logo RCN

Unoesc Joaçaba

Unoesc promove seminário de Iniciação Cientifica em Xanxerê e Joaçaba tem sete trabalhos premiados

Divulgar a produção científica realizada pelos pesquisadores e professores da Unoesc foi um dos objetivos do III Seminário de Iniciação Científica, II Seminário de Pesquisa e o  III Encontro dos Grupos de Pesquisa da Universidade, que aconteceu nos dias 28 e 29 de outubro em Xanxerê.

O evento foi realizado pela Unoesc, por meio de sua Vice-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão e das Pró-reitorias de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão dos campi, sob a execução da Unoesc Xanxerê. Na ocasião foram apresentados 136 relatórios resultado de pesquisas apoiadas pela Unoesc e CNPq.

A Unoesc Joaçaba participou com 50 pesquisas. A acadêmica do curso de Direito da Unoesc Joaçaba, Jéssica Romeiro Mota, ficou em primeiro lugar entre os projetos que concorreram na área de Ciências Sociais Aplicadas. Para ela, a pesquisa é uma ferramenta essencial no processo ensino - aprendizagem. ?O trabalho de pesquisa científica tem função ímpar na formação do acadêmico e do futuro profissional, que passa a ter um posicionamento e uma visão mais crítica e investigativa?, afirmou Jéssica. A estudante da última fase do curso de Psicologia do campus de Joaçaba, Sarah Aparecida de Souza, primeira colocada entre os trabalhos da Área de Ciências Humanas e Sociais, conta que o ótimo desempenho no seminário foi resultado de muito trabalho, estudo e dedicação. A pesquisa realizada por ela e orientada pela professora Maria Teresa Trevisol teve a publicação aprovada em uma conceituada revista científica de psicologia. ?A experiência da pesquisa é um diferencial na formação do aluno que adquire um olhar diferente para seguir a carreira escolhida?, comentou Sarah.

?A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, em nome de toda a Direção da Unoesc Joaçaba, agradece o empenho e a dedicação de todos os pesquisadores e acadêmicos-bolsistas que participaram do III Seminário de Iniciação Científica, III Encontro dos Grupos de Pesquisa e II Seminário de Pesquisa da Unoesc, realizado em Xanxerê, entre os dias 28 e 29 de outubro. Nossa participação foi exemplar?, elogiou o pró-reitor de PPGE, Joviles Vitório Trevisol.

 

Confira os alunos-bolsistas e os respectivos orientadores da Unoesc Joaçaba que foram premiados no evento: 

Sarah Aparecida de Souza - 1º lugar da Área das Ciências Humanas e Sociais (orientada pela Profa. Maria Teresa C. Trevisol)

Marilize Radin - 4º lugar da Área das Ciências Humanas e Sociais (orientada pelo Prof. Adelar Heinsfeld)

Jéssica Romeiro Mota - 1º lugar da Área das Ciências Sociais Aplicadas (orientada pelo Prof. Aristides Cimadon)

Janaina Ferrandin - 3º lugar da Área das Ciências Sociais Aplicadas (orientada pelo Prof. Cristhian Magnus de Marco)

Patrícia Rosangela Neis - 5º lugar da Área das Ciências Sociais Aplicadas (orientada pelo Prof. José Elmar Feger)

Charles Schneider -  3º lugar da Área das Ciências Biológicas e da Saúde (orientado pelo Prof. Paulo Roberto Bertoldi)

Nathalie Baggio - 4º lugar da Área das Ciências Biológicas e da Saúde (orientada pela Profa Cláudia Grasel)

 

PESQUISA RETRATA AS CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS DA POPULAÇÃO DO OESTE CATARINENSE

(com ilustração)


        Acaba de ser publicado o livro Os oestinos: quem são e como vivem os habitantes do Oeste Catarinense, do sociólogo Ben Hur De Marco, do Núcleo de Pesquisas e Estatísticas Socioeconômicas da Unoesc, que procura descrever o perfil socioeconômico da população residente nos 118 municípios dessa região, praticamente um terço dos municípios do estado, que ocupam uma área equivalente a 25% do território catarinense mas agregam apenas um quinto da população estadual.

Utilizando-se das estatísticas colhidas pelo questionário socioeconômico do Censo 2000 do IBGE (aplicado entre agosto e outubro de 2000) e dos dados da Relação Anual de Informações Sociais (ano 2002) do Ministério do Trabalho e Emprego, a pesquisa procura retratar as características da população oestina e de seus principais municípios, comparativamente aos indicadores gerais da população catarinense, concluindo que, apesar de algumas melhorias observadas na última década, o Oeste Catarinense ainda apresenta grandes defasagens nos indicadores de crescimento populacional, urbanização, escolaridade, renda e condições de moradia, comparado aos números gerais do estado.

        É um material que serve como fonte para pesquisadores, alunos e professores, para prefeituras, para setores públicos e privados, que poderão, inclusive, planejar e investir em determinada área ou setor, a fim de contribuir para diminuir ou sanar problemas, como também incentivar ações positivas para a região e ações voltadas a essa nova realidade que se apresenta.



Tratamento odontológico gratuito no centro de Joaçaba

(com foto)

 

 Restaurações, higienização, raio-x e atendimento de urgência são procedimentos realizados na clínica de odontologia da Unoesc Joaçaba instalada no NAC (Núcleo de Atendimento Comunitário), na Rua Tiradentes, Centro de Joaçaba.

Mais de cem atendimentos são realizados semanalmente a pacientes da região de Joaçaba. Durante seis meses, os atendimentos são direcionados a um único bairro. Desta vez, os pacientes do bairro Cachoeirinha estão recebendo tratamento dentário sem nenhum custo.

A dona-de-casa Marlene Dias está vindo pela terceira vez. ?Não tenho condições de ir ao dentista e ouvi falar da clínica de odontologia da universidade e estou muito satisfeita com o tratamento?, afirma.

O estudante Bruno Gabriel Katshor, de 8 anos, se diverte a cada consulta. Ele admite que chegou na clínica com receio, mas aos poucos foi perdendo o medo e hoje vem toda semana. Bruno recebe acompanhamento semanal e, na clínica, aprendeu o modo correto de realizar a escovação e a cuidar dos dentes de leite para ter uma dentição permanente sadia.

De acordo com a professora do curso de Odontologia Andréa Gallon, é necessário que os pacientes realizem o cadastro no NAC, na Rua Tiradentes, próximo à delegacia. Em dezembro, vai haver uma triagem odontológica com os pacientes que já estão cadastrados para só então agendar o início do tratamento. Serão atendidos somente os pacientes cadastrados no NAC. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (49) 551-2103.

 

 

Anterior

Celesc ganha Troféu Barriga Verde

Próximo

Foto Fofoca

Deixe seu comentário