logo RCN

Câmara Municipal de Vereadores de Zortéa

Sessão ordinária aconteceu no dia 08 de março de 2005.

Leitura, discussão e aprovação da ata da sessão anterior;

Leitura dos expedientes recebidos e expedidos;

 

 

Conforme determina  O Artigo 257.º Do Regimento Interno deu-se A Votação Do Processo N.º Pcp 04/01607771 Sobre As Contas Do Exercício De 2003 Da Prefeitura Municipal De Zortéa de acordo com o Parecer Prévio N.º 0059/2004 do TC do estado, sendo aprovado pelos nobres pares.

 

 Projeto de lei n.º 001/2005 permanece de posse das comissões competentes para análise.

 

Palavra livre:

 

Vereadora Valda Pieri: convidou para participar da festa na comunidade de Pontão, no próximo domingo, agradeceu ao executivo que prontamente atendeu da reivindicação para instalação de telefone no Centro De Educação Infantil Estrela Do Amanhã.

 

Vereador Ademir Schimit: justificou a indicação para doação de um terreno para a sra. Eliane Sernajoto. Questionou o aumento da taxa para praticar esporte,  sugeriu a Mesa Diretora a doação de um premio as pessoas que assistem as sessões  da câmara, como forma de incentivar a participação da população. Quanto ao pagamento de impostos como IPTU, Alvará de licença, para construção de casas, gostaria de saber como está sendo aplicado esses impostos, pois estão sendo construídas casas em área verde, sendo que pagam IPTU, sem nenhum tipo de documentação, solicitou a presença do contador da prefeitura para explicações.

 

 

Vereador Jarmino Freitas: parabenizou as mulheres zorteenses pelo seu dia. Falou da necessidade de contratação de pessoal para auxiliar no desenvolvimento dos trabalhos da secretaria de transportes e obras, cobrou sobre a aquisição de equipamentos de proteção para os funcionários. Quanto aos impostos explicou que não há como entrar numerário no setor público sem o seu registro contábil. 

 

Vereador Paulo Francescki: quanto ao projeto de lei n.º 001/2005 questionou a sua ilegalidade e inconstitucionalidade, sendo que talvez não se enquadre na lei de responsabilidade fiscal. Se realmente existe assessor jurídico que se faça presente na câmara para prestar esclarecimentos, e que as pessoas não afirmem que os vereadores estão segurando o projeto, justificou que não foi votado, pois continua em análise. Comentou que a pressa em ver o município crescer, já causou inúmeros problemas, como boca de lobo destruída, áreas verdes sendo habitadas e pontes sem proteção. Solicitou providências sobre a iluminação pública, no bairro Andorinhas. Registrou que a atitude do departamento de esporte em aumentar a taxa é ilegal e inconstitucional.

 

 

Vereador João Reginaldo: registrou os parabéns as mulheres. Em relação ao projeto de lei n.º 001/2005, é favorável a contratação temporária de funcionários. Justificou o aumento da taxa para prática de esporte, sendo que o valor cobrado é usado para manutenção do ginásio. Quanto aos comentários dos vereadores durante a palavra livre, gostaria que as informações fossem repassadas da maneira como foram registradas, evitando informações distorcidas. 

 

Em aparte concedido o vereador Ademir Schmit: manifestou a intenção de premiar os assistentes que presenciam com freqüência as sessões, e que ao assistirem as sessões podem evitar essas informações mal esclarecidas.

 

Vereador Aldivo Surdi: solicitou a resposta do requerimento, não gostaria que os fatos passados se repetissem, sendo o legislativo não está sendo valorizado pelo executivo. Falou que a data do projeto de lei está registrada desde o dia 21 de janeiro, sendo que a câmara inicia seus trabalhos no dia 15 de fevereiro, sendo que deverá permanecer mais tempo para analise.

 

 

Em aparte concedido ao vereador João Reginaldo Retificou que a data da justificativa do projeto está registrada no dia 21 de fevereiro, sendo que houve um erro de digitação.

 

Vereadora Rosane Infeld: comentou sobre a indicação solicitando melhorias na ponte que liga as ruas Domingos de Paoli e Hilário Susin, cobrou manutenção e pavimentação nas referidas ruas e outras do bairro Andorinhas, que seja realizado um trabalho eficiente na rede de canalização de água, na rua Domingos de Paoli. Parabenizou as mulheres pelo dia 08 de Março, enfatizando o fato histórico que marcou esta data.. Disse que a prefeitura deve trabalhar como o quadro de pessoal que realmente necessita, preferencialmente que já sejam concursadas, evitando a frustração das pessoas que estão no aguardo da aprovação do projeto. 

 

 

Vereador Delcio Biavati: solicitou através de indicação a  construção de guarita na rua Antonio Zortéa Primo, próximo ao mercado Dona Júlia e a ampliação do Centro De Educação Infantil Estrela Do Amanhã. Agradeceu ao executivo por atender a sua indicação,  efetuando à instalação de linha telefônica na garagem. Cobrou providências sobre a construção de passeios públicos.

 

Comunicação do presidente da câmara Claudemir Fabiano em resposta ao vereador Paulo falou que  a instalação de iluminação no bairro Andorinhas está em analise. Parabenizou todas as mulheres do município pela passagem do seu dia.

 

 

O presidente convocou os membros do Poder Legislativo para a sessão ordinária a realizar-se no dia 15 de março de 2005.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anterior

Grande encontro do PSDB em Joaçaba

Próximo

Transmissão de cargo na Câmara Municipal Ouro

Deixe seu comentário