logo RCN

Carmen Zanotto participa do lançamento do programa Médicos pelo Brasil em Brasília

Frente Parlamentar Mista da Saúde,

A deputada federal e presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde, Carmen Zanotto (Cidadania/SC), participou nesta quinta-feira (01/08), junto com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, da cerimônia de lançamento do programa Médicos Pelo Brasil, que irá substituir o Mais Médicos, criado em 2013. O evento aconteceu no Palácio do Planalto

O programa Médicos pelo Brasil dará prioridade a prestação de serviços na Atenção Primária de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente em municípios menores e em locais de difícil acesso, de alta vulnerabilidade, além de buscar aprimorar o modelo de atendimento médico federal. O programa visa ainda desenvolver e intensificar a formação de profissionais médicos, especialistas em medicina de família e comunidade.

A deputada federal Carmen Zanotto lembra que em algumas regiões de Santa Catarina existe uma dificuldade maior de fixar o profissional médico. "Por isso, vamos buscar que nesses municípios tenhamos os profissionais deste novo programa. No "Mais Médicos" o Estado tinha 568 profissionais atuando, então iremos trabalhar em parceria com a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam/SC) e com os secretários municipais para que o estado não fique sem os profissionais do programa", afirma Carmen.

Uma das principais novidades do Médicos pelo Brasil é a contratação dos profissionais pelo regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Até então, os contratos eram temporários de até três anos. Também estão previstas gratificações de acordo com o local de lotação do médico e a seleção para o programa será feita, segundo Ministério da Saúde, por meio de prova objetiva.

"O principal diferencial do programa é fixar o profissional no município, oferecendo a oportunidade de uma carreira sólida com todos os direitos trabalhistas, além de garantir um vencimento a mais para os médicos que irão atender nas áreas menos favorecidas ou áreas de risco. Os profissionais também terão oportunidade de realizar um curso de especialização, recebendo bolsa-formação. Precisamos acreditar para consolidar, cada vez mais, a Atenção Primária com qualidade e resolutividade", finaliza a parlamentar.

 

Fotos: Ascom Carmen Zanotto


Gabinete Carmen Zanotto

Silviane Mannrich

Denise Lacerda

Prefeito Rogério Pacheco assina Termo de Cooperação Técnica para recuperação de rodovias Anterior

Prefeito Rogério Pacheco assina Termo de Cooperação Técnica para recuperação de rodovias

Realizada 1ª reunião para discutir a Semana da Pátria em Capinzal Próximo

Realizada 1ª reunião para discutir a Semana da Pátria em Capinzal

Deixe seu comentário