logo RCN

Comissão de Agricultura delibera importantes pautas nesta quarta-feira (3)

Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados se reuniu na manhã desta quarta-feira (3) para deliberar a votação de algumas proposições, que para o deputado federal Celso Maldaner são de suma importância para o agronegócio brasileiro.

Os requerimentos de nº 109, 110 e 111, tratam de audiência pública para discutir o "acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia". As três propostas foram aprovadas com subscrição de Maldaner.

Para o deputado, coordenador da Comissão de Agricultura Familiar da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o debate abrange tanto o agronegócio como os agricultores familiares.  A preocupação, é saber como esses acordos vão afetar a agricultura familiar, face a negociações diretas, sem intermédios, pois muitos detalhes ainda não foram divulgados. "Qual será o impacto financeiro e orçamentário que esse acordo vai gerar na vida dos produtores rurais, tanto em produção, como em taxas de importação e exportação", questiona. A audiência será marcada em breve.

Parque Nacional de São Joaquim

Outro tema importante, discutido durante a reunião foi a proposta de fiscalização e controle nº 90/2016 que "propõe a adoção de medidas necessárias para que seja realizado ato de fiscalização e controle dos procedimentos administrativos e eventuais excessos e omissões por parte do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e, por extensão, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no que diz respeito à identificação, delimitação e demarcação das terras destinadas à ampliação dos limites do Parque Nacional de São Joaquim, no Estado de Santa Catarina".  O parecer foi pelo arquivamento do projeto, visto que tramita no Senado Federal, um projeto criado em conjunto pela bancada catarinense -  PLS 208/2018 que redefine o traçado do Parque de São Joaquim e altera seu nome para "Parque Nacional da Serra Catarinense" e que está pronto para entrar na pauta da Comissão de Meio Ambiente.

Maldaner explica que essa pauta é importantíssima para diversas famílias afetadas por um traçado não condizente com a realidade fática.  A lei 13.273 de 15 de abril de 2016 sancionada e homologada pela Presidência da República foi marco importante para o Estado de Santa Catarina. Ocorre que o texto da lei incluiu erroneamente glebas de terras sem o devido processo legal, afetando um número muito grande de famílias que vivem e tiram seu sustento daquela área rural.

Raquely Benedet Cella / Adriano Casagrande  
Ascom
Gabinete Dep. Federal Celso Maldaner
 

Projeto de Carmen Zanotto sobre o censo do autista vai à sanção presidencial Anterior

Projeto de Carmen Zanotto sobre o censo do autista vai à sanção presidencial

Saretta cobra posicionamento do Estado sobre extinção do Cepon do organograma estadual da SES Próximo

Saretta cobra posicionamento do Estado sobre extinção do Cepon do organograma estadual da SES

Deixe seu comentário