logo RCN

UNIDADE HOSPITALAR QUE ATENDE PACIENTES DE PIRATUBA CELEBRA 70 ANOS DE TRAJETÓRIA

Hospital Beneficente, criado em 1949 em Piratuba, completa sete décadas dedicadas ao serviço de saúde, que une duas cidades.

Por: Ernoy Mattiello - Ascom & Marketing
 

No baixo Vale do rio do Peixe, as cidades de Piratuba e Ipira se integram perfeitamente por uma instituição que há décadas cuida da saúde de nossa gente: O Hospital Beneficente Piratuba/Ipira, uma unidade hospitalar que na terça-feira (30), completou 70 anos de história.
A Sociedade Beneficente Piratuba/Ipira, instituição gestora do Hospital Beneficente, foi fundada em 30 de julho de 1949. A implantação da unidade, representou na época, um grande avanço para o setor, que desde o surgimento da Vila Rio do Peixe, no período de colonização, era atendido pelas chamadas Casas de Saúde.

A Casa de Saúde Boa Esperança foi uma das instituições que se tem conhecimento, que atendeu pacientes da então Vila Rio do Peixe e da região de Ipira. O espaço que chegou a sofrer inclusive com falta de água, também enfrentou dificuldades de modernização e entraves políticos, muito comuns para a época.   

Em fevereiro de 1950, o Governo Federal negligenciou o pedido de ajuda financeira para a construção do prédio. Mesmo assim o pastor Herbert Johann Maskus, nomeado provedor da instituição no ano anterior, fez o projeto avançar, adquirindo o terreno no então distrito de Ipira.
A Pedra fundamental da construção foi lançada em junho de 1952. Na época uma solenidade foi organizada, motivando o então prefeito Frederico Poy Filho a reconhecer a Sociedade Beneficente como de Utilidade Pública.

O presidente da instituição, Carlos Kappes Filho, com o apoio do tesoureiro Floriano Jacob Bender e o provedor pastor Herbert Johann Maskus, lideraram as obras e lentamente o prédio de dois andares, com cerca de 650 metros quadrados foi edificado no espaço doado pela família Ko. Freitag.

Com a criação de cotas para sócios e diversas doações, a instituição conseguiu se estruturar. Celso Ramos Filho, um dos médicos que atuava na região, contratou um engenheiro da capital do estado e com o próprio dinheiro pagou a planta da obra.  A prefeitura de Piratuba também entrou com recursos. Doações do então prefeito de Concórdia e em seguida deputado federal, Attílio Fontana, e até mesmo um financiamento feito pela Sadia S/A, completaram a oferta e em 25 de maio de 1958, o hospital beneficente, finalmente foi inaugurado.

Por quatro décadas a instituição hospitalar garantiu atendimento à pacientes de toda a região. Mas em 2000, a falta de recursos financeiros e as deficiências estruturais do espaço, levaram ao fechamento do hospital. Em 2002, um movimento pela reabertura da instituição ganhou forças e em 2003, após investimentos de um grupo de empresários locais, o prédio foi reformado e a unidade reaberta.

Atualmente o Hospital Beneficente Piratuba/Ipira é uma entidade consolidada e com a parceria por meio de convênios firmados com as prefeituras de Piratuba e Ipira, a instituição continua de portas abertas, realizando o que faz de melhor: Garantir atendimento hospitalar à comunidade.

Essa é a trajetória de força e superação do Hospital Beneficente, que há 70 anos constrói uma saudável história de vida com as cidades de Piratuba e Ipira!

 

Capela Mortuária será construída em Ipira Anterior

Capela Mortuária será construída em Ipira

Cultiv - a nova promessa da moda urban wear Próximo

Cultiv - a nova promessa da moda urban wear

Deixe seu comentário