logo RCN

Câmara Municipal de Ouro

Sessão ordinária

A sessão ordinária foi realizada no dia 08 de fevereiro, quarta-feira, com início às 19 horas, sob a presidência de Israel Defendente Casagrande (PMDB), com ausência justificada  do Vereador Danilo Deitos.

O Presidente após invocar a proteção de Deus, deu início aos trabalhos e concedeu a palavra a Srta. Andréa Rech que em nome dos professores ACT?s solicitou apoio dos Senhores Vereadores para que a Administração Municipal corrija o erro cometido em reduzir o salário da categoria, dos vencimentos atuais, comparados com os do ano de 2005, num flagrante desprestígio aos ACT?s. Casualmente se encontrava na platéia o Secretário Municipal da Educação, Professor Altair Pereira que convidado pela Presidência fez explanação quanto ao impasse, afirmando ter assumido o cargo de Secretário no dia 10 de janeiro, quando o edital já estava em vigor, mesmo assim, tomou conhecimento dos fatos e afirmou que tudo foi executado de conformidade com dotações orçamentárias e que não dispõem de recursos para atender o pleito dos Senhores Professores. Comprometeu-se de no futuro envolver esforços para atender os reclamos da classe.

A Presidência agradeceu as manifestações e colocou a Câmara Municipal à disposição para eventuais necessidades, bem como os Senhores Vereadores darem apoio junto com o Sr. Prefeito Municipal ver da possibilidade de solucionar o problema da resolução. Conforme o Presidente, o que não pode é os Vereadores interferir no Poder Executivo a quem cabe a solução dos problemas.

Leitura da Ata da sessão anterior, a qual foi discutida, aprovada e assinada, porém, constou de uma emenda sugerida pelo Vereador Laudemir Bonamigo para que constasse nominalmente os nomes dos proprietários que necessitam de apoio na recuperação dos acessos às propriedades, sendo os Srs. Ilceu Lovatel, Ademir Zanini e Admilson Zanini, em Lageado Caetano.

Nas correspondências expedidas e recebidas se destacou a carta assinada pelo cidadão Airton de Oliveira, denunciando agressões que teria sofrido no dia 29 de janeiro, durante festa do CTG Sagrado Coração de Jesus, sendo que a Presidência encaminhou para o Setor jurídico da Câmara para dar parecer.

Com a inexistência de matéria para a Ordem do Dia, passaram as indicações.

Vereadores da Situação ? Sugeriram ao Prefeito Municipal que sejam tomadas medidas quanto à propaganda de eventos sociais em postes da iluminação pública.

Palavra Livre:

Rosalino Mauli (Líder de Governo) -  Retrucou informações do Vereador Laudemir Bonamigo prestadas na sessão anterior, citando que uma estrada estava completando 17 anos sem recuperação, justificando que no período de 91 / 93 foi Diretor da Secretaria de Transportes e Obras, e nessa ocasião cascalhou o acesso Lageado Caetano.

Ivo Jorge Seganfredo ? Sugeriu a reformulação do Regimento Interno da Câmara, principalmente corrigindo distorções provocadas ao longo do tempo.

Nézio Modena ? Que seja enviada moção de reconhecimento ao ex-prefeito Sérgio Durigon e para José Camilo Pastore, pelo início da recuperação da Praça Pio XII e atual administração Pastore/Nadir Margarida Nardi pela sua conclusão; à arquiteta Roseana Baretta pela elaboração do projeto de engenharia da praça e ponte pênsil; ao Frei Luizinho pelos relevantes serviços prestados aos Ourenses, desejando sucesso em sua caminhada; ao Frei Justino dando-lhe as boas vindas. Sugeriu à Administração Municipal para que mantenha o transporte gratuito aos componentes de Grupos de Terceira Idade, quando participam de eventos oficiais.

Evandro Marcelo Neis ? Se inscreveu para usar da palavra, porém, dispensou o tempo e disse que se manifestará na próxima sessão.

Laudemir Bonamigo ? Manifestou-se com referência ao pleito dos Professores Municipais ACT?s, o que fica em dúvida a licitude do processo seletivo e critérios do edital.

Pedro Zanol ? Manifestou-se quanto aos valores das mensalidades das creches (Raio de Sol e Pedacinho do Céu), o que inviabiliza os assalariados, inclusive pediu que a Administração Municipal revisse esses valores.

O Presidente submeteu à apreciação do Plenário o Relatório relativo ao pagamento de pensão à Sra. Vera Cristina Boff Zortéa e Filhos, dependente do ex-funcionário da Câmara Municipal Antonio Zortéa Neto, para apurar responsabilidades pelo pagamento indevido. Por consenso foi designado uma Comissão Especial de Investigações, composta por Presidente: Israel Defendente Casagrande e como membros: Pedro Zanil e Rosalino Mauli.

Próxima sessão ordinária, dia 15 de fevereiro, em mesmo e local e horário.

 

 

Anterior

Câmara Municipal de Vereadores de Zortéa

Próximo

Deputado Zonta em Capinzal

Deixe seu comentário