logo RCN

DPCo Capinzal

Ação Policial

Primeiramente, registro votos de pesar pelo passamento do Delegado Luciano Bottini.

Comunico o cumprimento de uma série de Mandados de Prisão expedidos pelo Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina em desfavor:

EDSON VIEIRA SARMENTO, vulgo \"sarmentinho\", brasileiro, natural de Capinzal/SC, nascido em 15/07/1974, filho de Egisto Vieira Sarmento e de Helga Vieira Sarmento, portador da Cédula de Identidade nº 2.818.999/SSP/SC, foragido da Penitenciária Agrícola de Chapecó e da Colônia Agrícola de Palhoça.

Também foi lavrado, em desfavor do mesmo, e em razão do que foi encontrado e apreendido por ocasião de Busca e Apreensão na casa onde este estava residindo, Auto de Prisão em Flagrante por infração, s.m.j., ao artigo 12 da Lei 10.826/2003, ao artigo 329 do Código Penal, ao artigo 29, § 1º, III, da Lei 9.605/1998, e ao artigo 25 da Lei das Contravenções Penais.

 Aproveito para externar os meus sinceros elogios e orgulho pela atuação dos Policiais Civis Marcos Aurélio Haack, Pablo Morandini, Antônio V. Hachmann Gramázio, Telmo Macan, Bem Ur Cristóvão da Rocha, Neury Clóvis Petry, Edson Henn da Silva e Alceu José de Miranda, lotados e em exercício na DPCo Capinzal, DPMu Ouro, DPMu Ipira e DPMu Piratuba, alguns deles tendo dedicado meses e muitas horas do tempo que deveria ser para descanso, nas missões de investigação, monitoramento, campanas, oitiva e transcrição de interceptações telefônicas, etc. Meus elogios, também, à atuação da Escrivã Paulina Sobotka. Registro que os Policiais Civis utilizaram veículos próprios nas investigações e na operação policial que restou exitosa, mantiveram contatos telefônicos originados de seus telefones particulares, enfim, mesmo com as precárias condições de trabalho que enfrentamos nas Delegacias desta Comarca, e com os problemas internos verificados, não mediram esforços para o êxito da missão policial.

Não poderia deixar de registrar meus agradecimentos aos Policiais Militares da Cia. PM de Herval D\'Oeste/SC, Comandante, GRT e Serviço de Inteligência, que participaram, com grande número de Policiais na operação de hoje, e já haviam participado de outras operações com o objetivo de realizar a prisão de \"sarmentinho\", desde que este empreendeu fuga da Colônia Agrícola da Palhoça, em Agosto/2004.

Para quem está distante, ou desconhece os fatos, vou narrar, de forma suscinta, as dificuldades enfrentadas para o cumprimento da missão:

Edson Vieira Sarmento é tido como um exímio arrombador de cofres. Desde agosto/2004, furtos dessa espécie passaram a ocorrer em série nos cinco Municípios desta Comarca, tendo sido registrados, inclusive, indícios de que \"sarmentinho\" seja o autor de delitos semelhantes havidos em Joaçaba/SC. Também em Joaçaba/SC, há indícios de autoria pairando sobre Edson acerca de latrocínio, cuja apuração está a cargo a DPCo Joaçaba.

Sarmentinho tinha formado uma espécie de \"organização criminosa\", iniciando, no crime, inclusive, um grande número de adolescentes. Investigações também apontam para receptação e tráfico de substâncias entorpecentes.

No período em que esteve foragido, Edson residiu em Joaçaba/SC, onde, numa primeira grande operação, empreendeu fuga, inclusive com perseguição em rodovias.

Em Capinzal/SC, esta é a terceira grande operação executada no intuito de realizar a prisão de Edson Vieira Sarmento. Em todas houve auxílio da Policia Militar.

A situação se encaminhava para a criação de um \"mito\", o qual era admirado pelas pessoas voltadas para o crime. Edson também era tido como ídolo pela maioria dos residentes nos arredores do local onde existem 03 casas de propriedade de seu pai. Felizmente, contamos com a compreensão do Magistrado local, que acatou representações desta Autoridade Policial, expedindo Mandados de Busca e Apreensão para grande número de residências na redondeza e, inclusive, autorizou a interceptação telefônica da linha de uma vizinha do pai de Edson.

A cobrança feita pelas pessoas de bem da comunidade local, pela prisão de Edson Vieira Sarmento, era muito grande. Felizmente, hoje a Polícia Civil e a Polícia Militar dão à sociedade de Capinzal e Ouro o troféu que ela tanto queria.

Certamente, e me perdoem a possível falta de humildade, uma medida muito importante no combate ao crime na região.

Infelizmente, após um dia de árduos trabalhos, no final da tarde constatamos que uma VTR do GRT/PM/Herval d\'Oeste e um veículo particular de um dos Policiais Civis da DPCo de Capinzal, foram danificados pelos familiares de Edson Vieira Sarmento. A edificação das sedes da Polícia Civil e Militar, em Capinzal, não são dotadas de muros ou cercas que separem o público externo dos espaços que deveriam ser reservados. Apurou-se que a autora dos danos foi uma irmã de Edson Viera Sarmento, adolescente, com 16 anos de idade. Lavrados, de imediato, os devidos Autos de Apuração de Ato Infracional.

Por fim, meus agradecimentos aos Colegas do Presídio Regional de Joaçaba, que receberam o apenado, assumindo a tarefa de reinseri-lo no Sistema Prisonal do Estado de Santa Catarina.

Atenciosamente, e agradecido pela paciência dos que tiveram a curiosidade de saber algo mais sobre o, aqui famoso, \"sarmentinho\", a meu ver, a \"maior causa de desarmonia social\" que havia em Capinzal e Ouro,

 


Eduardo Spricigo
Delegado de Polícia Civil Substituto

Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Capinzal

 

Anterior

Câmara Municipal De Vereadores De Capinzal SC

Próximo

Jovem perde a vida

Deixe seu comentário