logo RCN

UNOESC

Universidade

LEGENDA: Equipe de profissionais da UNOESC CAPINZAL

 

    A UNOESC agradece aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, à Secretaria Municipal de Educação, às lideranças empresariais e comunitárias e às pessoas que, de uma forma ou de outra, participaram e prestigiaram a inauguração da sede própria da extensão de Capinzal.

    A Unoesc quer ser voz ativa e presença marcante na formação profissional e na educação para a cidadania de jovens e adultos, assim como no desenvolvimento humano e sócio-econômico da região de abrangência de Capinzal.

 

Direção Geral da Extensão da UNOESC em Capinzal

 

 

 

Ser um bom professor não é fácil !

 

 

 

Pensava-se que , para ser um bom professor, seria suficiente saber explicar  bem a matéria, saber se relacionar com os alunos e saber diversificar as aulas.

Hoje percebe-se que, apesar da importância destes indicadores, não são mais suficientes.

Por quê?

Descobriu-se que o conhecimento se dá nas pessoas, não sendo possível dá-lo.  Sendo assim, conhecimentos não se transmitem. Não adianta explicar  ?bem explicadinho? toda a matéria, porque o aluno não aprende apenas  ouvindo e anotando o que está sendo dito.

Como fazer? Como o aluno aprende?

O aluno aprende quando relaciona idéias, quando interliga pontos, quando constrói o saber em sua mente, quando opera o conhecimento, quando constrói a teia relacional que é a teia do saber. Para que construa sua teia relacional, é necessário que seja provocado constantemente a ler, pesquisar, discutir assuntos, apresentar temas, fazer análises e sínteses sucessivas, montar mapas conceituais, solucionar  situações-problemas de aprendizagem, etc. Dizendo em outras palavras: o aluno não aprende vindo à aula e ouvindo o professor, mas aprende quando se põe a interligar, em sua mente, idéias e estas relacionadas ao mundo real. A aula e o professor devem ajudá-lo a fazer a caminhada intelectual, criando condições para que se dê nele o conhecimento. 

                                                          Prof. José Mauro Lehmkhul

 

 

 

 Clínica de Odonto atende crianças da região

 

A Clínica de Odontologia da UNOESC JOAÇABA vem prestando um importante serviço à comunidade; o atendimento dirigido à crianças, área conhecida como Odonto Pediatria.

Os alunos, supervisionados por professores, desenvolvem o atendimento e, ao mesmo tempo, realizam o estágio necessário para o exercício da profissão.

No primeiro semestre, entre os atendimentos feitos na clínica, encontramos um grupo com 31 crianças, vindas do Município de Catanduvas. Muitas delas estavam indo pela primeira vez ao dentista e não escondiam a expectativa. Girlene Schlindwein, mãe de Giciane, 6 anos, já fez tratamento na clínica de Odontologia e resolveu levar a filha. ?Os alunos e professores realizam um bom trabalho; além disso, o tratamento é feito de graça?.

A Clínica de Odontologia da UNOESC JOAÇABA oferece, também, programas de atendimento dirigidos a gestantes e diversos tipos de tratamentos dentários. Mais informações pelo fone 551-2041.

 

 

Extensão Universitária: UNOESC Joaçaba em visita a UCS

 

 

Legenda: Prof. Dr. José Carlos Köche (C), Pró-Reitor de Extensão da UCS, acompanhado pelo Prof. Dr. Joviles Trevisol, Pró-Rreitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (D) e o Prof. Fábio Lazzaroti (E), Coordenador de Extensão da UNOESC JOAÇABA

 

No dia 30 de Junho o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Joviles Trevisol, e o Coordenador de Extensão e Serviços (COOEX) da UNOESC JOAÇABA, prof. Fábio Lazzarotti, realizaram uma visita técnica a UCS - Universidade de Caxias do Sul. O objetivo  da visita foi conhecer a experiência da UCS na área de extensão, visando a estruturação da extensão da UNOESC, campus de Joaçaba. A UCS tem uma excelente experiência em extensão, pois atua desde 1978, com a  criação de uma pró-reitoria exclusiva para tratar das atividades de extensão da instituição. Com o crescimento destas atividades, juntamente com o crescimento da Universidade, a UCS conta hoje com duas pró-reitorias que tratam do assunto. Uma pró-reitoria de extensão organizada em duas coordenadorias: cursos de extensão e de difusão cultural. E outra pró-reitoria que se preocupa somente com a ação comunitária, também organizada em duas coordenadorias: desenvolvimento social e de relações universitárias. Ao todo, ambas as pró-reitorias da UCS, atendem mais de 40 atividades, entre programas e projetos permanentes da instituição. Trata-se, portanto, de uma instituição referência em extensão, além da pesquisa e ensino, onde a UNOESC Joaçaba estará se espelhando para incrementar e aprimorar sua área de extensão.

 

 

 

Gerência da Tecnovale visita a Softville

 

A gerência da recém implantada TECNOVALE ? Pré-Incubadora de Base Tecnológica do Vale do Rio do Peixe, objetivando conhecer  projetos similares e de referência  em Incubação Empresarial, visitou no dia 23 de junho, a Softville, em Joinville.

Os professores Joviles Vitório Trevisol ? Pró-Reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão - Sérgio Luis Marquezi e Eliandro Gustavo Bortuluzzi - dirigentes da  Tecnovale,  foram recebidos pelo Sr. Ademir Rossi, Gerente Executivo, e puderam  conhecer a estrutura e o funcionamento da SOFTVILLE, que é uma Fundação de caráter técnico e científico, direcionada à promoção do desenvolvimento e da transferência de tecnologias inovadoras que contribuam para o avanço tecnológico regional em informática.

A TECNOVALE é mantida pela UNOESC JOAÇABA e funciona no campus universitário. Seu maior objetivo é oportunizar a concretização de novas idéias relacionadas, principalmente, a criação de produtos e serviços na área eletro-metal-mecânica.

?Esta experiência presenciada contribuirá positivamente no fortalecimento dos objetivos da TECNOVALE,  dentre eles o de oferecer condições ideais para que idéias viáveis se transformem em protótipos, produtos, serviços e novos empreendimentos, através do uso compartilhado de espaço físico e de infra-estrutura de gestão e de tecnologia existente na região, apoiando as empresas e direcionando ações para a efetivação  de um pólo tecnológico regional?, completa Eliandro.

 

 

Anterior

Associações das Microbacias de Lacerdópolis

Próximo

Lendo com você - 071

Deixe seu comentário