logo RCN

VOLTANDO NO TEMPO Os trabalhadores do caminho de ferro.

1989 – 2023 – são 34 anos de trabalho prestado.

O livro “Maria Fumaça uma Volta ao Passado”, de autoria de Paulo Eliseu Santos, sobre a estrada de ferro sul do Brasil foi de muita importância para o povoado do Vale do Rio do Peixe.

Os trabalhadores do caminho de ferro.     

Os trabalhadores do caminho de ferro eram conhecidos como “turmeiros” – quem nos dá ciência sobre esse termo é Marcia Janet Spig.

A autora descreveu acerca da grande necessidade de obreiros para dar andamento a esse trabalho de engenharia num dado momento, quando precisou se utilizar trabalhadores que estavam construindo o ramal de São Francisco do Sul. Informa ainda que o salário era atraente, o que motivava os operários. Porém, a carência de mão de obra especializada possibilitou a contratação de pessoal que não tinha experiência na colocação de dormentes e trilhos. Mesmo assim, a construção foi entregue na da estipulada pelo contrato com o governo federal. 

Mais adiante, Spig escreve que os operários residiam em uma espécie de vila, próxima a obra férrea. O objetivo era manter os contratados o mais próximo possível da vila férrea. Na sede em Curitiba são estabelecidas uma vila operária, escolas técnicas e forma-se um sindicato que foi muito importante para as reivindicações dos obreiros. A foto a seguir dá uma ideia de como eram essas vilas.    

Livro: Rede de Viação Paraná – Santa   Catariana  

ATENÇÃO - Deixe registrado o passado nas páginas de O TEMPO jornal de fato, o que poderá ser visto também na posteridade, para tanto, mande foto e as informações.

Aldo Azevedo / jornalista

Exclusiva Ortobom vem para marcar e fazer a diferença: 
A importância da escolha do colchão para a saúde Anterior

Exclusiva Ortobom vem para marcar e fazer a diferença: A importância da escolha do colchão para a saúde

Creches do município receberão balanços adaptados para crianças com necessidades especiais Próximo

Creches do município receberão balanços adaptados para crianças com necessidades especiais

Deixe seu comentário