logo RCN

Bioeconomia para o desenvolvimento sustentável

Luiz Henrique destaca a importância da Bioeconomia para o desenvolvimento sustentável

 O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) destacou em plenário, na tarde desta quarta-feira (1) o grande desafio da humanidade até 2050, quando deveremos ser nove bilhões de habitantes, que será de dobrar a atual produção de alimentos sem derrubar árvores, mantendo o patrimônio de florestas e recuperando vastas áreas degradas. Além de como o papel da Biotecnologia, ou Bioeconomia, será fundamental para resolver essa questão.

- Esse é o primeiro grande desafio para esse primeiro grande século, que pode ser enfrentado com o avanço da Biotecnologia produzindo espécies vegetais capazes de aumentar a produtividade por hectare. Só a ciência e a tecnologia poderão determinar esse equilíbrio entre produção agrícola e proteção ambiental. A Bioeconomia que é a ciência vai dominar o avanço da indústria da agricultura, o avanço dos serviços, disse o senador.

Na semana passada, o senador Luiz Henrique, a convite do governo alemão, liderou um grupo de seis cientistas, que participaram de um Congresso para discutir as estratégias políticas para a Bioeconomia.

- Discutimos com os governantes e cientistas a forma para somar esforços para tomar proveito da nossa biodiversidade, que é a maior do mundo. Por que não somarmos a expertise de instituições como a Embrapa e Fiocruz para isso?

Nesse sentido, o senador destacou a troca de informações entre pesquisadores brasileiros e alemães, que têm tudo para produzir grandes frutos. Para ele, o desafio de 2050 também nos obriga a reduzir drasticamente o consumo de energia ou apropriação de novas fontes, como a eólica e solar.

- Vamos buscar ainda mais informações para progredir e vencer esses desafios, organizando associações e entidades empresariais, a fim de obter um crescimento de representatividade na sociedade, finalizou.

 

Anterior

Valdelir participa da posse do secretário da Saúde de Capinzal

Maldaner comemora publicação da MP que dispensa tratores de emplacamento e licenciamento Próximo

Maldaner comemora publicação da MP que dispensa tratores de emplacamento e licenciamento

Deixe seu comentário