logo RCN
Poder Legislativo de Capinzal

Câmara de Vereadores concede Moção de Aplauso ao Colégio Mater Dolorum

A sessão plenária ordinária da mesa diretora de Capinzal (SC), segunda-feira, 25, realizada na Câmara de Vereadores Prefeito Irineu José Maestri e no plenário Edgar Lancini, presidida por Jairo Luiz Hoffmann.

MOÇÃO DE APLAUSO nº29/2023     de autoria de Jairo Luiz Hofmann, Alexsandro Thomaz de Vargas, Almir João Gotardo, Dalva Luiza Dalcortivo, Enio José Paggi, Gilmar Junior da Silveira, Rafael Edgar Tonial, Tiago de Oliveira Luz e Valmor de Vargas pelos 74 anos de história da Escola de Educação Básica Mater Dolorum, completados no dia 15 de setembro. O educandário que atualmente conta com 567 alunos do Ensino Médio Regular e o Novo Ensino Médio e 53 profissionais da educação, ao longo de várias décadas dedicam-se a educação das crianças de nosso município, buscando o desenvolvimento intelectual e social dos alunos.

A história do Colégio teve início em 1932, com dois casarões de madeira adquiridos pelo Padre Mathias Michelizza, formando o Grupo Escolar de Santa Catarina, única escola pública da região, fundada pelo Coronel Aristiliano Ramos e inaugurada em 1934. O Padre Marias foi o primeiro diretor e oferecia os quatro anos iniciais do primário e mais dois anos de curso complementar para a formação de professores.

Em 1949, o Grupo Escolar foi desativado e as instalações foram adquiridas pelas Irmãs Servas Reparadoras que foram aumentando as séries oferecidas, o curso ginasial em 1952 e um tempo depois o segundo grau. Mas tarde houve a construção do espaço mais amplo e passou a chamar-se Colégio Mater Dolorum, que em latim quer dizer “Mãe das Dores”, a protetora das Irmãs. Manter a escola particular estava complicado então em 1985 o Governo do Estado adquiriu o prédio chamando de Colégio Estadual Mater Dolorum, e em 2000 denominou-se Escola de Educação Básica Mater Dolorum.

Foram longos anos construindo a história e a estrutura que vemos hoje, além de inúmeros colaboradores e a alunos que passaram e se formaram neste colégio tão grandioso. Esta moção é uma forma de expressar nossa admiração e gratidão por educarem as nossas crianças e jovens, que são o futuro de nossa cidade. Em nome da Diretora Giana Carla Martins, agradecem a todos que fizeram parte desta história e homenageando os colaboradores que continuam construindo a nossa educação.

Aldo Azevedo / jornalista

Foto legenda: Vereadores e alguns integrantes da Pastoral Familiar da Paróquia São Paulo Apóstolo de Capinzal.

Foto legenda: Vereadores e representantes do Colégio

Vereador e presidente do Legislativo de Capinzal Anterior

Vereador e presidente do Legislativo de Capinzal

Vereador Valmor sugere à Prefeitura de Capinzal: Próximo

Vereador Valmor sugere à Prefeitura de Capinzal:

Deixe seu comentário