logo RCN

Câmara Municipal de Vereadores de Zortéa

Sessão ordinária aconteceu no dia 09 de agosto de 2005.

Leitura, discussão e aprovação da ata da sessão anterior; Leitura dos expedientes recebidos e expedidos; Leitura da mensagem do Projeto De Lei do Executivo 015/2005.

Leitura das moções 007/2005 e 008/2005 ambas aprovadas por unanimidade.

Indicação:

- 055/2005 Vereador Delcio Biavati: Solicita ao chefe do executivo para que faça um estudo sobre a possibilidade de uma construção e perfuração de um novo poço artesiano no Município com reservatório de água com capacidade maior dos que já têm.

Requerimento:

- 013/2005 Vereador Paulo José Franceschi: Requer licença pelo prazo de 30 (trinta) dias para tratar assuntos particulares, a partir do dia 10 (dez) de agosto do corrente ano.

Projetos de Lei do Executivo:

-  015/2005  o qual ?Anula E Suplementa Verbas Do Orçamento Da Prefeitura Municipal E Do Fundo Municipal De Saúde ? FMS e Dá Outras Providências? ficou de posse das comissões para analise.

Palavra livre:

 Vereador João Reginaldo Cesa: Teceu comentários sobre o projeto de lei complementar 014/2005 o qual está de posse das comissões. Parabenizou os atletas de bocha masculino e futsal que participaram dos jogos Regionais em Treze Tílias pelo bom desempenho que tiveram, salientou ainda que a bocha feminina já está classificada para os jogos abertos de SC . Sobre a questão levantada na sessão anterior pelo vereador Paulo sobre os atendimentos na saúde, apresentou dados que demonstram que os atendimentos estão sendo feitos; quanto ao transportes de pacientes falou dos excessos de viagens  feitas pelos motoristas da saúde achando necessário que se faça um intervalo após cada viagem feita a longa distância como forma de descanso dos mesmos. Quanto ao processo licitatório para a aquisição de medicamentos informou que a licitação saíra na quarta feira dia 10/08/2005, e que após a abertura das cartas convites da licitação às empresas vencedoras tão longo  farão a entrega dos medicamentos no Posto de Saúde.

Vereadora Rosane Infeld: Cobrou providências para a recuperação das estradas de Três Porteiras e Pouso Alto, e para a recuperação de algumas ruas da cidade. Falou sobre os atendimentos do Posto de Saúde e sobre o fornecimento de medicamentos. Parabenizou a todos os pais pela passagem do seu dia e convidou a todos para o jantar em comemoração aos dias dos pais promovido pela Associação de Moradores do Bairro Andorinhas, no próximo sábado com inicio as 19:00 h no Salão Paroquial.  

Vereadora Valda Pieri: Cobrou providências para a coleta de lixo nas comunidades do interior. Informou que os ingressos para a janta do dia dos pais promovido pela Associação de Moradores do Bairro Andorinhas encontram-se a disposição de todos que desejarem adquirir e parabenizou a todos os pais pela passagem de seu dia no próximo domingo.

Vereador Aldivo Surdi: Teceu comentários das dificuldades que está havendo para a aquisição do terreno para a ampliação do Cemitério no Município, disse que esteve conversando com os donos do terreno os quais informaram que isso está se discutindo na justiça para que possivelmente se faça uma permuta do terreno.  Acredita que em breve se resolverá isto. Parabenizou  ao Executivo por ter convidado atletas somente do Município para participarem dos jogos de bocha do campeonato regional em Treze Tílias. Comentou sobre a realização de um campeonato de verão de bocha o qual já está sendo programado. Falou da questão levantada na sessão anterior sobre ?mensalão,?  acredita se há desvio de dinheiro um dia alguém irá apresentar e isso irá ser descoberto, ai sim poderá se afirmar que existe. Quanto à questão das placas solicitou para que se possível fosse feito à correção das mesmas.

