, Itajaí, Joaçaba, São Bento do Sul e Tubarão, que estão com obras em andamento.

Foto

Coordenador do Pacto, Marcos Lichtblau, presidente da Alesc, deputado Julio Garcia, presidente da Comissão de Economia, deputado Jair Miotto

Crédito: Daniel Conzi/Alesc

Mais três ruas de Joaçaba serão pavimentadas com recursos próprios Anterior

Mais três ruas de Joaçaba serão pavimentadas com recursos próprios

Ministro da Saúde irá analisar demandas do Fórum Catarinense Próximo

Ministro da Saúde irá analisar demandas do Fórum Catarinense

Deixe seu comentário