logo RCN

Túmulos e capelas construídos sobre escada do Cemitério de Capinzal

O que dificulta acessibilidade e chama a atenção de muitos que visitam seus entes queridos

A manhã de sábado, 25 de janeiro de 2020, marcado por feriado municipal, do padroeiro de Capinzal, São Paulo Apóstolo, ocasião em que seria sepultado um cidadão, porém, o corpo ainda não tinha chegado do Cemitério Municipal. Então a Reportagem de O Tempo - um jornal de fato percorreu o cemitério da cidade baixa.

Foi constatado que colocaram nova placa na Capela Mortuária Florindo Lovatel, a qual recebeu pintura e há muito tempo deixou de ter o nome da mesma enquanto informação sobre a denominação.

Foi percorrido a parte mais nova do cemitério, a qual ainda não foi invadida a escadaria, a exemplo do lado mais antigo com boa parte dos degraus da escada com túmulos e até capelas sobre a mesma.

Também foi visto a falta de acessibilidade, pois muitas capelas estão sendo construídas praticamente sobre os túmulos. Deixou de ter as passagens e fica impossível um cadeirante se deslocar, mas, possível, porém, com certas limitações aos que andam com muletas ou bengala, devido os obstáculos.  

É preciso colocar portões e voltar a ter zelador o cemitério, pois o último que era funcionário público prestava excelentes serviços e faz muita falta. Ainda falta benfeitorias na capela mortuária e aumentar o espaço para dois funerais no mesmo dia.

 

Conforme o Plano Diretor, quantos aos cemitérios públicos, o exercício da atividade de compete exclusivamente à Municipalidade ou a quem for outorgada a exploração, na forma da lei.

Para o exercício da atividade, a Municipalidade baixará normas regulamentares, exercendo permanente fiscalização.

O concessionário ou permissionário é responsável pela construção, administração, conservação e funcionamento do cemitério, nos termos da legislação vigente, sempre sob a supervisão e fiscalização da Municipalidade.

O concessionário ou permissionário dentro da sua competência, deve promover e executar a manutenção de administração e zeladoria, as quais encarregar-se-ão de manter a ordem e limpeza do cemitério.

O concessionário ou permissionário do serviço de utilidade pública municipal de cemitério, obriga-se a manter em bom estado de conservação, primando pelo asseio, higiene e apresentação, acatando de pronto as orientações e determinações emanadas da Municipalidade, que visem à melhora da qualidade das instalações e aprimoramento dos serviços.

 

Aldo Azevedo / jornalista de formação

Chuva intensa inunda ruas, casas, comércio e isola regiões em Manhuaçu Anterior

Chuva intensa inunda ruas, casas, comércio e isola regiões em Manhuaçu

Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos faz semana de mobilização contra a Dengue Próximo

Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos faz semana de mobilização contra a Dengue

Deixe seu comentário