logo RCN

Avicultura pede socorro

Política

 O Deputado Neodi Saretta voltou a repercutir na tribuna da Assembleia Legislativa, a preocupação e o grito de socorro da avicultura catarinense,  mais especificamente dos avicultores, que atravessam um momento de extrema dificuldade.  Santa Catarina é responsável atualmente por  17,63% do total de abate de frangos de corte e 28.3% do valor exportado do Brasil.  Com um efetivo de rebanho de corte de frango de aproximadamente 150 milhões de cabeças,  o Estado tem como destaque as regiões Oeste e Sul.

No período de 2007 a 2012, o Brasil teve um aumento de 23% na produção e 25% na exportação. Durante o mesmo período, o Estado teve um aumento de  10% na produção e 14% na exportação. Já em 2014, a avicultura catarinense cresceu 4.8% no primeiro semestre, com um abate mensal de 150 milhões de cabeças.

"Os dados são extremamente positivos para a indústria, no entanto, não se pode dizer o mesmo sobre o avicultor,que não tem obtido o devido retorno na sua atividade", aponta Saretta. O parlamentar destacou a realização de uma reunião, nesta quarta-feira (12), em Concórdia, entre produtores, sindicatos, lideranças do setor e a empresa BRF Foods. Nesse encontro, será tratada a questão da remuneração concedida aos produtores,  que como muitos levantamentos apontam, não tem recebido o suficiente para cobrir o próprio custo da produção. Para Saretta, "os avicultores estão buscando de forma justa e merecida,  um reajuste real e maior comprometimento por parte dos frigoríficos", afirma.

No Sul do Estado o cenário não é diferente e por isso, no próximo sábado (15), será realizado em Nova Veneza, encontro entre produtores e representantes da JBS, também com o objetivo de lutar por melhorias na remuneração.  "A situação é preocupante em todas as regiões do Estado e fazemos um apelo para que as agroindústrias olhem pelos produtores" comenta Saretta, que ainda destaca que, " a situação das  indústrias é boa, e quem bom que elas tem crescido e contribuído para o desenvolvimento do estado. Mas infelizmente os produtores estão passando por necessidades e precisam que esse preço melhore urgentemente, é a atividade pedindo socorro", finaliza Saretta. 

 

Foto: Carlos Kilian/Agência ALESC

--

Assessoria de Imprensa - Deputado Estadual Neodi Saretta (PT)

 

Adrieli L. Cecon - Assessora de Imprensa

Anterior

Governador assina convênio do Fundam com Jaborá

Deputado João Rodrigues comemora aprovação em 1º turno de proposta que aumenta repasse aos município Próximo

Deputado João Rodrigues comemora aprovação em 1º turno de proposta que aumenta repasse aos município

Deixe seu comentário