logo RCN
O TEMPO jornal de fato

VOLTANDO NO TEMPO

Livro Panorama Histórico do Município de Capinzal (SC), 1908 a 1965, de autoria do escritor Paulo Eliseu Santos.

1989 – 2024 – são 35 anos de trabalho prestado.

Livro Panorama Histórico do Município de Capinzal (SC), 1908 a 1965, de autoria do escritor Paulo Eliseu Santos.

TERCEIRO CAPÍTULO – Poder Judiciário

A Comarca de Capinzal foi criada pela Lei n. 1.171, de 10 de dezembro de 1954, e a instalação foi no dia 04 de junho de 1956. O Fórum denomina-se "Desembargador Marcilio João da Silva Medeiros" e é de Entrância Inicial abrangendo os municípios de Capinzal, Ouro, Lacerdópolis, Piratuba e Ipira.

A seguir, reproduzimos a ata de instalação da Comarca de Capinzal:

Ata da abertura e encerramento dos trabalhos da Instalação da Comarca de Capinzal. Aos quatro dias do mês de junho do ano de mil novecentos cinquenta e seis, às dezesseis horas, no salão principal do "'Ateneu Clube", da cidade de Capinzal, no município e comarca do mesmo nome, presentes o Juiz de Direito da Comarca, Dr. Gervásio Nunes Pires; Governador do Estado, Dr. Jorge Lacerda; Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Rocha Ferreira Bastos; Corregedor-Geral da Justiça, desembargador Arno Pedro Hoechl; Secretário do Interior e Justiça, Dr. Brasilio Celestino de Oliveira;

Procurador-Geral do Estado, Dr. Vitor Lima; Promotor Público da Comarca, Dr. Taitalo Coelho de Souza; Secretário dos Negócios da Educação e Cultura, Dr. Rubens Nazareno Neves; e Juízes de Direito das Comarcas de Joaçaba, Campos Novos e Concórdia. Representantes dos Municípios de Joaçaba, Campos Novos, Concórdia e Piratuba; representante do Senhor Prefeito de Capinzal, Sr. José Maliska Sobrinho; Presidentes das Câmaras Municipais de Capinzal, Campos Novos, Concórdia, Piratuba e Joaçaba; vereadores; autoridades administrativas federais, estaduais e municipais; representantes de agremiações partidárias, de instituições bancárias, do Comércio e da Indústria, do Clero; e grande afluência popular, assumiu a presidência dos trabalhos o Doutor Juiz de Direito da Comarca, que declarou aberta a sessão, explicando que sua finalidade era a instalação solene da Comarca de Capinzal, criada pela Lei n. 1.171, de 10 de dezembro de 1954.

 Para secretariá-la, convidou a mim, Rômulo Malaquias da Silva, Inspetor Escolar deste município. Em seguida, o Senhor Juiz de Direito passou a presidência ao Sr. Dr. Jorge Lacerda, DD, Governador do Estado, para dar andamento aos trabalhos. O Sr. Presidente passou a palavra ao Dr. Juiz de Direito, que disse da importância do ato, terminando por declarar instalada a Comarca de Capinzal, nos termos do artigo 5, da Lei n. 634, de 04 de janeiro de 1952, e agradecer o compareci- mento de todos.

Em seguida, foi dada pelo Senhor Presidente a palavra ao Doutor Taitalo Coelho de Souza, Promotor Público da Comarca, que, em eloquente alocução, esclareceu as finalidades da Comarca e congratulou-se com o povo por tão grande acontecimento. Prosseguindo os trabalhos, falou o Dr. Rubem Odilon Antunes Córdova, representando o município de Piratuba, que, em brilhante oração, agradeceu por seu município essa grande melhoria e frisou que era desejo do seu município futuramente ter sua independência judiciária. Como prosseguimento, tivemos a palavra do Senhor Secretário do Interior e Justiça, Doutor Brasílio Celestino de Oliveira, que assinalou a todos a presença dos representantes  dos três Poderes do Estado, o Executivo, o Judiciário. Para a Instalação Legislativo e o de nossa Comarca, acolheu com simpatia o desejo do Povo de Piratuba, felicitou o Povo de Capinzal, desejou bom êxito aos Senhores Serventuários e congratulou-se com o Senhor Juiz de Direito desta Comarca. Em continuação aos trabalhos, o Sr. Presidente passou a palavra ao Sr. Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Rocha Ferreira Bastos, que fez um histórico sobre a atual Comarca de Capinzal e falou sobre a cordialidade existente entre os três poderes do nosso Estado, dando-nos a certeza do bom entendimento entre nossos nobres representantes. Encerrando os trabalhos, falou o Senhor Governador do Estado, Dr. Jorge Lacerda, agradecendo as manifestações que lhe foram prestadas, em nome de vossa ilustre comitiva, digo, sua ilustre comitiva. Nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a sessão da qual eu, secretário, lavrei a apresenta ata, que vai por mim assinada e por todos os presentes. 10

Próximo: Ensino

ATENÇÃO - Deixe registrado o passado nas páginas de O TEMPO jornal de fato, o que poderá ser visto também na posteridade, para tanto, mande foto e as informações.

Aldo Azevedo / jornalista

Justiça catarinense instala a Vara Regional de Garantias de Caçador na próxima semana Anterior

Justiça catarinense instala a Vara Regional de Garantias de Caçador na próxima semana

Prefeitura de Capinzal investe em pavimentação de vias públicas Próximo

Prefeitura de Capinzal investe em pavimentação de vias públicas

Deixe seu comentário