logo RCN

CPF Na Nota é forma de incentivar a educação fiscal dos catarinenses

  • - Deputado Marcius Machado

Combater a prática fiscal fraudulenta e incentivar a educação fiscal. Esse é o intuito do Projeto de Lei 0379.0/2019 do deputado Marcius Machado (PL), denominado CPF na Nota.

O Projeto de Lei, que já passou pela comissão de Constituição e Justiça e segue para as comissões de Finanças e Tributação e em seguida Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia quer instituir em toda Santa Catarina o estímulo à emissão do documento fiscal com o número do CPF.  

A lei prevê que o Poder Executivo realize a promoção de prêmios em dinheiro, desconto no IPVA ou o repasse do dinheiro arrecadado com impostos para entidades sociais indicados, para quem aderir ao programa.

"Todos os estados-membros possuem esta lei, menos Santa Catarina. É de suma importância que o cidadão possa receber um retorno do que se paga de ICMS", destaca o deputado.

O projeto também prevê a promoção de campanhas de educação fiscal, pelo governo do Estado, com o objetivo de informar, esclarecer e orientar a população sobre o direito e o dever de exigir que o prestador de serviços cumpra suas obrigações tributárias e emita o documento fiscal válido a cada compra. O objetivo é para que os cidadãos sejam capazes de compreender a função social dos tributos e entender a importância de acompanhar a aplicação dos recursos públicos.

Marcius Machado ressalta que a educação fiscal é um exercício de cidadania. "É importante que o contribuinte conheça o funcionamento do controle social e fiscal de Santa Catarina, podendo participar atividade do aperfeiçoamento desses processos".

Foto: Agência AL

Camila Paes / jornalista


'Quero deixar bem claro que as denúncias precisam ser investigadas. Se alguém deve precisa pagar', alerta Sopelsa. Anterior

'Quero deixar bem claro que as denúncias precisam ser investigadas. Se alguém deve precisa pagar', alerta Sopelsa.

Atendendo pedido de informação do presidente do Legislativo vereador Serginho, Poder Público informou que somam mais de R$ 370 mil os recursos arrecadados com a Cosip Próximo

Atendendo pedido de informação do presidente do Legislativo vereador Serginho, Poder Público informou que somam mais de R$ 370 mil os recursos arrecadados com a Cosip

Deixe seu comentário