logo RCN

Treinamento de tiro auxilia magistrados na autodefesa e interpretação de crimes

Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (NIS/TJSC)

            Seguindo o ciclo de cursos de autoproteção para magistrados catarinenses, a equipe Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (NIS/TJSC) chega ao Oeste para realização do treinamento de tiro tático. Os 16 inscritos foram divididos em duas turmas para capacitações nesta quarta-feira e quinta-feira, no Clube Caça e Pesca Caramuru, em Chapecó.

            O tenente-coronel Emerson Fernandes é chefe da Divisão de Contrainteligência, do NIS, e instrutor do curso de tiro tático. Segundo ele, no primeiro momento, serão repassadas noções de balística terminal aplicada quando serão efetuados disparos de diferentes calibres em diferentes superfícies para conhecimento das variadas potências. "Além de uso para autodefesa, a finalidade é contribuir com o trabalho jurisdicional diário dos magistrados", explica Fernandes.

               A segunda etapa será de tiro tático defensivo real com exercícios práticos em movimento, mão simples, biambidestria, alvo múltiplo, empunhadura, barricada, entre outros. De acordo com o instrutor, as técnicas ensinadas servirão para prática e familiaridade em prol da autodefesa e proteção própria.

Os juízes participantes desta edição são das comarcas de Chapecó, Quilombo, Pinhalzinho, Abelardo Luz, Mondaí e Xanxrê. Cada aluno efetuará mais de 100 disparos no treinamento que acontece das 8h às 18h. 

            Novas turmas

        ?Além do curso de tiro tático defensivo, o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do TJSC oferece, gratuitamente, o treinamento de direção defensiva e ofensiva. As duas capacitações compõem o ciclo de cursos de autoproteção para magistrados.

            Em outubro, o treinamento de tiro tático volta a Chapecó. Em agosto, setembro, novembro e dezembro a capacitação acontecerá na comarca de Florianópolis. Já a modalidade de direção defensiva e ofensiva será realizada em setembro e dezembro.

 

Texto e foto: Núcleo de Comunicação Institucional/Comarca de Chapecó

Legenda: Atividades possibilitam conhecer potência dos diferentes calibres das armas.?

Elizandra Gomes

Núcleo de Comunicação Institucional/Comarca de Chapecó

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE PIRATUBA, AMPLIA FROTA ADQUIRINDO MINIVAN Anterior

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE PIRATUBA, AMPLIA FROTA ADQUIRINDO MINIVAN

Defesa Civil alerta: frio intenso nos próximos dias Próximo

Defesa Civil alerta: frio intenso nos próximos dias

Deixe seu comentário