Vereador Paulo Franceschi: Falou dos atendimentos da saúde levantados pelo vereador João Reginaldo, acha que o Município está beneficiando pessoas que não precisariam de auxilio para consultas e as pessoas  que realmente precisam não são beneficiadas. Referente aos números dos atendimentos realizados do Posto de Saúde não discordou dos mesmos, porém  criticou a qualidade dos atendimentos no Posto de Saúde, citou ainda que no Posto não tem medicamentos e assim de nada adianta os atendimentos. Gostaria que todas as pessoas fossem atendidas no Posto de Saúde indiferente de sua classe salarial ou social. Para o vereador 80% da população zorteense trabalha na empresa Perdigão os quais dispõe de convênios médicos de excelente qualidade que não deixam de ser atendidos pelo convênio para serem atendidos pelo SUS,  dessa maneira resta ao Município poucas pessoas da população para atender, por isso deveria atender-se muito bem.  Questionou a escassez de jornais que veio para o Município nessa semana. Falou do seu pedido de licença e que o suplente de vereador Sr. Valdecir Panho assumirá por trinta dias a sua cadeira no Legislativo.   

Vereador Delcio Biavati: Teceu comentários sobre sua indicação 055/2005. Parabenizou o Sr. Carlos Quadros por ter sido eleito Presidente da Associação de Moradores do Bairro Conceição, desejando-lhe sucesso nessa nova caminhada. Convidou a todos para o jantar promovido pela Associação de Moradores do Bairro Andorinhas no próximo sábado. Sobre o ?mensalão? acredita que não existem irregularidades, e que essa discussão não levará a nada. Parabenizou a todos os pais pela passagem de seu dia no próximo domingo.      

Vereador Ademir Schimitt: Teceu comentários sobre o Cemitério, esclareceu que o Cemitério não é Municipal e que o problema estará sendo resolvido através de uma possível permuta como esclareceu o vereador Aldivo. Informou que durante essa semana estarão recebendo dois empresários da cidade de Bento Gonçalves RS, os quais virão visitar o Município e espera-se que dentro do interesse dos mesmos possam implantar alguma empresa que venha gerar empregos no Município.

Vereador Jarmino Freitas: Teceu comentários referentes aos projetos 013/2005,   014/2005 e 015/2005 os quais estão sendo analisados nas Comissões. Solicitou que não seja mencionada a questão de mensalão ou mensalinho no Município, pois se analisar a corrupção que existe entre parlamentares federais, dessa maneira estarão denegrindo a imagem dos próprios parlamentares Municipais. Comentou sobre a necessidade de se auxiliar a Secretaria de Agricultora e também a Associação de Produtores rurais, esclareceu que a secretaria vem cumprindo o seu papel dentro de suas possibilidades, mas existem algumas tarefas que são atribuídas a Secretaria de Agricultura e outras a Associação de Produtos Rurais. Falou da indicação do vereador Delcio e das preocupações que deveríamos ter para economizar água. Comentou sobre a questão da falta de medicamentos no Posto de Saúde, e das condições que são impostas pelo SUS e pro outros convênios. Sobre o fornecimento dos jornais durante a semana acha necessário que o jornal seja  distribuído freqüentemente para que a população saiba dos trabalhos dos legisladores. Parabenizou o trabalho que   o jovem Luiz Zimermann vem desempenhando  na comunidade, com muita força de vontade e interesse.

Em aparte cedido ao vereador Paulo Franceschi: Esclareceu que não disse que no Município existe mensalão, disse que possivelmente alguém está se apoderando de bens público para se beneficiar de alguma maneira. Falou dos defeitos que existem nas máquinas da Secretaria de Obras, dos transportes  de pacientes para a Capital o que vem demonstrar que a descentralização apresentada pelo governo estadual não está acontecendo.        

O Presidente Claudemir Fabiano afirmou que a audiência no Ministério Público que trataria sobre a permuta do terreno para a ampliação do Cemitério do Município agendada para segunda feira dia 08/08/2005 foi transferida para quarta feira dia 10/08/2005. Sobre as placas informou que esteve conversando com o Prefeito o qual informou que dependendo do interesse das comunidades poderia ser mudada a placa para que essas fiquem a contento de todos. Quanto à questão dos jornais serem enviados em escassez cobrará da empresa isso. Referente a questão dos atendimentos da Saúde acredita que todos estão sendo bem atendidos, e que todos tem o direito de ser atendido indiferente de sua classe social ou salarial, pois contribuem com os impostos e são cidadãos do Município.

Em aparte cedido ao vereador Aldivo Surdi: Discordou sobre os atendimentos do SUS para pessoas que tem condições de pagar consultas. Acha que o Município tem que amparar as pessoas que realmente precisam.   

O Presidente convocou os nobres pares para sessão do dia 16 de agosto de 2005 às 19:00h na  Câmara Municipal.

 

Anterior

Adelor Vieira - PMDB/SC

Próximo

Lideranças do PP visitam municípios da região

Deixe seu comentário