logo RCN

CCJ acata projeto que visa instituir a Política Estadual da Pesca

  • Solon Soares/Agência AL - Membros da CCJ, durante a reunião da manhã desta terça-feira (8)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) apresentou, na manhã desta terça-feira (8), parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 27/2020, de autoria da deputada Paulinha (PDT), que pretende instituir a Política Estadual da Pesca Artesanal, Industrial Amadora ou Esportiva (PPAIAE/SC). Nas palavras da autora, a iniciativa, de 32 artigos, pretende promover o "ordenamento, o fomento e a fiscalização da pesca, com o objetivo de alcançar, de forma sustentável, o desenvolvimento socioeconômico, cultural, e profissional dos que a exercem, de suas comunidades tradicionais, bem como a conservação e a recuperação dos recursos pesqueiros".

A aprovação, por unanimidade de votos, seguiu o parecer emitido pelo deputado Kennedy Nunes (PSD), pela constitucionalidade da proposta. Antes de ser votada em plenário, entretanto, a matéria ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e da Pesca e Aquicultura.

Notificação de obra paralisada

 Também por unanimidade, foi aprovado o PL 230/2020, que visa instituir procedimento de notificação compulsória de obra pública ou serviços de engenharia paralisados no estado de Santa Catarina.

Pelo texto, o encarregado da obra deverá reunir informações como a data da interrupção do empreendimento, o motivo, e estimativa de prazo para sua retomada, e encaminhá-las ao titular da Secretaria de Estado responsável, ao Ministério Público de SC, à Assembleia Legislativa e ao Tribunal de contas o Estado. Em caso de descumprimento do disposto, o responsável ficará sujeito às penalidades previstas no Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Santa Catarina, bem como a ações de cunho civil, administrativo e criminal.

O relator, deputado Fabiano da Luz (PT), esclareceu que a proposição é um dos encaminhamentos resultantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) encarregada de investigar eventuais irregularidades nas obras da ponte Hercílio Luz, e que finalizou seus trabalhos em 2019.

O PL segue em análise nas comissões de Finanças; e de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Cartório em Balneário Rincão

 Foi aprovado o PL 276/2020, de autoria do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), que tem por meta a criação de uma escrivania de paz no município de Balneário Rincão. Em seu parecer, favorável à proposta, o deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB) afirmou que Balneário Rincão, município recentemente instituído, ainda não conta com nenhuma unidade deste tipo em seu território, conforme prevê a legislação federal.

A matéria também está na pauta das comissões de Finanças; e de Trabalho.

Emendas

 Dois projetos de lei, já admitidos pela Comissão de Constituição e Justiça, retornaram ao colegiado para a análise de emendas realizadas pelas demais comissões de mérito. Em ambos os casos, a CCJ se manifestou favoravelmente às alterações redacionais, tornando as matérias aptas a serem votadas em plenário.

O PL 55/2017, do deputado João Amin (PP), que proíbe a utilização de animais para o desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e seus componentes, recebeu emenda para excluir a produção de medicamentos da proposta. A relatora foi a deputada Ana Campagnolo (PSL).

Da mesma forma, o PL 304/2019, do deputado Jerry Comper (MDB), que dispõe sobre a isenção do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos para voluntariados da Justiça Eleitoral e jurados que atuarem no Tribunal do Júri, recebeu emenda estabelecendo prazo para a fruição do benefício. Desta forma, a isenção só poderá ser requerida para concursos realizados em até dois anos após a prestação dos serviços citados. O relator foi o deputado Romildo Titon (MDB).

Novas datas comemorativas

 Foram acatados dois projetos de lei para o estabelecimento de novas datas comemorativas no calendário oficial de eventos do Estado.

De autoria do deputado Sargento Lima (PSL), o PL 460/2019 visa instituir 6 de setembro como o Dia Estadual de Combate à Intolerância Ideológica. A matéria, que contou com a relatoria da deputada Ana Campagnolo, agora segue para a Comissão de Direitos Humanos.

Já o PL 229/2019, de autoria do deputado Moacir Sopelsa (MDB), visa instituir o Dia de Cooperar (Dia C), a ser celebrado, anualmente, no primeiro sábado do mês de julho.

 A matéria foi aprovada com emenda substitutiva global do relator, o deputado João Amin (PP), para que a iniciativa seja incluída na Lei 17.335, de 2017, que condensou todas as normativas estaduais de teor semelhante. O texto segue para a Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia.

Manutenção de veto

 A comissão votou pela manutenção do veto total do governo do Estado (MSV 489/2020), ao PL 169/20, que visa regulamentar o funcionamento dos Centros de Formação de Condutores no Estado de Santa Catarina durante o período de pandemia da Covid-19.

O relator, deputado Ivan Naatz (PDT), que inicialmente se opunha ao veto, mudou seu voto ao ser informado pela líder do governo na Assembleia, deputada Paulinha, de que nesta semana o Poder Executivo estadual emitiu um decreto declarando de caráter essencial todos os serviços relacionados ao Detran/SC. O encaminhamento contou com a concordância também do autor do PL 169, deputado Maurício Eskudlark (PL).

Com a decisão, a MSV 489 segue para votação em plenário com parecer pela manutenção.

Cancelada a próxima reunião

 Por fim, foi aprovado o cancelamento da reunião da CCJ que aconteceria na próxima terça-feira, dia 15 de setembro. A iniciativa atendeu a um requerimento do deputado João Amin, que preside a comissão especial encarregada de analisar a instauração de processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés da Silva (PSL), a vice Daniela Reinehr (sem partido) e o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca.

Conforme Amin, no dia 15 a comissão especial apresentará o parecer final do processo, cuja discussão deve se estender por várias horas, o que poderia prejudicar os trabalhos da CCJ.

 Foi decidido, entretanto, que no caso do surgimento de algum projeto de caráter urgente ou de grande relevância para o estado, a CCJ poderá ser convocada na manhã do dia 14.

Alexandre Back

Agência AL

'Walmor, sua presença faz falta, seu legado conforta', diz Ada Anterior

'Walmor, sua presença faz falta, seu legado conforta', diz Ada

Aberto prazo para formação da comissão do segundo pedido de impeachment Próximo

Aberto prazo para formação da comissão do segundo pedido de impeachment

Deixe seu comentário